Pular para o conteúdo principal

Jovens sem religião caminham para o ateísmo, afirma estudiosa


Jovens que passam
 por várias religiões
 tendem para o 
ateísmo e agnosticismo

Parte dos jovens entre 15 e 29 anos que declaram não ter religião está em transição para o ateísmo e agnosticismo, afirmou a socióloga e estudiosa de religião Silvia Fernandes.

De acordo com ela, trata-se de uma transição ainda incipiente em termos de números, mas merece estudo porque se encontra “em ritmo ascendente”.

“Há diversas modalidades de ateísmo e agnosticismo juvenil, mas o que temos visto é que, geralmente, ambas as identidades são decorrentes de experiências que os jovens interpretam como negativas ou traumáticas em suas vidas e que os levaram a abandonar a religião anterior ou as religiões anteriores”, disse.


“Vários deles [jovens] passaram por várias religiões até chegarem ao ateísmo, o que mostra que tanto a identidade de ‘sem religião’ quanto a de ateu ou agnóstico perfizeram-se processualmente ou estão ainda em construção.“

Silvia Fernandes está pesquisando jovens sem religião, ateus e agnósticos do Rio de Janeiro e região metropolitana. A maioria dos entrevistados mora na Baixada Fluminense.

Ela disse que a pesquisa tem usado o método “bola de neve”: um jovem indica colegas ou amigos para responder a um questionário.

Falou que a maioria dos entrevistados está fazendo curso superior e que tem detectado ateus e agnósticos nas camadas altas, médias e populares.

A socióloga afirmou que os jovens, além da decepção com religiões, estão se tornando ateus também diante de “uma perspectiva mais racionalista”, a partir de leituras científicas e do acesso ao conhecimento em geral.

Ele constatou, também, que, na região metropolitana do Rio de Janeiro, “a desvinculação ou a desinstitucionalização religiosa entre os jovens é maior do que a adesão ao pentecostalismo”.

Informou que o índice dos jovens sem religião, ateus ou agnósticos é 2% maior do que a população brasileira, mas no Estado do Rio de Janeiro a diferença é de 7 pontos percentuais.

Com informação do IHU Online.


Crescimento do ateísmo no Brasil preocupa Igreja Católica

Sou imune a um tipo de insanidade mental, a da crença

Ateísmo mundial se expande e enfrenta maior discriminação





Ateísmo é a evolução lógica da religião, diz Richard Dawkins

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

  1. SE ao menos cumprinsem a lei e o ECA em proteger os menores, o nivel poderia ser mais alto. Crianças e adolescentes tem o direito de aprender a pensar, quando adultos que sigam alguma crendice, caso queiram.
    Mas lógico que ensinar a parender a pensar seria perigoso aos sedentos pelo poder. Políticos, quase todos, querem gado, nunca pensadores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados na semana

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Religião não é importante para a maioria dos alemães, apura pesquisa