Pular para o conteúdo principal

Ditador da Bielorrússia diz à população que sauna e vodca combatem o coronavírus

Deutsche Welle    Enquanto a maioria dos países europeus adota medidas drásticas para conter a pandemia de coronavírus, a  Bielorrússia, no leste do continente, continua com as fronteiras abertas e não vem fazendo esforços nem sequer para paralisar seu campeonato de futebol.

Nos últimos dias, o líder do país, Alexander Lukashenko, vem minimizando a pandemia como um "frenesi" e uma "psicose". Em vez de impor medidas amplas de isolamento, o líder recomendou, sem qualquer base científica, que a população de 9,5 milhões do país empobrecido beba vodca e vá à sauna para combater o coronavírus.

 LUKASHENKO É O ÚLTIMO DITADOR DA EUROPA

"As pessoas não deveriam apenas lavar suas mãos com vodca, mas também envenenar o vírus com ela", disse, segundo o jornal britânico The Times. "Vocês deveriam beber o equivalente a 40-50 mililitros de álcool por dia. Mas não no trabalho."

O presidente ainda disse que a população deveria ingerir vodca depois de ir à banya — um tipo de sauna russa — como forma de combater o vírus.

"Vá à sauna. Duas ou três vezes por semana vai fazer bem. E quando você sair da sauna, não apenas lave as mãos, mas também tome 100 ml de vodca", disse.

No poder desde 1994, Lukashenko costuma ser rotulado como "o último ditador da Europa" por publicações ocidentais e críticos.

Nas últimas semanas, ele vem destoando até mesmo dos seus aliados russos, que passaram a adotar medidas mais amplas para tentar barrar o avanço da pandemia, como a imposição de um confinamento obrigatório em Moscou.

Lukashenko, por outro lado, não só manteve os calendários de atividades esportivas, como compareceu a uma partida de hóquei sobre o gelo no último sábado (28/03). "Não tem vírus aqui", disse durante a partida. "Eu não o estou vendo [o vírus]", descreveu o jornal Washington Post.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.



Nos EUA, pastor diz que Covid-19 é vingança de Deus contra casamento gay

Bolsonaro diz que brasileiro tem de se cuidar e não esperar ação governamental

Vídeo: guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho diz que ninguém morreu de coronavírus

Cidade de Nova York improvisa necrotério fora de hospital

Psicóloga diz como é possível manter o equilíbrio emocional em tempo de pandemia

13 teorias da conspiração sobre o coronavírus. Ou: a bolsa ou a vida?

Paciente curada do coronavírus afirma ter aprendido a falta que faz um abraço



Comentários

Posts + acessados hoje

Pregação criacionista abre evento científico da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Robinho e Neymar se negam a ver crianças de lar espírita

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade