Pular para o conteúdo principal

Bispo belga está 'envergonhado' pela proibição do Vaticano às bençãos a casais gays

ROBERT SHINE | NEW WAYS MINISTRY     Um bispo na Bélgica afirmou que um membro do seu episcopado expressou discordância com o Vaticano sobre a bênção a casais homossexuais – proibida por Roma na segunda-feira.

Dom Johan Bonny, da Diocese de Antuérpia, escreveu uma carta aberta sobre a proibição da Congregação para a Doutrina da Fé, publicada no jornal De Standaard:

“Eu me sinto envergonhado pela minha Igreja. Eu principalmente sinto uma incompreensão moral e intelectual”, disse Bonny.

“Eu queria pedir desculpas a todos aqueles que sentem esse responsum [decisão escrita] como doloroso e incompreensível. Suas dores com a Igreja são as minhas hoje”, escreveu.

“O documento carece de base científica, nuances teológicos e cuidados éticos, em particular na passagem que afirma, ‘no plano de Deus não é remotamente possível semelhança ou mesmo analogia entre casamento heterossexuais e homossexuais”, ele escreveu.

“Eu conheço casais gays, em casamentos civis, com filhos, que formam uma família estável e harmônica, e que também participam ativamente da vida paroquial”, escreveu.

“Alguns deles são empregados ativos da igreja. Eu sou muito grato a eles. Quem está interessado em negar que não é possível semelhança ou analogia com um casamento heterossexual aqui?”, continuou.

“O pecado é uma das mais categorias morais e teológicas mais difíceis de definir, e, portanto, uma das últimas é separar os indivíduos e a sua maneira de viver juntos”, disse Bonny

Bonny fez história em 2014 ao se tornar o primeiro bispo católico a pedir explicitamente que a igreja abençoasse casais do mesmo sexo.

Participante do Sínodo sobre a Família de 2015, ele disse que era melhor que as questões LGBTQ não fossem levantadas no documento final desse evento com muito destaque, mas que ele iria pessoalmente abordar essas questões.

De acordo com o National Catholic Reporter, neste último artigo, Bonny sugeriu que o documento responsum do Vaticano “não chega nem ao nível do ensino médio” intelectualmente e “você vê percebe” pelos argumentos e lógica do documento.

Bonny acrescentou que a forma como a Igreja trata da igualdade no casamento “só pode ocorrer no contexto mais amplo da Ordem de Serviço para o Casamento, como uma eventual variação do tema do casamento e da vida familiar, com um reconhecimento honesto das semelhanças e diferenças reais”.

Notavelmente, devido à sua formulação contundente, Bonny aparentemente recebeu o apoio da Conferência Episcopal da Bélgica. Em um comunicado, a Conferência disse que os bispos do país “tomaram nota” da proibição da Congregação para a Doutrina da Fé:

“[Os bispos] percebem que isso é particularmente doloroso para muitos fiéis gays, seus pais e avós, suas famílias e amigos”.

> Com tradução de Wagner Fernandes de Azevedo para IHU Online. Originalmente, o texto foi publicado com o título "Bispo belga está 'envergonhado' pela Igreja e pede desculpas pela proibição do Vaticano às bençãos a casais homossexuais".




Comentários

Anônimo disse…
O papa Francisco quando era Arcebispo de Buenos Aires vivia proferindo palavras de ódio contra minorias.
Como sempre lembro: DENTRO dos valores da ICAR (ou outra igreja / religião), seja quais forem, esqueça! Nessa caso é mimimi mesmo. A ICAR não admite mulheres em altos cargos, p.ex., e daí?
O PROBLEMA é INTERFERIR FORA da igreja, não apenas no Estado, Educação, até na Ciência, como em outras denominações religiosas. Direta ou indiretamente interferir. Como dizer "errado", "natural ou não", "cura", "tratamento", "correto e errado"... Igreja alguma tem moral para dizer dessas coisas no absoluto. Só quando coincide em ideais corretos em Direitos Humanos e racionalidade elas (deveriam) defender.
Exigir delas no geral seria cumprir a questão LAICA, e não de casamento religioso, cargos.... SE o Papa fosse de fato bom, ele diria: fora da Igreja, o que vale são a Ciência, os Direitos Humanos Seculares, a Lei etc. Dentro da Igreja, não violando os anteriores, os valores religiosos. E nem vir com essa "aquela outra igreja não é cristã escocesa, digo, verdadeira".

Post mais lidos nos últimos 7 dias

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

'Não é justo o eterno julgamento de Xuxa por um filme do passado'

por Arlindo Moreira a propósito de TJ mantém veto ao filme em que Xuxa interpreta uma pedófila A cabeça de todo mundo muda com o tempo. E junto mudam as oportunidades. Foi o que aconteceu com Xuxa. Agora, temos que ver que é um filme, uma história roteirizada pro cinema e que atores de peso também participaram do projeto. Acredito que nada tenha sido feito sem que a Justiça na época soubesse, senão todo mundo tinha sido preso. Não concordo com esse eterno julgamento à apresentadora Xuxa. Todo mundo certamente faria o mesmo, isso é a verdadeira hipocrisia. Quando se participa de um projeto artístico, cinema, teatro, ou qualquer outro, tem-se contratos, diretores, afins. Não é justo incriminar uma modelo iniciante que se deu bem na vida através de sua criatividade e determinação fazendo o bem às pessoas. Essa atitude parece muito com a atitude nazista de "matar" os judeus por serem mais bem sucedidos do que os alemães (e por não serem católicos). À época, ela não...

Padre do Paraná se masturba diante de menina de 13 anos

A Polícia Rodoviária prendeu na quarta-feira (2) o padre Reginaldo Antonio Ghergolet (foto), 37, da Diocese de Jacarezinho (PR), por ter se masturbado diante de uma menina de 13 anos em Ribeirão do Pinhal.

'Pessoa sem fé se torna muito só', afirma Christiane Torloni

Atriz diz que segue  preceitos  do budismo Ao falar que é católica por formação e que segue os “preceitos” do budismo, a   atriz Christiane Torloni (foto) afirmou que “sem fé a pessoa se torna muito só”.  “Leio a palavra de Cristo e acredito que ele e o Buda são duas manifestações de muita luz para o ser humano”, disse à coluna de Sonia Racy, no Estadão. Torloni comparou a vida a uma gincana. “É como uma novela”, afirmou. “Os budistas têm um termo muito bom para isso: rigor de continuidade.” Aos 54 anos, a atriz disse que o envelhecimento “traz benefícios incríveis para a alma e a sabedoria”. Tweet ‘Energia espiritual’ tem ajudado Gianecchini, diz médium setembro de 2011

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres