Pular para o conteúdo principal

Natalia Pasternak é a primeira brasileira a integrar o comitê cético de Carl Sagan

A microbiologista Natalia Pasternak é a primeira brasileira a integrar o CSI (Committee for Skeptical Inquiry), fundado nos anos 1970 por defesores da ciência, como Carl Sagan.

O recrudescimento do negacionismo científico aumentou a relevância do Comitê para Investigação Cética, onde se encontram combatentes de pseudociências, como o biólogo britâncio Ricard Dawkins e o astrofísico americano Neil deGrasse Tyson.

Pasternak é fundadora do IQC (Instituto Questão de Ciência), entidade que tem se destacado em denunciar as medicações que supostamente curam a Covid-19 sem qualquer comprovação científica, servindo apenas para a demagogia de políticos.

Ela conta que, para fundar o IQC, teve ajuda do CSI e de Richard Dawkins, “que foi muito gentil e se mostrou muito preocupado com o Brasil”.

“O ceticismo não deve ser visto como uma coisa ruim. Às vezes confundem o cético com aquele que não acredita. É o movimento que promove o pensamento científico, crítico, e exige evidências científicas.”

“A pseudociência cresceu no mundo, mas principalmente no Brasil, promovida pelo próprio governo federal com a negação da ciência e da própria pandemia”, diz a cientista.

No momento, o propósito mais urgente do CSI e do IQC é combater a pregação do movimento antivacina, que pode dificultar o combate à Covid-19.

No Brasil, há muito o que fazer, porque as pseudociências esta fortemente enraizada na cultura do povo, tornando-se, inclusive, opção de tratamento do SUS (Sistema Único de Saúde), como a homeopatia.

“Precisamos ensinar o pensamento crítico desde a educação básica para nossas crianças e jovens e formar cidadãos”, diz.

“Mas temos que crescer a bolha dentro da academia para depois estourá-la. Temos o ensino de homeopatia dentro das universidades de medicina e farmácia e o endosso do SUS a diversas curas alternativas. Precisamos criar esse pensamento crítico dentro da comunidade científica e de lá para fora”.

Pasternak que
estourar a bolha
da pseudociência

Comentários

Anônimo disse…
Fico bobo de ver universidades dando palestras sobre homeopatia e criacionismo, só no Brasil isso acontece.
Se não me engano esse tipo de coisa ocorre também nos EUA, até antes daqui. Sobretudo naquela região conSAGRADA do "Bible Belt".

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes