Pular para o conteúdo principal

Estátua de Atena atacada pelo Estado Islâmico já tinha sido alvo dos cristãos, lembra autora


Cristãos atacaram 
Palmira bem antes 
dos islâmicos, 
no século IV

por Leonídio Paulo Ferreira
para o jornal português Diário de Notícias

Formada em Estudos Clássicos por Cambridge e jornalista do The Times, a britânica Catherine Nixey é autora do livro  A Chegada das Trevas - Como os Cristãos destruíram o Mundo Clássico.

Apaixonada pelo mundo clássico, diz que tinha revolta pelo fato de o fim abrupto da civilização greco-romana pelo cristianismo ser pouco ou nada estudado.

O seu fascínio é pelo Império Romano, muito mais do que sobre esses primeiros cristãos fanáticos que relata no livro?

Sou filha de um antigo monge e de uma antiga freira e por isso fui criada a acreditar numa certa realidade sobre a forma como o mundo cristão começou, mas quando me formei em Estudos Clássicos na Universidade de Cambridge li muito e percebi que o que os meus pais me tinham dito não correspondia ao que a história ensinava. Já não conseguia acreditar que esses dois mundos intelectuais, o clássico e o cristão, se dessem tão bem como me tinha sido dito.

Discorda da ideia de que a Igreja Católica é a herdeira do Império Romano?


Sim. Ocupa a mesma área geográfica. O papa está em Roma. E parece o mesmo porque se entrar numa igreja muitos dos traços arquitetónicos vêm dos templos antigos. Muitas igrejas são templos reconvertidos. Mas, para ser correta, não podiam ser mais diferentes o Império Romano e a Igreja Católica.

Decidiu começar o seu livro com uma ideia forte ligada à realidade atual, conta a descrição de um ataque no século IV por cristãos fanáticos a Palmira, na atual Síria, que há bem pouco tempo foi também vandalizada pelo Estado Islâmico. É importante usar algo de interesse do tempo atual para suscitar a curiosidade pelos tempos antigos?

Bem, é a verdade. A mesma estátua de Atena que foi atacada há cinco anos pelo Daesh [Estado Islâmico] porque os seus militantes achavam que era demoníaca foi atacada em 385 por cristãos porque estes achavam que tinha demônios dentro. Esta história tem sido pouco contada.

Esta atitude de fanatismo dos primeiros cristãos como a que conta em Palmira era a regra ou um fenômeno da zona oriental do Império Romano?

Parece estar concentrada na zona oriental do Império Romano. O próprio Império Romano nessa época estava cada vez mais concentrado na parte oriental. A sua influência esmorecia nas atuais França e Inglaterra. Mas há vestígios arqueológicos desta violência em França e até no oeste de Inglaterra, na cidade de Bath, conhecida pelos seus banhos romanos, onde há uma estátua de bronze de Minerva que foi decapitada de forma violenta.


Todas as histórias de santos e mártires no início da cristandade são apenas uma parte da realidade? Também há mártires do Império Romano, pessoas que foram atacadas e mortas pelos cristãos?

Sim. Houve pessoas atacadas pelas multidões cristãs. E não posso deixar de sublinhar que algumas das pessoas que estavam a fazer os ataques também se suicidavam porque lhes tinham dito que no céu receberiam a recompensa cem vezes. Isto é interessante e inesperado. Não se imagina a quantidade de vezes que os governadores romanos imploraram aos cristãos para não se matarem. Em vez das histórias cristãs de que os romanos estavam desesperados para os matar, perguntavam-lhes se não pensavam na mãe. Queriam que se conformassem com o império, não matá-los.

Comparando os primeiros cristãos com os extremistas muçulmanos de hoje há uma grande diferença. O cristianismo era uma jovem religião enquanto o islã tem já 1400 anos.

Não estou dizendo que o fanatismo cristão do século IV e o fanatismo islâmico de hoje são a mesma coisa. No livro discuto isso. Só tento que as pessoas vejam os primeiros cristãos com o olhar com que estes merecem ser vistos. Não devem ser vistos com indulgência. Não devemos achar que tudo estava correto. O fato de a igreja ser nova não a desculpa nem faz que o que fez estivesse correto. E a antiguidade não desculpa o esmagar-se uma estátua. Bandido violento é bandido violento.

De que forma é que a Igreja Católica e outras igrejas cristãs olham para ests passado? Reconhecem esses momentos de extremismo ou tentam reescrever a história de uma forma positiva para elas?

Há inúmeras biografias de Santo Agostinho, por exemplo. Mas não há inúmeros livros sobre a destruição que foi feita dos livros clássicos. O primeiro livro que estuda a destruição de estátuas na zona oriental do Império Romano só foi publicado em 2015.

É culpa dos historiadores ou das igrejas?

Não culpo as igrejas. Bem, é a história. Mas o problema, na minha opinião, é que para ser teólogo em Oxford ou Cambridge até 1871 era preciso ser ordenado vigário. Era preciso pertencer à igreja para estudar a igreja. Para estudar naquelas universidades era preciso seguir a fé da Igreja Anglicana. Era preciso ser cristão e dizer que se acreditava naquilo. E é difícil partir dessa posição e olhar criticamente para a Igreja e para determinado ponto na história, sobretudo o início, visto como o mais puro.

Hoje temos grande admiração pelos clássicos, pelo que os gregos e romanos escreveram. Isso é resultado do renascimento e não da Idade Média, certo?

Alguém escreveu a São Jerônimo perguntando porque se estava a poluir. Era a palavra que usava para se referir à sujidade do mundo clássico. São Basílio dizia às pessoas para se livrarem dos estudos clássicos. Não para se livrarem deles de fato, mas para não os lerem. E havia uma norma que dizia para ficarem longe dos livros pagãos. Eram perigosos. Diziam coisas como há muitos deuses. Ou não há deuses. Diziam que somos todos feitos de átomos. Isto são coisas perigosas para os cristãos lerem.




Estado Islâmico explode Arco do Triunfo de Palmira, na Síria

Satélite confirma destruição de patrimônio histórico pelo EI




Testemunhas de Jeová destroem no México templo de 7 mil anos


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Natanael C. disse…
Isso é lamentável. Um destrói a cultura do outro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes