Pular para o conteúdo principal

Transferência bilionária do Vaticano a pessoas físicas da Austrália intriga até bispos

Marilyn Rodrigues | Catholic News Service    Pessoas dentro e fora da Igreja estão pedindo que as autoridades investiguem os misteriosos fundos financeiros transferidos do Vaticano para pessoas físicas da Austrália, não para paróquias, o que seria o esperado.

Enquanto os bispos da Austrália pensam em solicitar informações do Australian Transaction Reports and Analysis Centre (Austrac), uma fonte próxima ao Vaticano disse ao The Catholic Weekly, jornal da Arquidiocese de Sydney, que é “completamente implausível” que 2,3 bilhões de dólares australianos (9,5 bilhões de reais) em fundos vaticanos transferidos de Roma para a Austrália entre 2014 e 2020 sejam legais.

Em outubro de 2020, a Santa Sé divulgou um relatório financeiro detalhado sobre 2019. Ela fechou o ano com um déficit orçamentário de 11 milhões de euros (72,7 milhões de reais no câmbio do dia 1º de outubro).

O comunicado mostra que ela tinha 307 milhões de euros em receitas, 318 milhões de euros em despesas e um total de 1,4 bilhão de euros em patrimônio líquido.

A fonte disse ao The Catholic Weekly que o Vaticano não tinha 2,3 bilhões de dólares australianos para gastar.

“Isso é completamente inconsistente com as informações financeiras que o Vaticano publicou, embora as suas políticas financeiras aprimoradas e assinadas pelo papa Francisco em 2014 exijam que quaisquer investimentos sejam completamente divulgados”, disse a fonte.

O Vaticano disse que não sabe a origem ou o destino do dinheiro, e uma alta autoridade vaticana disse à mídia que a Santa Sé buscaria detalhes junto às autoridades australianas.

O arcebispo Mark Coleridge, de Brisbane, presidente da Conferência dos Bispos da Austrália, disse ao jornal The Australian que os bispos também podem pedir que o Australian Transaction Reports and Analysis Centre revele se algum dos fundos enviados da Cidade do Vaticano em 47.000 transações separadas foi para organizações católicas da Austrália.

Ele disse que os bispos não sabiam sobre as transferências até dezembro passado, que estavam “surpresos” com o seu montante e que solicitarão uma investigação do papa Francisco sobre como elas ocorreram sem o conhecimento dos bispos.

Desde outubro, a senadora australiana Concetta Fierravanti-Wells rastreou uma suposta transferência de 1,14 milhão de dólares australianos do Vaticano para a Austrália no momento da investigação do cardeal australiano George Pell por crimes históricos de abuso sexual, dos quais ele foi posteriormente inocentado por uma decisão unânime decisão da Suprema Corte do país.

Fierravanti-Wells, presidente da Comissão Permanente para o Exame da Legislação Delegada do governo australiano, buscou informações dos relatores e do centro de análise da transação, da Polícia Federal australiana e do Departamento de Relações Exteriores e Comércio sobre a natureza das transferências e sobre as investigações e a cooperação local com as próprias investigações vaticanas em curso sobre corrupção financeira e má gestão.

A descoberta das misteriosas transferências, relatada pelo centro de análise em dezembro, levanta ainda mais questões.

“Essa é uma complexa teia de questões envolvendo ações tanto em Roma quanto na Austrália”, disse Fierravanti-Wells ao The Catholic Weekly.

“Existem muitas questões legítimas que continuam sem resposta, incluindo das autoridades vaticanas, da Polícia Federal australiana, do Austrac e, mais especialmente, da polícia vitoriana e das autoridades judiciais. A transparência e a responsabilização dessas instituições ao público australiano exigem que as questões sejam enfrentadas”, disse ela.

Um ex-diretor de serviços financeiros australiano, que nunca trabalhou para a Igreja Católica, disse ao The Catholic Weekly que o grande número de transferências parecia ser “pensado para evitar relatórios”.

De acordo com a lei federal, bancos e empresas de transferência de dinheiro são obrigados a relatar valores transferidos localmente ou do exterior acima de 10.000 dólares australianos. Uma possível explicação de que os fundos podem ter sido destinados para fins de investimento no país é “altamente improvável, senão fantasiosa”, disse o diretor aposentado.

“Um investidor internacional de renome não investiria uma grande soma de dinheiro em um mercado regional, mas procuraria diversificar em termos de mercados e regiões”, disse o diretor aposentado.

“Tal investidor certamente procuraria grandes gestores globais com sede fora da Austrália para alcançar tal diversificação. (…) Também não se envolveria com um número tão alto de transações individuais de pequenos montantes, já que tais investidores tomam decisões para poder entrar e sair dos mercados o mais rápido possível.”

Ao divulgar o relatório do orçamento do Vaticano de 2020, o padre jesuíta Juan Antonio Guerrero Alves, chefe da Secretaria para a Economia, falou do compromisso de Francisco com a transparência e disse que “é possível que, em alguns casos, a Santa Sé não tenha sido apenas mal aconselhada, mas também enganada”.

Ele falou isso a respeito da atual investigação vaticana sobre alguns de seus investimentos, incluindo um negócio de um imóvel de luxo em Londres.

“Acredito que estamos aprendendo com os erros ou as imprudências do passado”, disse ele.

A Polícia Federal australiana está investigando algumas das transferências e encaminhou algumas informações para a Comissão Anticorrupção de Base Ampla Independente de Victoria (IBAC, na sigla em inglês).

Vaticano diz não saber
origem nem destino do dinheiro

Título original do texto é "Australianos pedem que autoridades esclarecem mistério financeiro do Vaticano". A tradução é de Moisés Sbardelotto para IHU Online.


Comentários

Muito obrigado pela ajuda

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...