Pular para o conteúdo principal

Médicos podem denunciar ao CFM falta de equipamento ou proteção contra Covid-19

Médicos que trabalham na linha de frente contra a Covid-19 poderão denunciar aos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) quaisquer problemas, falhas na infraestrutura de trabalho e falta de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) seja nos locais públicos e privados no atendimento de infectados pelo novo coronavírus.

Para tanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) colocou em operação uma plataforma online pela qual o profissional pode comunicar a situação que encontrou em seu local de trabalho . 

ASPECTO DA PLATAFORMA DE
DENÚNCIA DO CFM. AUTENTICADO,
O MÉDICO ESPECIFICA O QUE FALTA 

Autenticação e Denúncia 

Após acessar a plataforma, o médico preenche seu CPF e CRM e se autentica. Autenticado, é levado a um questionário simplificado que lhe permitirá indicar, de modo objetivo, as limitações que encontra e que dificultam sua atuação no atendimento de casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

"A plataforma é um dos instrumentos para ajudar os médicos e os outros profissionais da saúde a contarem com o apoio que precisam nesse momento", explica Hideraldo Cabeça, secretário do Conselho Federal e um dos médicos que ajudou a formular esse espaço de interação.

"Estamos diante de uma das maiores ameaças já vivenciadas pelos sistemas de saúde do mundo, com risco real de sequelas e mortes na população. Nesse processo, as equipes médicas são essenciais".

As informações constantes dos formulários enviados são imediatamente direcionados pelo CFM aos Departamentos de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) as unidades regionais (de Estados ou Distrito Federal) indicadas pelos denunciantes.

Com base nessas informações, os CRMs locais tentarão solucionar os problemas junto aos gestores locais e poderão também realizar fiscalizações.

EPI e Insumos 

Os EPI e insumos obrigatórios para o enfrentamento da  Covid-19 são: 
  • máscaras (de diferentes tipos) 
  • luvas (de diferentes tipos) 
  • avental
  • gorro
  • óculos 
  • protetor facial 
Insumos Essenciais 
  • sabão e sabonete líquidos
  • álcool em gel à 70%
  • papel toalha, 
  • lenços descartáveis, entre outros.

Tudo conforme determinam as autoridades sanitárias, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). 


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulher de Abdelmassih se exonera do Ministério Público

Larissa é suspeita de burlar bloqueio do dinheiro do marido Larissa Maria Sacco (foto), 32, pediu exoneração do cargo de procuradora da República para não ter de responder a um processo administrativo que a Corregedoria do MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo abriu em março para apurar a participação acionária dela em uma empresa no interior paulista. Ela é mulher de Roger Abdelmassih, 67, o ex-médico que se encontra foragido. Ele foi condenado a 278 anos de prisão por ter estuprado 36 pacientes em sua clínica de reprodução humana. A polícia suspeita que Abdelmassih esteja escondido no Líbano, país onde nasceu o seu pai. Larissa faz companhia ao marido. Ela está grávida de gêmeos, segundo a Folha de S. Paulo. O MPF não aceitou que a Larissa renovasse mais uma vez uma licença não remunerada e a sua ausência passou a ser considerada com falta ao trabalho. Se não pedisse exoneração, ela teria de ser dispensada. Larissa ganhava mais de R$ 20 mil por mês. Ela é sócia ...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica