Pular para o conteúdo principal

Maioria dos franceses não acredita em Deus, revela pesquisa

Pela primeira vez, uma pesquisa mostra que a maioria de 51% dos franceses respondeu "não" à pergunta "Você acredita em Deus?", contra 44% em 2011.

Feita pela Associação de Jornalistas de Informação sobre Religião, a pesquisa localizou a maioria (58%) dos crentes na faixa da população a partir de 65 anos.

91% dos entrevistados afirmaram que a pandemia do coronavírus não os aproximou mais da religião.  79% responderam que o incêndio da Notre-Dame de Paris em 2019 não despertou neles nenhum "sentimento religioso".

Revelou-se, ainda, que os franceses falam cada vez menos sobre religião em família, na proporção de 38% contra 58% em novembro de 2009.

Caiu de 77% para 68% o número de pessoas que creem que as religiões "podem contribuir para transmitir valores positivos para os jovens".

O questionário da pesquisa foi aplicado pela internet a 1.028 pessoas de 18 anos ou mais entre 24 e 25 de agosto de 2021.

A secularização do país começou a se acelerar nos anos 80, com destaque para a fuga de fiéis da Igreja Católica. Em 1981, 70% da população se declarou católicos e em 2021, apenas 32%.

Estado laico na
França tem o respaldo
de políticas públicas

Com informação da íntegra da pesquisa e de outras fontes.

Na França, 63% dos jovens afirmam que não têm religião



França distribui às escolas livreto sobre como respeitar a laicidade


Comentários

Postar um comentário

Posts mais acessados na semana

Colégio adventista expõe réplicas de dinossauros em evento criacionista

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso