Pular para o conteúdo principal

Professor apresenta no Youtube resumo do curso 'História do Ateísmo'

[texto opinativo] Tão importante quanto aprender a história do Cristianismo, um dos pilares do pensamento do mundo Ocidental, é fundamental, nos atuais dias, saber da trajetória do ateísmo.

A secularização avança nos países economicamente sólidos e o cristianismo, nessas regiões, encontra-se em franca decadência.

Para entender o que está ocorrendo e o que vem  por aí — e isso vale para todos, não só, portanto, para ateus —, o professor Ricardo Oliveira da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Nova Andradina (MS), criou o curso "História do Ateísmo", de 68 horas.


O professor está postando no Youtube vídeos [ver abaixo]  onde apresenta um resumo do curso, para os interessados se aprofundarem no assunto.

Após discorrer sobre as definições sobre ateísmo — e algumas delas são reveladoras porque a palavra "ateu" veio do dicionário religioso —, ele fala da Grécia pré-socrática, marco da história da libertação dos homens da sanha dos deuses.

Entre os séculos VII ao V a.C. surgiu na Grécia uma corrente de pensamento que abordava a existência do mundo do ponto de vista naturalista, "abrindo a possibilidade de um questionamento não religioso", diz o professor.

Mas veio Platão, que foi, por assim dizer, o primeiro perseguidor de ateus, os quais ele considerava perigosos, imorais.

A filosofia platônica, fonte de onde o Cristianismo bebeu, se impõe até hoje, em relação aos ateus. Ainda há preconceito contra quem não tem "Deus no coração".

O curso do professor Silva não faz proselitismo ateísta, é história pura, preenchendo assim, na academia, uma lacuna de conhecimentos que ajudam a explicar por que Platão sempre esteve errado, pelo menos quanto à descrença, já que o número de pessoas sem religião cresce cada vez mais, em um rumo aparentemente sem volta.







Com informação do canal do professor Ricardo Oliveira da Silva no Youtube e em outras fontes.



Livro mostra por que Platão é o pai da perseguição aos ateus

Ateísmo é tão antigo quanto as religiões, sugere novo estudo

Hitchens combatia a nefasta influência de Deus na sociedade

Ateísmo é a evolução lógica da religião, diz Richard Dawkins




Comentários

Editor deste site
Paulo Lopes é jornalista
Trabalhou no jornal 
abolicionista Diario Popular, 
Folha de S.Paulo, revistas da
Editora Abril e em outras 
 publicações. 
Contato

POSTS MAIS LIDO EM 7 DIAS

Hospital de campanha de evangélicos em Nova York não aceita voluntários gays

Vídeo: R.R. Soares manda o Covid-19 para o inferno, mas não tira a máscara do rosto

Saiba por que a seita Testemunhas de Jeová é um paraíso para pedófilos