Pular para o conteúdo principal

Vídeo: Lacta cede à teoria conspiratória de evangélicos e deixa de produzir o bombom 'Feitiçaria'

> MARIA FERNANDA GUIMARÃES
jornalista

A Lacta acabou com a marca "Feitiçaria" de um bombom, cedendo às pressões de teorias conspiratórias de grupos evangélicos segundo as quais o bombom teria "mensagens malignas" na embalagem.

Remake do clássico bombom “Feitiço”, famoso na década de 1990, o “Feitiçaria”, para pastores e fiéis, é um 'bombom de Satanás'. 

Diante da repercussão negativa, nas semanas que antecedem maior venda de chocolates, a Páscoa, a companhia optou por mudar o nome para “Lacta Morango”.

Em um dos vídeos postados na rede social, uma religiosa — pecando tanto pelo desequilíbrio lógico quanto por imperícia no manejo do português, em sua norma padrão — acusa a empresa de fazer "pacto satânico".

Em sua pregação [vídeo abaixo], a mulher não identificada diz que o bombom traz na embalagem "mensagens malignas de feitiçaria, macumba, magia negra" e que "as forças do mal também é poderosa" (sic). "Quem tem visão de Deus não se mistura com as coisa nojenta do maligno" (sic).

No vídeo, que viralizou no WhatsApp, TikTok e Twitter, a mulher também diz: "Nesta Páscoa, não compre bombons da Lacta. Essa empresa está fazendo pacto satânico. Não faz sentido você ter esses bombons. Não faz sentido. É golpe baixo. Existe vários pactos malignos para transformar a inteligência da sua criança". (sic)

A força do demônio 

"Essa é uma das formas que o maligno encontra para destruir" —  ameaça a mulher, numa clara referência àquela crença da virada do século XII para o XIII e da primeira fase da Santa Inquisição.  

Nove século atrás, a Igreja Católica reafirmou a participação do "demônio" em todas as práticas que associassem qualquer contato com o sobrenatural. 

Isso era para neutralizar as crenças e ações que fossem alheias ao controle da Igreja e assim associar o paganismo — ainda vigente na Europa especialmente entre as populações rurais — às práticas satânicas. 

Foi assim que o demônio passou, pouco a pouco, a ocupar um papel no cotidiano da humanidade tão
importante quanto o do próprio Jesus Cristo. A mulher que grava o vídeo repete um temor que foi martelado há cerca de 900 anos. 

Mais tarde, já no alvorecer da Idade Moderna, as concepções eclesiásticas sobre a magia e pactos tenderam ao contexto da grande luta universal entre o Bem e o Mal.  

O bombom de Satanás

O neopentecostalismo, católico e protestante, e o neopaganismo —  eventos sociais surgidos após a década de 1970 — restabeleceram  as crenças de magia, na força de Satã, no "perigo" das bruxarias, das feitiçarias. 

No Brasil e outros países com forte influência das religiões anímicas de África, a crença fundiu-se com o "perigo" da macumba, dos vodus e dos orixás. 

Assim, com essa "magia religiosa", que ficara adormecida, renasceu nos anos 1970, como se o ser humano tivesse poderes de intervenção sobre a saúde e as doenças, os fenômenos e desastres da natureza, as ocorrências de escassez e de prosperidade. 

Vídeo viralizado

Tendo em vista o fenômeno do temor que os pastores inculcam sobre os fieis, não é de estranhar que,  depois do vídeo original contra o chocolate, outros evangélicos fanáticos ampliavam a história.

Aí apareceram outras pessoas dizendo que comer o chocolate trazia maldições e, apesar de todas as dificuldades econômicas e carestia que atravessamos devido à pandemia, os fiéis jogavam os bombons  fora. 

Em contrapartida, a moçada da irreverência pegou carona para trazer mais likes a seus vídeos no TikTok e Twitter e começou a comer bombons "Feitiçaria" diante das câmeras, brincando com os filtros dos aplicativos e fazendo blague de que iriam virar demônio, ou coelhinho da Páscoa... e mesmo jacaré.  

Nova embalagem

Os produtos com a nova embalagem, sem estrelinhas, sem silhueta do Mago Merlin e sem meia-lua, já estão sendo comercializados. O conteúdo, no entanto, continua o mesmo: bombom com fondant de  morango, recheado com caramelo, creme, biscoito e cobertura de chocolate.

Em nota, a Lacta informa que a mudança faz parte de uma estratégia de reposicionamento planejada no final de 2020.


> Com informação da rede social e da Lacta.

Peugeot desiste da cor Vermelho Lúcifer por causa de evangélicos




Quem não paga dízimo fica exposto ao Satanás, afirma Edir


Comentários

Anônimo disse…
Essa marca deixou até o Halloween passar em branco com medo dos fanáticos.
Emerson Santos disse…
Temos que entender a posição da empresa .. visar lucros .. e se o pais em que a empresa esta instalada eh composto de maioria de alienados , analfabetos funcionais e imbecis ...mesmo assim precisa ainda dar lucros ...entao a empresa tem que fazer os produtos que os alienados , analfabetos funcionais e imbecis querem comprar ...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica