Pular para o conteúdo principal

Nos EUA, maioria dos universitários relaciona-se melhor com colegas ateus

Estudantes ateus estão acostumados
 a conviver com pessoas de todas as
 crenças, e os religiosos geralmente
 vivem em uma bolha

A maioria (61%) dos universitários dos Estados Unidos torna-se no campus amigo próximo de um colega ateu e não em relação a estudantes cristãos, muçulmanos, judeus ou "espirituais, mas não religiosos". 

A pesquisa foi feita pelo instituto Pesquisa Longitudinal de Experiências e Atitudes de Diversidade Inter-religiosa (IDEALS, na sigla em inglês), da North Carolina State University e da Ohio State University.

De 2015 a 2019, os consultaram estudantes de 122 faculdades, acompanhando a tendência de amizade deles.

Verificou-se que os estudantes do primeiro ano do curso têm mais possibilidade de se tornar amigo próximo de um ateu que em relação ao tempo até a formatura.




A explicação, segundo os pesquisadores, é que estudantes que vivem cercados por religiosos, parentes e amigos, passam a ter contato com mais frequência com ateus na faculdade.

Em relação aos ateus, eles estão acostumados a conviver com pessoas de todas as religiões e são mais acessíveis a todos, independentemente das crenças que tenham.

A pesquisa também apurou que seguidores de religião que têm um amigo ateu na faculdade alargam a sua visão de mundo e passam a ter menos propensão a demonizar quem não acredita em Deus.

Verificou-se, ainda, que esses estudantes amigos de ateu passam a respeitar mais as crenças de hindus, muçulmanos, mórmons, judeus e evangélicos.

Com informação e foto do IDEALS.





Estudantes ateus e agnósticos de Harvard chegam a 37,9%

MEC não pode submeter estudantes ateus à louvação de Deus, diz MP

Universidade católica apoia alunos muçulmanos, mas não os ateus

Descrentes compõem 28% dos universitários de Portugal




Comentários

Anônimo disse…
O engraçado é que quando digo que sou ateu os crentes primeiramente dizem: "Não posso ser seu amigo", mas depois esquecem e somos amigos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor