Pular para o conteúdo principal

Chile pressiona Igreja a esclarecer queima de arquivos sobre pedofilia


A destruição de prova
 complica a situação
 dos sacerdotes que
 estão sob suspeita de
 acobertarem pedófilos

por Religión Digital

O Ministério Público do Chile enviou três requerimentos à Santa Sé para solicitar os registros canônicos de nove clérigos imputados por abusos sexuais na diocese de Valparaíso, Metropolitana Sur e Araucanía.

Trata-se de um ofício, de caráter reservado, que poderia ter continuidade, com a petição formal do “informe Scicluna” e, finalmente, com um pedido para coletar a declaração do papa Francisco, dentro da investigação global contra o possível encobrimento da Igreja chilena nesses casos, incluindo a destruição de documentos.


“O Ministério Público não descarta apresentar novas solicitações ao Vaticano”, destacaram certas fontes, que recordaram que o organismo investiga 158 pessoas relacionadas à Igreja Católica, em 144 casos de abusos sexuais, ou de outros tipos, contra 266 vítimas, no Chile.

Outra aresta é a destruição de provas “por parte de quem se encontrava encarregada dos arquivos”, tal e como denunciou o fiscal Emiliano Arias. Nesse sentido, o porta-voz da Conferência Episcopal Chilena, Jaime Coiro, assegurou desconhecer uma eventual destruição de documentos sobre abusos sexuais cometidos por sacerdotes.

Os bispos “não tinham antecedentes de destruição de documentos”, destacou Coiro, que adicionou que “não se sabe a que documento se referia, então mal se podem tomar decisão sobe situações que não se conhecem. Na medida que se conheçam, as respectivas jurisdições poderão fazer o próprio”.

Com tradução de Wagner Fernandes de Azevedo para IHU Online. A foto é meramente ilustrativa.


Igreja do Chile tem confraria secreta de pedófilos, denuncia católica

Igreja do Chile tem confraria secreta de pedófilos, denuncia católica

Acobertamento de padres pedófilos acelera declínio da Igreja no Chile



Confiança dos latinos-americanos na igreja cai de 76% para 64%

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Estudantes reagem a colegas que usaram intervalos da escola para proselitismo religioso

Suspeito de desvio de recursos, prefeito evangélico quer doar terrenos públicos a igrejas

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Por unanimidade, TJSP derruba lei de Rio Preto que obrigava oração em escolas

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'