Pular para o conteúdo principal

Arqueologia registra só duas crucificações e nenhuma é de Jesus

Era mais comum os romanos amarrarem os condenados a postes

Não existem provas de que os romanos crucificavam os condenados, embora historiadores citados por cristãos afirmem que a prática era comum.

Flávio Josefo, por exemplo, afirmam que em 71 a.C. os romanos crucificaram 6.000 escravos.

Mas, até agora, os arqueólogos descobriram provas apenas de duas crucificações na época romana, e nenhuma delas, por motivos óbvios, é de Jesus, que, de acordo com o mito cristão, ressuscitou no terceiro dia após ter morrido.

Crucificação: mito?  

O primeiro indício de crucificação romana foi descoberto em 1968, em um esqueleto de um homem de cerca de 25 anos do século 1.

Os ossos de uma segunda vítima por esse método foi encontrado em 2018, em uma escavação para construção de um gasoduto no norte da Itália.

Como os dois esqueletos não contam, por serem numericamente irrelevantes, entre as possíveis explicações para a inexistência de provas de crucificação destacam-se duas:

1 — Jesus Cristo na verdade foi amarrado em um poste, método de tortura usado pelos romandos, de acordo com alguns historiadores.

2 — A crucificação faz parte da narrativa cristã para dar credibilidade a um mito.

> Com informação do Archaeological and Anthropological Sciences e outras fontes.

Livro sobre a não crucificação de Cristo vira best-seller

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Seis inconsistências na construção do mito Jesus

Comentários

bado disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…

Em suma;

"- Os bispos católicos criaram o novo testamento do livro bíblia. Eles sabem que esse Jesus Cristo é um MITO Romano.

- Historiadores católicos se contorcem quando leem que o Papa Júlio II (1443-1513) disse: “Muitos religiosos vivem suas vidas em torno de uma ficção” "Os cristãos são instáveis, iletrados, massas supersticiosas" (Enciclopédia de Diderot, 1759)

- Já o Papa Paulo III (1534-1549) disse: "não há nenhum documento válido para demonstrar a existência de Jesus Cristo". Ele foi um dos muitos papas que negavam a existência de Jesus Cristo.

- Papa Bonifácio VIII (1294-1303) se levantou em um Conselho Geral da Universidade de Paris e na frente do rei Filipe da França, 5 arcebispos, e 22 bispos disse; “Não houve Jesus Cristo e a Eucaristia é apenas farinha e água. Maria não era mais virgem do que a minha própria mãe, e não há mais mal em adultério do que esfregar as mãos” (A História dos Papas, Dr. Joseph McCabe, Reitor da Universidade de Buckingham;. D de 1955; CA Watts and Co, de Londres, também, Encyclopedia Britannica)

- O Papa Leão X em 1514, em companhia de 7 íntimos (Annales Ecclesiastici) no Vaticano, elevou um cálice de vinho para o ar e bradou: "Como bem sabemos o que uma superstição rentável esta fábula de Cristo tem sido para nós e nossos predecessores". Pronunciamento do Papa Leão X está documentado nos autos do cardeal Pietro Bembo (Suas cartas e comentários sobre o Papa Leão X, Reprint 1842) e Cardeal Jovius (De Vita Leonis X, publicado originalmente em 1551)."

Unknown disse…
Nem Espártaco existiu,há controvérsias
Sônia Regina disse…
https://www.youtube.com/watch?v=xYSd_V-BMVQ
Unknown disse…
Jesus Cristo ele é o senhor..o rei da gloria. Não precisa quê o homem creia nele quem nele não crê era pôr nao crê. O homem crendo ou não crendo nunca vai mudar o que ele é .O EU SOU. O REI DA GLÓRIA. O ADORADO .O EXALTADO SENHOR JESUS CRISTO.
Unknown disse…
Olá. Existe um ponto fraco na argumentação. Como o autor do artigo bem sabe, não era normal enterrar o crucificado, ou seja: o corpo apodrecia na cruz, poderia ser comido por bichos ou jogado em qualquer buraco. Depois de acabarem as crucificacoes no período do imperador Constantino (séc IV) como um arqueólogo ou legista vai ter certeza que esses corpos foram crucificados? São 1700 anos de espaço de tempo. Afinal, a ossada não fica paradinha e embaixo da terra no mesmo lugar e assobiando para o arqueólogo, e dizendo: venha cá, senhor arqueólogo, me desenterre. Os ossos de muitos, com certeza foram destruídos durante contrucões, explosões, etc. Ossos foram separados e etc. É como daqui a 2000 anos alguém falar que não houve execuções de cadeira elétrica, porque não há indícios forenses. No corpo de um crucificado com pregos, pode ter no máximo umas fraturas as quais só se terá certeza que é de uma crucifixao se vier os cravos de brinde junto do que restou. Se o cara só for amarrado, aí que não dá pra saber, mesmo. Então poucos indícios forenses das crucificacoes não provam que não as houveram e nem que Jesus não tenha sido crucificado e menos ainda que não tenha existido.
ApCoelho disse…
Não há evidências de que o autor desse artigo tenha mais que um neurônio!
Afonso Guedes disse…
Achei curioso o número citado por Flávio Josefo, 6.000.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)