Pular para o conteúdo principal

Arautos do Evangelho resistem à investigação; papa Francisco pressiona

Integrantes da ordem se
 vestem como se fossem
cruzados saídos das catacumbas

[texto opinativo] A organização católica Arautos do Evangelho tem resistido às investigações do interventor cardeal Raymundo Damasceno, nomeado pelo papa Francisco em outubro de 2019.

De extrema-direita, a organização está sendo acusada de ter feito um pacto com o demônio para que Francisco morra logo, de lavagem cerebral e de ter sacerdotes que abusam sexual de estudantes de suas escolas.

Dom Raymundo Damasceno e seus auxiliares não têm conseguido amplo acesso à documentação da organização, impedido, assim, de progredir em suas investigações.

Contra essa falta de colaboração e boicote, o papa Francisco escreveu em janeiro de 2020 uma carta ao presidente dos Arautos, Felipe Eugenio Lecaros Concha, pedindo que aceitasse a intervenção.


Francisco, na carta, afirma que a intervenção, feita por intermédio da CIVCSVA (Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica), vale para todos os setores da organização, ficando subentendido, assim, que ela inclui os seus documentos do patrimônio e da contabilidade.

A informação inicial era de que só estavam sob investigação dois ramos dos Arautos, o Virgo Flos Carmeli, que se dedica a rapazes, e o Regina Virginum, criada para meninas e adolescentes.

Afronta de uma entidade ligada à Igreja Católica a uma ordem do papa é uma atitude gravíssima. O papa tem poder absoluto e o que ele diz contém tanta importância como ao que está escrito na Bíblia.

A carta de Francisco significa que, a partir de agora, ele vai jogar mais duro contra os Arautos, deixando claro que a intervenção pode se estender às representações internacionais da organização.

Com informação da revista espanhola Vida Nueva e de outras fontes,



Em cerimônia de crisma, Arautos do Evangelho dão tapa no rosto de jovens

Arautos pedem remoção do vídeo 'Conversa com Satã'

OAB-SP vai acompanhar denúncias contra os Arautos do Evangelho

Católicos chamam castelo de igreja para burlar lei ambiental




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor