Pular para o conteúdo principal

Xangrilá aprova lei que torna obrigatória leitura trechos da Bíblia nas escolas

Edelberto Behs | IHU Online  A Câmara Municipal de Xangrilá, município do litoral gaúcho localizado a 132 Km de Porto Alegre, aprovou lei que torna obrigatória, antes do início das aulas na rede de escolas da cidade, a leitura bíblica “para tornar o ambiente escolar mais saudável e altruísta”. A modalidade será aplicada assim que alunos retornarem às escolas presencialmente.

A lei 2.166, de 21 de agosto de 2019, determina que a leitura é de responsabilidade do professor/a, mas que pode repassá-la a aluno/a e decidir se haverá debate sobre o tema. 

O capítulo e versículos escolhidos do texto sagrado é de caráter aleatório ou de escolha coletiva, como “melhor convier à classe”.

Para o Portal G1-RS, o presidente da Câmara, vereador Valdir Roxo (MDB), que assina o projeto, explicou que a intenção é “trazer harmonia, tranquilidade, paz”. 

O vice-diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, Rodrigo Valin de Oliveira, entende que a lei é inconstitucional, pois fere a laicidade do Estado.

“O primeiro ponto é que a escolha da Bíblia exclui uma série de religiões que não tem a Bíblia como referência”, aponta Valin. 

Depois, a lei coloca o/a professor/a que não é cristão numa posição constrangedora, também porque ele/a não tem, necessariamente, formação específica para este fim.

Rodrigo Valin arrola que, além de tornar obrigatória a leitura de trecho bíblico, a lei estabelece uma finalidade moral “de tornar mais saudável e altruísta o ambiente. Não discordo que a Bíblia tenha essa função, mas [a Câmara] não deveria se preocupar com isso”.

Como a escolha do texto a ser lido no início das aulas é aleatório, pode o/a professor/a escolher o assassinato de Abel, ou história de Davi com Bate-Seba, mulher do militar Urias que o rei mandou ao campo de batalha para que morresse e a mulher dele ficasse viúva; ou, ainda, a traição de Judas. Há muitas histórias interessantes para escolher, que revelam facetas da condição humana, que não são, necessariamente, altruístas.

Sugestões para leitura da Bíblia


 IHU Online  é um portal católico. As sugestões são de Paulo Lopes.

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia






Bíblia tem mais de 2,5 milhões de mortes em nome de Deus

Comentários

Indivíduo disse…
Mais sugestões para a leitura da Bíblia.

Jó 40
1 O Senhor, dirigindo-se a Jó, lhe disse:

2 Aquele que disputa com o Todo-poderoso apresente suas críticas! Aquele que discute com Deus responda!


Replicou-lhe Jesus: Se falei mal, prova-o, mas se falei bem, por que me bates?

João 18:23

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos