Pular para o conteúdo principal

Máscara criada na Unifesp protege melhor os profissionais de saúde

Mais de 1000 voluntários de universidades públicas em todo Brasil estão participando do projeto de imprimir em impressoras  3D os suportes que serão usados com folhas de acetado para compor máscaras de proteção.

MARIA ELIZETE KUNKEL, DA
UNIFESP, IDEALIZOU A MÁSCARA
RÁPIDA E ECONÔMICA

Essas máscaras são utilizadas por profissionais da área de saúde. 

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores e voluntários da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) do campus São José dos Campos. 


A idealizadora do projeto é a engenheira biomédica Maria Elizete Kunkel (na foto, demonstrando a máscara), que pesquisou junto a médicos em enfermeiros dos hospitais da Unifesp em São Paulo (O Hospital S. Paulo) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) exatamente do que eles precisavam.


A pesquisadora investiga na área de impressão 3D e se reuniu com um grupo para projetar um modelo de máscara que pudesse ser feito em pouco tempo para atender aos hospitais.

A máscara recebeu o nome de Hígia, na mitologia grega,  a deusa da saúde, limpeza e sanidade. Hígia era filha Esculápio era o deus da medicina, filho do deus Apolo com a  mortal Corônis e criado pelo centauro da cura, Quíron. 

Doações

O grupo da Unifesp  precisa de doações para comprar mais material a fim de alimentar impressoras 3D.

Doações pelo Vakinha, neste link.

O equipamento   é uma haste que segura uma folha comum de acetato e com isso garante maior proteção aos profissionais de saúde que entram em contato direto com pacientes infectados pelo coronavírus (Covid-19).

Neste link aqui   quem tem uma impressora 3D tipo FDM  pode se cadastrar como voluntário  para ajudar na produção para auxiliar hospitais da sua própiria região. 

A ideia é descentralizar a distribuição para reduzir ainda mais os custos. 

Com G1 Vale do Paraíba   e outras fontes 







Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista