Pular para o conteúdo principal

49% dos americanos não estão totalmente confiantes que Deus existe, diz pesquisa

Edelberto Behs   A maioria dos estadunidenses (56% dos entrevistados) acredita que “Satanás não é apenas um símbolo do mal, mas é um verdadeiro ser espiritual e influencia a vida humana”. Apenas 51% desse universo têm a mesma percepção de Deus e 49% não estão totalmente confiantes de que Ele existe; 52% afirmam, no entanto, que “o Espírito Santo não é uma entidade viva, mas é um símbolo do poder, presença ou pureza de Deus”.

A pesquisa, denominada American Worldview Inventory 2020 (AWVI) , é do Instituto Barna Group e foi realizada antes da pandemia do coronavírus.

Metade dos americanos, ao tomar uma cédula de dólar em mãos, não dá mais crédito ao que ela traz impresso: In God we trust (em Deus confiamos). Apenas 51% dos cristãos do país acredita numa visão bíblica de Deus; há 30 anos, esse índice era de 73%.

As pessoas que acreditam que “um poder superior pode existir, mas ninguém realmente sabe ao certo” passou de 1%, há três décadas, para 20% na atualidade.

O mais surpreendente é que as maiores quedas da perspectiva bíblica da natureza de Deus foram verificadas entre pessoas que frequentam igrejas pentecostais ou carismáticas (queda de 27 pontos percentuais comparados há 30 anos), entre jovens dos 18 aos 29 anos (queda de 26 pontos), idosos (pessoas nascidas antes de 1946, queda de 25 pontos) e mulheres (queda de 25 pontos).


Os dados acenderam luzes vermelhas na seara pentecostal e carismática. O pastor e escritor Michael Brown indagou, em análise para o Charisma News, por que isso aconteceu.

O resultado é “desconcertante”, escreveu. Se as pesquisas de Barna forem precisas, “meu palpite educado seria o seguinte: estamos colhendo o fruto da pregação de um evangelho de auto-aperfeiçoamento centrado na pessoa, que não é o Evangelho”.

Ele não tem certeza de todas as causas que levaram a esse declínio na confiança em Deus justamente na grei pentecostal e carismática. “Mas o que não se pode negar é o nosso fracasso, principalmente em alguns maiores e mais visíveis ministérios”, como pregar uma mensagem clara do Evangelho que convence do pecado e aponta para a cruz, pedir arrependimento, e ensinar sobre a natureza de Deus e a centralidade de Jesus, “justamente com os ensinamento sobre o ministério do Espírito, que costumamos fazer muito bem”. 

REALIZADA EM JANEIRO
DE 2020, PESQUISA FOI
FEITA COM 2 MIL ADULTOS


A autocrítica de Brown vai mais longe: “Antigamente pregávamos que os pecadores eram miseráveis e que a graça era incrível. Hoje dizemos aos pecadores que eles são incríveis, fazendo da graça uma reflexão desnecessária; antigamente pregávamos o Evangelho da salvação. Hoje pregamos um evangelho de auto-aperfeiçoamento; antigamente pregávamos a morte para a carne, a morte para si e a morte para o pecado, apontando para uma nova vida em Jesus. Hoje pregamos que Jesus veio para que o crente pudesse realizar seus sonhos, que Ele veio para torná-lo maior e melhor. Costumávamos pregar o evangelho da abnegação. Hoje pregamos o evangelho da autorealização”.

A seara pentecostal e carismática, argumentou Brown, tem cultivado “muitas práticas e doutrinas aberrantes e fizemos um trabalho muito ruim de autocrítica”.

Jornalista e professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Edelberto Behs escreveu esse texto para o site católico IHU Online.



Igrejas estão sumindo do interior da Holanda

Suíça não sabe o que fazer com centenas de igrejas vazias

No Canadá, Igreja Católica fecha um templo por semana, e empresas compram o espaço

Igreja Católica fecha 40 igrejas em Nova Iorque por falta de fiéis




Comentários

marceloDC disse…
Coronavírus ajudando a revelar a FRAUDE, ERRO, IGNORÂNCIA, BURRICE, ENGANAÇÃO, CRETINICE, IMBECIBILIDADE, ILUSÃO, JOGOS PELO PODER... ... da fé, Deus, espiritos, religiões, deuses, igrejas e afins!
Eu sem papas (HeHe... ri hélios!) na língua, é porrada mesmo!
Emerson Santos disse…
Vc esta errado ... dels existe ... esta do lado de uma duna no deserto do Saara ...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor