Pular para o conteúdo principal

Governador do DF doa lote interditado a evangélicos para Museu da Bíblia

Evangélicos vão tentar liberar
 o terreno com o argumento
 de que o esboço do museu foi
 feito por Oscar Niemeyer

O governador Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, assinou Carta de Intenções e Compromissos com parlamentares evangélicos pela qual ele doa um lote de 15 mil metros quadrados para a construção de um museu da Bíblia, no sistema PPP (parceria público-privada).

Rocha não poderia doar esse lote porque se encontra dentro de uma área tombada para preservar a história do conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília.

Para o início da construção, haverá necessidade de autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Rocha e deputados evangélicos dão como certa a aprovação pelo Iphan porque o projeto do museu da Bíblia foi esboçado nos anos 1990 por Oscar Niemeyer (1907-2012), o arquiteto de Brasília.

O governo de Brasília estima que o custo da obra não ultrapasse os R$ 60 milhões, o que, de acordo com o mercado imobiliário, parece pouco, considerando a dimensão do museu, que, na verdade, será um centro de convivência e de compras destinado preferencialmente aos evangélicos.

Pela atualização feita no projeto de Neymar, o Museu da Bíblia terá cinema, praça de alimentação, teatro, espaço para celebração de cultos, salas para palestras e estacionamento interno.

Os evangélicos afirmaram que o Governo do Distrito Federal não terá de financiar a construção.

O deputado Silas Câmara disse que integrantes da Frente Parlamentar Evangélica já se comprometeram encaminhar para a obra cerca de R$ 35 milhões dos recursos das emendas ao Orçamento de 2020.

O que não deixa de ser dinheiro público, que poderia ser empregado em obras de interesse público e mais urgentes, como saneamento básico, educação e saúde.

Ainda não se sabe de onde viria o restante da verba, a quem caberia administrar o museu e suas lojas, se caberia ao governo ou a alguma empresa ligada aos evangélicos cobrir seus gastos de manutenção e com quem ficariam os lucros desse empreendimento comercial.

Dada a atual conjectura política, com grande influência de evangélicos na administração pública, talvez Oscar Niemeyer, que era ateu e comunista, não autorizaria o uso de seu projeto, se vivo fosse.

Espera-se que o Iphan resista às pressões dos deputados evangélicos e não autorize a obra e que o Ministério Público questione esse negócio religioso feito em conluio com o governador Rocha, em um inquestionável atropelo da laicidade do Estado brasileiro. 

Área de 15 mil m² em local do patrimônio
histórico pleitada por deputados evangélicos
para construção de um empreendimento
comercial disfarçado de museu da Bíblia

Com informação e fotos da Agência Brasília e de outras fontes.



Políticos adotam pregação de pastores, e Estado laico tende a desaparecer

Prefeito de Vilhena doa terreno de praça para igreja evangélica

São José do Rio Pardo doa terrenos públicos a evangélicos

O que pode ocorrer com ateus em um país em que 'Deus está acima de tudo'?




Comentários

Anônimo disse…
Esse é aquele que disse que iria ter um parque da Disney no Distrito Federal e a Disney respondeu que não estava sabendo, kkkkkkkkkk

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia