Pular para o conteúdo principal

Movimento ateísta brasileiro está tentando se rearticular, diz professor de história

Em declínio desde 2015,por essa época, o movimento ateísta brasileiro "parece" estar tentando se rearticular para, principalmente, se contrapor ao aumento crescente da influência religiosa na política-partidária e no aparelho de Estado. A observação é do professor de história e colaborador deste site Ricardo Oliveira da Silva.

Ao falar neste sábado (13) no 23º Encontro de Ateus e Agnósticos da Paraíba, Silva lembrou que por volta de 2012 surgiu um movimento ateísta de abrangência nacional, pela primeira vez no Brasil, graças à popularização da internet. Ateus do Acre entraram em contato com ateus do Rio Grande do Sul, por exemplo.

O movimento foi impulsionado por pensadores ateístas da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, como Richard Dawkins, Christopher Hitchens e Daniel Dennett, lembrou o professor.

Foi uma época em que, disse, a Associação Brasileira de Ateus tinha mais visibilidade. Em 2011, a entidade patrocinou um outdoor com mensagem contra o preconceito aos ateus.

Para Silva, pode estar surgindo uma nova geração de militantes ateus, e ela estaria sendo estimulada principalmente por fatores da realidade brasileira, internos, destacando-se o engajamento político de evangélicos e a expansão do discurso negacionista.

O professor acredita que desta vez os ateus, para consolidar essa suposta articulação, precisam abrir um diálogo com os religiosos, de modo a fazê-los entender que o direito à descrença é assegurado pela laicidade do estado brasileiro.

Admite que "o diálogo está difícil neste momento", mas os ateus, para deixarem de falar só entre eles, têm de quebrar a bolha onde se encontram na internet, participando até da política partidária.

Embora ele mesmo não tenha "estomago para isso", o professor disse ser importante haver uma representação política de ateus, para combater as tentativas de religiosos de "enfraquecimento dos princípios constitucionais do Estado laico".

O professor argumentou que o ateísmo não é tão-somente um movimento de oposição à influência de religiões no  Estado laico, mas também uma visão alternativa de mundo com premissas não religiosas, com base, desde o século 19, na filosofia e ciência.

Segue a programação online do Encontro de Ateus e Agnósticos de Paraíba deste domingo, último dia do evento.


Comentários

Marquinho disse…
Fiquei 20 anos na bolha religiosa hje estou liberto ,a leitura é o caminho da felicidade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles