Pular para o conteúdo principal

Quintana Roo é o Estado com mais ateus no México, 37% da população

País de forte tradição religiosa, o México tem um Estado, o Quintana Roo, que chama a atenção pelo elevado índice de ateus de sua população.

A Pesquisa Nacional de Crentes e Não Crentes no México mostrou que 37% dos habitantes desse Estado de 11 municípios são ateus, o maior índice do país.

Em relação aos jovens entre 17 e 29 anos, a maioria declarou que não acredita em Deus, de acordo com dados referentes aos cinco anos mais recentes.

Com 32 Estados, o segundo com mais percentual de não crentes é Baja California, com 20%, seguido pela Cidade do México, 16%.

A psicóloga Graciela Alvarado Estrella afirma que o aumento de ateus em Quintana Roo não se explica apenas por fatores locais, mas também por uma tendência cada vez mais global.

"Acontece no mundo: as novas gerações estão menos interessadas em fazer parte de uma congregação religiosa."

Estudiosa sobre o assunto, Estrella diz que "a maioria das crenças religiosas se baseia em ensinamentos na promessa de uma vida melhor após a morte ou na punição por quebra de regras. Mas as novas gerações têm cada vez menos temor de que isso possa ocorrer. Elas preferem viver aqui e agora e, para isso, estão se livrando dos grilhões das normas religiosas".

Em Quintana Roo, a Igreja Católica, no período de 2015 a 2020, teve queda de fiéis de 64% para 51%, perdendo espaço para as demais religiões e os ateus.

Paradoxalmente, houve no Estado o significativa aumento de 67% no número de templos, que ficam vazios a maior parte do tempo.






Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas