Pular para o conteúdo principal

Criacionistas não podem tirar filha da escola por causa do ensino da evolução

[opinião]

por Paulo Lopes

Moisés Dias e sua mulher, Neiridiana, de Canelas (RS), tiraram sua filha de 11 anos da escola em 2011 por discordarem do conteúdo do ensino e do convívio estudantil.

Os dois recorreram à Justiça para que a menina pudesse ter aulas em casa, com professores contratados, alegando que, como criacionistas, não aceitavam que a escola ensinasse a teoria da evolução à filha.

Darwin constatou
que sobrevive só
quem se adapta

“Não é aceitável ou crível que os homens tenham evoluído de um macaco, como insiste a teoria evolucionista [de Darwin]”, disseram na época.

Além disso, eles não queriam que a filha tivesse “uma educação sexual antecipada” por estar com colegas mais velhos.

Outros pais entraram na Justiça, com alegações parecidas, acrescentando-se a de que o nível de ensino brasileiro é baixo.

Como as decisões judiciais não autorizaram o homeschooling (ensino domiciliar), os Dias recorreram em 2015 ao Supremo Tribunal Federal, que agora, 12 de setembro de 2018, julgou ser ilegal esse tipo de ensinamento.

No STF, houve apenas um voto favorável ao ensino em casa, o do ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo.


A menina da autodenominada "família cristã"  hoje está com 18 anos e não há informação se ela voltou a estudar em um estabelecimento público ou privado.

De qualquer forma, ela agora talvez tenha esclarecimentos para entender que, pela teoria da evolução, o “homem não veio do macaco” e que ambos, como todos os mamíferos, têm uma origem em comum.

É possível, também, que a moça tenha aprendido que a teoria da evolução é o resultado de um trabalho científico e, como tal, por princípio não é definitivo porque sempre estará exposto a novas abordagens.

Nesse caso, o que a jovem poderá fazer é mostrar que a teoria é um equívoco, mas ela tem de provar pelo método científico, usado por Darwin, e não com um único livro, e de fábulas, a Bíblia.

Com informação do STF e de outras fontes.


Aviso por e-mail de novo post

Cinco equívocos que se afirma sobre a teoria da evolução

Ateus defendem com 'beligerância' a teoria da evolução, diz padre

Maioria dos norte-americanos acredita na teoria da evolução




Livro tenta compatibilizar teoria da evolução com fé cristã

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Comentaristas da Jovem Pan fazem defesa vergonhosa do cristianismo bolsonarista

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Deputado quer garantir a inscrição 'Deus seja louvado' nas cédulas no real

MP estuda pedir demolição de templo da Mundial que roubou rua

O Ministério Público do Estado de São Paulo poderá enviar à Justiça um pedido para a demolição do templo que a Igreja Mundial está construindo em São Paulo, no bairro Santo Amaro, zona sul. Com a conivência de autoridades municipais, a construção roubou 137 metros de um terreno previsto em lei para ser o prolongamento da rua Bruges, até a Benedito Fernandes, conforme mostra o mapa acima.   Hussain Aref Saab, que foi diretor do Aprov (Departamento de Aprovação de Edificação), da Prefeitura, teria participado de manobras ilegais para permitir que a igreja de Valdemiro Santiago assumisse um pedaço da rua. A informação é de Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, do Estado de S.Paulo. Saab se afastou do Aprov após denúncias de que ele se tornou proprietário de 125 apartamentos em 7 anos, levantando a suspeita de enriquecimento ilícito. As obras começaram em março de 2011 sem alvará, apenas com documento provisório chamado “direito de protocolo”. Os vizinhos alertaram as autoridade...