Pular para o conteúdo principal

Nos EUA, maioria dos universitários relaciona-se melhor com colegas ateus

Estudantes ateus estão acostumados
 a conviver com pessoas de todas as
 crenças, e os religiosos geralmente
 vivem em uma bolha

A maioria (61%) dos universitários dos Estados Unidos torna-se no campus amigo próximo de um colega ateu e não em relação a estudantes cristãos, muçulmanos, judeus ou "espirituais, mas não religiosos". 

A pesquisa foi feita pelo instituto Pesquisa Longitudinal de Experiências e Atitudes de Diversidade Inter-religiosa (IDEALS, na sigla em inglês), da North Carolina State University e da Ohio State University.

De 2015 a 2019, os consultaram estudantes de 122 faculdades, acompanhando a tendência de amizade deles.

Verificou-se que os estudantes do primeiro ano do curso têm mais possibilidade de se tornar amigo próximo de um ateu que em relação ao tempo até a formatura.




A explicação, segundo os pesquisadores, é que estudantes que vivem cercados por religiosos, parentes e amigos, passam a ter contato com mais frequência com ateus na faculdade.

Em relação aos ateus, eles estão acostumados a conviver com pessoas de todas as religiões e são mais acessíveis a todos, independentemente das crenças que tenham.

A pesquisa também apurou que seguidores de religião que têm um amigo ateu na faculdade alargam a sua visão de mundo e passam a ter menos propensão a demonizar quem não acredita em Deus.

Verificou-se, ainda, que esses estudantes amigos de ateu passam a respeitar mais as crenças de hindus, muçulmanos, mórmons, judeus e evangélicos.

Com informação e foto do IDEALS.





Estudantes ateus e agnósticos de Harvard chegam a 37,9%

MEC não pode submeter estudantes ateus à louvação de Deus, diz MP

Universidade católica apoia alunos muçulmanos, mas não os ateus

Descrentes compõem 28% dos universitários de Portugal




Comentários

Anônimo disse…
O engraçado é que quando digo que sou ateu os crentes primeiramente dizem: "Não posso ser seu amigo", mas depois esquecem e somos amigos.

Posts + acessados hoje

Vídeo mostra que filho de Testemunhas de Jeová já discrimina colega da escola

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Carta aberta de um ateu a Damares Alves: 'Não mexa com a minha Netflix'