Pular para o conteúdo principal

Supremo Tribunal Federal confirma que é confessional


No STF, crucifixo fica acima
do brasão da República

O idealismo que herdei de minha juventude tem me ajudado a atenuar meu pessimismo em relação aos rumos da humanidade, mas também me tem sido a causa de decepções, como ocorreu com a decisão do STF de institucionalizar o ensino religioso confessional nas escolas públicas.

Previ o empate de votos dos ministros e até o último instante achei que a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo, pudesse decidir pelo ensino não confessional, que é o que se espera de uma sociedade civilizada, verdadeiramente democrática e tolerante.

O voto da Carminha, como agora já está registrado na história, foi um vexame.

Como outros ministros que votaram pelo proselitismo religioso nas escolas, ela usou como argumento o Estado laico para detonar o Estado laico.


Se Carminha não tivesse se valido de argumentação tão pífia, a sua biografia não ficaria tão maculada.

A menção ao ensino religioso na Constituição de 1988 é mais um resultado do “jeitinho brasileiro”.

Querendo agradar a Igreja Católica, mas sabendo que uma democracia não tem religião oficial, os legisladores constitucionais instituíram o ensino religioso, porém facultativo.

Trata-se de um ensino na prática confessional, porque na época, como até hoje em certa medida, as escolas adotam a cartilha católica. E em muitas delas o ensino facultativo é... obrigatório.

Às vezes, ou quase sempre, o idealismo cega as pessoas, como ocorreu comigo agora.

Eu ainda não tinha dado conta de que, a rigor, o Supremo Tribunal Federal do Brasil é confessional, se reporta a um credo, conforme, aliás, indica o crucifixo que paira em seu plenário, acima do brasão da República.

Portanto, dos males, o ensino confessional é o menor.

Mas meu idealismo ainda resiste.





STF cometeu crime ao autorizar ensino religioso confessional

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Pesquisadores cristãos submetem o poder de cura da oração ao método científico. E ficam decepcionados

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Evangélico diz ter como missão divina produzir Leão de Judá Cola

Magalhães mostra o refrigerante ungido Moisés Magalhães (foto) gravou um vídeo onde afirma que Deus lhe pediu que produzisse o Leão de Judá Cola para substituir no Brasil e no mundo a Coca-Cola, a “bebida do diabo” “A Coca-Cola, escrita ao contrário, significa ‘Alô, diabo’”, diz o empresário, que é seguidor da Igreja Universal. Recentemente, pastores reclamaram contra um vídeo da Red Bull que faz uma brincadeira com Jesus, no episódio em que ele anda sobre as águas. Contra o vídeo do refrigerante ungido de Magalhães não há até agora nenhuma reclamação. "Coca-Cola é água suja do inferno" Empresa diz que vende produtos 100% Jesus para combater Satanás. novembro de 2009 Comerciais polêmicos.       Coisas do diabo

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Secularização avança na Islândia. Casamentos civis superam os religiosos

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal