Pular para o conteúdo principal

É preferível ser ateu ético a um cristão como Bolsonaro, diz o teólogo católico Boff

O teólogo Leonardo Boff lembrou uma afirmação do papa Francisco ao escrever que é preferível ser ateu ético a um cristão indiferente aos sofredores.

Como exemplo desse tipo cristão Boff citou o presidente Jair Bolsonaro, que "coloca Deus acima de tudo, mas o nega praticamente a todo momento com ódio aos negros, aos quilombolas aos indígenas, aos homoafetivos e a seus adversários políticos que os transforma não em adversários, mas em inimigos a quem se deve perseguir e difamar".

Para o teólogo, Bolsonaro "acostumou-se à mentira direta, ao fake news a ponto de nunca sabermos quando diz a verdade".


Boff escreveu que o mais grave é que Bolsonaro fala com frequência em Deus, mas não fez "um gesto de solidariedade às milhares de famílias que choram seus entes queridos, parentes e amigos", em consequência da pandemia da Covid.

"Nunca visitou um hospital para ver a dramática situação da falta de oxigênio e a morte por sufocamento de centenas de pessoas, como ocorreu em Amazonas."

> Com informação do IHU Online.

Jair Bolsonaro faz ameaça de instituir um Estado cristão



Bolsonaro é fantoche de fundamentalistas religiosos, denuncia pastor


Comentários

Anônimo disse…
Bolsonaro não é uma pessoa e sim um demônio, colocado pelos cristãos. Quem acha que Satanás será lançado pela terra por satanistas está enganado, seus apoiadores serão os cristãos, está na Bíblia.
Anônimo disse…
Pois eu sou católica apostólica romana, amo minha igreja e amo meu presidente Bolsonaro, com certeza ele é muito melhor que vocês, limpem vossas bocas para falar mal do meu Presidente Amado.
Anônimo disse…
Bolsonaro é louco.
Anônimo disse…
Muitas pessoas que votaram no Bolsonaro não repetirão o erro. Mas você merece em quem votou. Que tristeza!
Anônimo disse…
Você tá ruim da cabeça. Nem mais na China existe4 comunista.
Leandro Bueno disse…
BOFF = PETISTA. Está explicada a sua fala. É tipo de gente que busca julgar o mundo e as pessoas a partir da sua posição política.
Anônimo disse…
Não precisa ser petista pra odiar um genocida e louco
Anônimo disse…
Raciocínio binário: se não é uma coisa só pode ser outra.
Unknown disse…
Assim disse a católica apostólica diabólica da seita do terceiro reich
Anônimo disse…
Essa católica do diabo deve ser uma velhinha gagá que sonha em ser arrombada por um miliciano nazista com um saquinho de coleostomia, boa sorte!
Anônimo disse…
Pessoal, vamos variar um poquinho a leitura, sair um pouquiho na Bíblia? Indico vivamente o livro "O anticristo" de Nietzsche. Prometo que vcs cristãos vão adorar, vão se ver como num espelho. Conhecimento, minha gente, vamos ler.
"Por Que Não Sou Cristão" de Bertrand Russell.
"Deus , Um Delírio", Richard Dawkins.
"Deus Não é Grande - Como a Religião Envenena Tudo", Christopher Hitchens.
Só para citar uns.
Fora livros de Carl Sagan etc.
Bolsonaro é DE Deus mesmo. Nada com Demônio, Satan e afins.
Respostinha aos religiosos (das monoteístas, linhagem Abraâmica) de plantão, a respeito de certos personagens:
- Deus, é "O" DITADOR. Ter SERVOS, gado, ovelhinhas, cordeirinhos, camelinhos (qdo no Islã 😁 ) para ficar cultuando, adorando, louvando o ser de ego mais do que inflado. Não pensar por si próprio em muitas situações. E Deus só age por meio de ditos "porta-vozes" ou "representantes", apesar de sem nenhuma procuração etc. 😁
Aí quem vem libertar o povo...
-- Demônio, do grego "daimon", conhecimento, inteligência. Para ser capaz de discernir e se libertar da ditadura divina. Sistemas Unix e Unix-like (Linux, *BSD...) tem diversos "daimons". 😱
-- Lúcifer, do latin "lucem ferre", portador da luz, claridade. Iluminar as mentes contra as TREVAS de Deus.
-- Satan ou Satanás, do hebreu "ha-shatán", questionador, acusador, opositor. Para enfrentar a tirania divina.
-- Herege, do grego "alretikós", aquele capaz de escolher. Coisa que ditador detesta.
-- Árvore do Conhecimento, uma metáfora dos diversos ramos do conhecimento. Não se adquire sabedoria com fé, e sim conhecimento, capacidade de pensar. "Comer o fruto dela" seria "saborear" o conhecer e saber. Paralelo com o Fogo de Prometeus.
.
Lógico que tudo isso são meras simbologias, IDEAIS. Existem apenas nessa forma. E são poderosos meios de manipular o povo, via os ditos "representantes" e o pior, o esquema organizado e até a INSTITUCIONALIZAÇÃO ou igrejas. Logicamente há complementos, como no Cristianismo com o personagem principal Jesus Cristo, e invariavelmente acaba em "n" versões conforme a vertente do "Deus único e verdadeiro com Jesus Cristo autêntico, com a unção do Espírito Santo que é só um".
.
Desses "únicos" Deus, focando apenas no Cristianismo, as divergências geraram enormes conflitos e até guerras.
Um nativo estadounidense, não lembro quem, até indagou para um colonizador: "Se voces afirmam haver um único Deus, porque divergem tanto?"
.
-- 1] I Concílio de Nicéia, onde consoliou a divindade de um tal Jesus Cristo.
Mais outros 6 concílios, redefinindo etc da religião: Constantinopla I, Efésio, Calcedônia, Constantinopla II, Constantinopla III e Nicéia II, antes do Grande Cisma, Cisma do Oriente-Ocidente... Os cristãos se entendiam ma-ra-vi-lho-sa-men-te bem no "único" Deus e afins.
-- 2] Reforma Protestante, as ma-ra-vi-lho-sas Cruzadas, onde até cristãos brigavam entre si, Inquisição Católica e Inquisição Protestante, a fo-fís-si-ma Noite de São Bartolomeu...
-- 3] e etc. Conluio da ICAR com o Nazi-fascismo, o Estado do Vaticano consolidado com o Tratado de Latrão por Benito Mussolini.
No séc passado católicos vs. protestantes na Irlanda do Norte.
E inúmeros etc de ódio, preconceitos, perseguições.
E continua, o Pentecostalimso e Neopentecostalismo mais recentes e tudo de terrível continuando.
Fora mesclagens cristãs com ETs etc.
Depois surgiram vertentes divergentes "do bem", as inclusivas LGBT+, afinal, religião, Deus e afins são IDEAIS, e nestes surgem vertentes novas para se adequar aos novos tempos. E que (quase) nada fazem contra as vertentes intolerantes, bem típico de crédulos.
A História demonstra como religiões organizadas e pior, institucionalizadas e os conluios com o Estado, SEMPRE geram enormes problemas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos