Pular para o conteúdo principal

Esquerda tenta convencer Drauzio Varella a ser bucha de canhão nas eleições presidenciais

Médico não tem

demonstrado nenhum 
interesse em participar 
da política-partidária

[texto opinativo] Intensificou-se na internet uma campanha para convencer o médico e divulgador científico Drauzio Varella a se candidatar a Presidente da República nas eleições de 2022, por uma coligação de centro-direita.

É pouco provável que Varella venha aceitar tal convite porque ele sempre se mantém distante da política-partidária.

Os posicionamentos de Varella o colocam à esquerda dos bolsonaristas (o que não é difícil para alguém que tem o mínimo de sensatez) e de partidos tidos atualmente como de centro, como o PSDB, mas, é de se supor, dificilmente ele daria aval aos antecedentes trilionários da corrupção do petismo.

O nome de Varella tem sido cogitado pela esquerda porque o PT e nem mesmo o centro têm até o momento alguém que possa enfrentar Jair Bolsonaro, em sua recandidatura.

Ainda mais porque o desemprego começa a ceder e a taxa de criminalidade do país teve uma significativa queda no primeiro ano do governo.


A percepção que se tem é que uma única pessoa, de centro-direita, poderia bater em Bolsonaro em 2022. É o ex-juiz e ministro Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública, cuja popularidade supera a de qualquer político, embora ele continue a dizer que não faz política.

Mas Moro, ao que parece, vai ser contentar com uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), em vez de se arriscar politicamente, se opondo, além do mais, a Bolsonaro, com o qual tem um relacionamento cada vez melhor.

De qualquer forma, considerar uma possível candidatura de Drauzio Varella a presidência permite imaginar que haveria no país um debate inédito que questionaria a ascensão do fundamentalismo religioso ao poder e a fragilidade do Estado laico brasileiro.

Varella é assumidamente ateu (dá para imaginar que ele seria acusado de estar mancomunado com Satanás), critica com firmeza a interferência de líderes religiosos no estabelecimento de políticas públicas de saúde e é defensor da ciência, em contraposição às crendices, incluindo as religiosas.

Pela popularidade que tem, Varella teria muitos votos, mas talvez insuficientes para elegê-lo.

Forças poderosíssimas se levantariam contra ele, entre as quais a CNBB, bolsonaristas e líderes evangélicos, como Edir Macedo, chefe da Igreja Universal e dono da TV Record e de dezenas de emissoras de rádio no país.

O médico seria achincalhado e massacrado pelas milícias da extrema-direita que sequestraram redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Haveria fake news em profusão.

Drauzio sabe disso, e, como sensato que é, não vai querer se expor a tal desgaste, porque o seu grande interesse é divulgar a ciência médica, não fazer política, como tem demonstrado até agora.

No mais, é curioso que a esquerda esteja aventando ter como candidato à Presidência uma personalidade que tem grande apreço pelo Estado laico.


Nos 14 anos que ficou no poder, o petismo não demonstrou nenhum interesse em fortalecer a laicidade de Estado.

Pior: o petismo facilitou a introdução do fanatismo evangélico no jogo político-partidário, parindo uma nova espécie de espertalhões preocupados com seus próprios interesses, em nome de Deus, e não com bem-estar da coletividade.

Quando o barco do petismo começou a afundar, os líderes evangélicos foram os primeiros a pular, nadando para a terra firme, onde encontraram Jair Messias Bolsonaro, que propõe que Deus está acima de todos.

Drauzio Varella não tem nada a ver com a coleção de erros históricos do petismo e ele faz muito bem em se distanciar desses esquerdistas que querem usá-lo como bucha de canhão nas eleições.

Esquerdistas que entre os quais há, inclusive, pessoas que se igualam aos fanáticos religiosos, porque elas se recusam a fazer uma autocrítica, como se fossem donas de uma verdade contida em algum livro sagrado, cuja divindade é a estupidez.





Benção de Edir Macedo confirma que Bolsonaro é um presidente 'terrivelmente evangélico'

Em oito meses de governo, Bolsonaro teve 38 encontros com evangélicos

Guedes convence Bolsonaro a desistir de subsidiar a conta de luz das igrejas

Brasil é refém da paralisia mental do dogmatismo evangélico, diz Delfim Netto




Comentários

Jorge penna disse…
"esquerda tenta convencer"

que bosta de esquerda é essa??

Seus textos, Paulo Lopes, são sempre tão bons, o que houve aqui???

Você cita ema coligação de centro-direita mas na manchete coloca como 'esquerda'??? Foi você mesmo responsável por isso????
Marco disse…
Artigo realmente confuso. Centro direita ou esquerda? Quem fez o artigo certamente não entende de política. Por exemplo, em uma democracia um partido fazer autocrítica?
De onde saiu essa ideia, de onde saiu essa questão? de onde saiu essa estupidez totalmente mal formulada e sem nenhuma base ou fonte a confirmá-la. Muito ruim isso, mas só não é pior porque em 2018 tivemos ateus apoiando o coiso. Inclusive, preciso saber onde andam os ateus que apoiaram o coiso, não os encontro mais, não sei por onde andam, será que por aqui alguém sabe onde posso achá-los?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Para Rachel, liberdade e honestidade são princípios do cristianismo A apresentadora evangélica Rachel Sheherazade (foto), do SBT Brasil, acusou ontem (30) os defensores do Estado laico de “intolerantes” por “voltarem sua ira contra a minúscula citação ['Deus seja louvado'] nas notas do real”. Para ela, os laicistas estão perseguindo o cristianismo, porque querem acabar com o ensino religioso e tirar o crucifixo das repartições públicas. Rachel fez esses comentários após ler a notícia de que a juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, tinha negado pedido do MPF (Ministério Público Federal) para a supressão da referência a Deus das cédulas do real. A apresentadora disse que os defensores do Estado laico são ingratos para com o cristianismo, que, segundo ela, é o responsável por princípios como liberdade, honestidade, respeito e justiça. “É no mínimo uma ingratidão à doutrina que inspirou nossa cultura, nossos valores e até mesmo a nossa própri

Mudanças climáticas ameaçam reduzir áreas das espécies silvestres de mandioca até 2100

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr

Evangélicos retomam a crendice de que Xuxa fez pacto com o diabo

Sites e blogs, na maioria evangélicos, aproveitaram um gesto de Xuxa Meneguel (foto), 47, no show de Natal da TV Globo, dia 24, para reforçar a crendice de que ela tem um pacto com o diabo. Após cantar a música “Vem chegando o Natal”, ela fez "o sinal da cruz dos católicos", ressalta um dos blogs, e levantou os dedos mínimo e o indicador. Na linguagem dos sinais, o gesto significa “Eu te amo” -- a apresentadora tem muitos fãs entre os surdos. Para Notícias Cristãs, contudo, a apresentadora “mais uma vez” é “alvo de suposições de sua relação com Deus e o Diabo”. O blog, que não cita as suas fontes, postou o vídeo “Xuxa debocha de Deus” com o trecho em que ela faz o gesto. O vídeo foi deletado por quem o colocou no Youtube. O Gospel Mais noticiou – também sem citar fontes -- que “Xuxa causa polêmica após fazer sinal de “chifrinhos”. Ele reproduz um vídeo editado com a simulação de câmera lenta e uma música com o propósito de  incutir a mistificação. [Abaixo uma cópia das i

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça