Pular para o conteúdo principal

Ateu é eleito presidente da Organização dos Capelães da Universidade de Harvard

O capelão humanista Greg M. Epstein é o novo presidente da Organização dos Capelães de Harvard — a mais antiga e prestigiada universidade dos Estados Unidos. Ele foi escolhido por mais de 40 capelães de diferentes religiões da instituição.

É primeira vez que um ateu assume o cargo de uma organização de rabinos, pastores luteranos e evangélicos, padres e sacerdotes de variadas crenças.

Capelão humanista de Harvard desde 2005, Epstein parece ter o perfil ideal para dirigir a organização, embora possa parecer contraditório à primeira vista, porque, por não ser religioso, poupará os capelães de orientações ou ensinamentos, garantindo, assim, a independência de cada um deles.

Epstein disse que vai cuidar do relacionamento inter-religioso e que atuará para obter o consenso em questões importantes da universidade.

Líderes religiosos extremados não gostaram da ascensão de Epstein, como o padre Robert Barron. Ele escreveu: "O que me incomoda é a rendição completa e abjeta por parte dos líderes presumivelmente religiosos de Harvard que escolheram esse homem. Se um ateu declarado é escolhido como um líder de serviços religiosos, 'religião' obviamente passou a não significar nada".

Autor do livro Good Without God ("Bom sem Deus", em livre tradução), Epstein considera sua eleição como capelão-chefe de Harvard como algo normal em uma sociedade cada vez mais secular.

Ele afirmou ao New York Times: “Há um grupo crescente de pessoas que não se identifica mais com nenhuma tradição religiosa, mas ainda sentem necessidade de conversar e apoiar em torno do que significa ser um bom ser humano e viver uma vida ética”.

Epstein, um ateu
na liderança de uma
entidade de religiosos

> Com informação da Universidade de Harvard e de outras fontes e foto de reprodução do Youtube.




Comentários

Anônimo disse…
quem diria.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça