Pular para o conteúdo principal

Professor mostra em série no YouTube a história ocidental da filosofia ateísta

Paul-Henri Thiry (1723-1789), o Barão d'Holbach, é o autor de "O Sistema da Natureza ou das Leis do Mundo Físico e do Mundo Moral", que é o livro onde se encontra a primeira declaração ateísta da filosofia ocidental, na observação de alguns autores. 

Mas a história do ateísmo, como uma representação do livre pensamento e de valorização da vida humana, sem a retórica ilusória de um outro mundo, no além do natural, começa na Grécia pré-socrática.

Essas e outras informações estão na série "História do Ateísmo", em 11 episódios, no canal no YouTube de Ricardo Oliveira da Silva, professor na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), onde em 2019 ele ministrou um curso sobre o tema, o primeiro do gênero em uma universidade brasileira


A série é um condensado do curso e se destina não só a ateus, mas a todos os interessados em cultura geral e em saber sobre diferentes momentos de uma filosofia cuja centralidade é a de que o homem, liberto da crença e crendices do imaginário sobre a existência de deuses, pode e deve ser protagonista do seu destino. 

Doutor em história, Silva, na série, oferece referenciais a quem quiser mergulhar no assunto.

Ali, nos vídeos com duração média de cinco minutos, aparecem Platão, Descartes, Kant, Voltaire, Feuerbach, Engels, Nietzsche, Darwin e Sarte, chegando aos chamados neoateus, como Dawkins, que se destacam na atualidade como defensores da laicidade e de uma linha separatória entre ciência e religião, para que esta não contamine aquela.

Ateu, Silva, na série, em nenhum momento se deixa levar pelo proselitismo, o que lhe confere credibilidade. Ele segue o roteiro do livro História do Ateísmo, de Georges Minois.

No canal, há outros temas do movimento ateísta que são oportunos neste momento em que ocorre um avanço feroz do fundamentalismo religioso em instâncias governamentais do Brasil, cujo Estado é laico, ou assim deveria ser, de acordo com a Constituição.

Seguem os links dos episódios da série.

Episódio 1: Os motivos da criação da disciplina História do Ateísmo



Ateísmo significa libertação do medo do sobrenatural

Livro 'Ateísmo no Brasil' recupera um país que poucos brasileiros conhecem

Livro mostra por que Platão é o pai da perseguição aos ateus

Há diferentes caminhos que levam uma pessoa ao ateísmo




Comentários