Pular para o conteúdo principal

Maioria dos americanos não quer envolvimento da religião com política

Organização de livres
pensadores alerta que
 a mistura de Deus e
Governo é perigosa

Do total da população adulta dos Estados Unidos, 63% não querem que a religião e suas instituições se envolvam com a política do país. 75% acham que os líderes religiosos não devem apoiar candidatos.

Só para 36% os líderes religiosos devem expressar suas opiniões em questões sociais e política.

A pesquisa foi realizada Pew Research Center, que consultou pela internet 6.364 pessoas no período de 18 de março a 1º de abril de 2019.

O Partido Democrata aposta nessa tendência da sociedade para se fortalecer diante das pretensões eleitorais do Partido Republicano, incluindo o presidente Donald Trump, que tem uma forte aliança com os cristãos mais conservadores e vai tentar se reeleger.

Mais da metade dos norte-americanos tem a impressão de que as instituições religiosas fazem mais bem à sociedade do que mal, excluindo a política.

Há uma percepção de que as religiões aproximam as pessoas e fortalecem a moralidade da sociedade.

Outras pesquisas mostram que tem havido um crescimento de pessoas sem religião, mas os líderes religiosos, de maneira geral, continuam com prestígio, conseguindo passar a imagem de padrão ético elevado.

Quatro em cada dez religiosos afirmam que têm muita confiança em seus líderes quando se trata de orientação em assuntos como aborto, imigração e mudanças climáticas.

Com informação da Pew.




Nos Estados Unidos, número de sem religião dobra em 14 anos

Pesquisa confirma declínio acelerado do cristianismo nos Estados Unidos

Pesquisa enumera as dez cidades mais pós-cristãs dos Estados Unidos

Geração Z dos EUA tem 35% de não afiliados à religião




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Livros citados neste site

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Crânio de 20 milhões de anos registra começo da evolução do cérebro

Ateus gostam mais de gato que religiosos, conclui pesquisador americano

Estado laico coloca a religião na esfera privada e impede que ela seja usada pelo governo