Pular para o conteúdo principal

Procuradoria da Fazenda de Bolsonaro não se empenha para cobrar dívidas de igrejas

No Governo Bolsonaro, até agora, as ações ajuizadas pela (PGFN) Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para cobrar dívidas de igrejas caiu 51% em relação aos dois últimos dois meses do governo anterior.

Órgão da Advocacia-Geral da União, a Procuradoria da Fazenda tem como objetivo administrar a dívida ativa da União, atuando com a Receita Federal em causas fiscais, como cobrança de dívidas.

Com mais de 2.000 procuradores e 5.000 servidores, o órgão moveu até agora, no Governo Bolsonaro, apenas nove ações contra igrejas, de acordo com dados obtidos pelo O Globo como base na Lei de Acesso à Informação.

No mesmo período, as dívidas de igrejas e suas entidades aumentaram 20%, dando o total de R$ 1,95 bilhão.  O número de entidades religiosos que deve à União aumentou de 10,5 mil para 11,9 mil, ou 13%.

Pela Constituição, as igrejas desfrutam de imunidade tributária, mas não é ampla e irrestrita.

As igrejas têm de pagar contribuições previdenciárias, multas trabalhistas e recolher FGTS (Fundo por Tempo de Serviço) de seus funcionários.

A maior parte das dívidas das igrejas e suas entidades se deve ao descumprimento dessas obrigações fiscais, destacando, por exemplo, a Igreja Internacional da Graça.

A repetina queda no desempenho da PGFN coincide com interesses do presidente Jair Bolsonaro, que atua contra a laicidade do Estado, procurando favorecer as igrejas evangélicos, que fazem parte de sua base de sustentação política.

A PGFN negou que a redução de ajuizamentos contra igrejas devedoras ocorreu por orientação de Bolsonaro, mas não apresentou nenhuma explicação técnica convincente que justifique o seu  fraco desempenho mais recente.

Bolsonaro com um
grande devedor, o
pastor R.R. Soares


Com informação de Leandro Prazeres, de O Globo. e de outras fontes.









Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida