Pular para o conteúdo principal

Jovens sem religião caminham para o ateísmo, afirma estudiosa

Leituras científicas e acesso ao conhecimento em geral levam as pessoas ao ateísmo

Parte dos jovens entre 15 e 29 anos que declaram não ter religião está em transição para o ateísmo e agnosticismo, afirmou a socióloga e estudiosa de religião Silvia Fernandes.

De acordo com ela, trata-se de uma transição ainda incipiente em termos de números, mas merece estudo porque se encontra “em ritmo ascendente”.

“Há diversas modalidades de ateísmo e agnosticismo juvenil, mas o que temos visto é que, geralmente, ambas as identidades são decorrentes de experiências que os jovens interpretam como negativas ou traumáticas em suas vidas e que os levaram a abandonar a religião anterior ou as religiões anteriores”, disse.


“Vários deles [jovens] passaram por várias religiões até chegarem ao ateísmo, o que mostra que tanto a identidade de ‘sem religião’ quanto a de ateu ou agnóstico perfizeram-se processualmente ou estão ainda em construção.“

Silvia Fernandes está pesquisando jovens sem religião, ateus e agnósticos do Rio de Janeiro e região metropolitana. A maioria dos entrevistados mora na Baixada Fluminense.

Ela disse que a pesquisa usa o método “bola de neve”: um jovem indica colegas ou amigos para responder a um questionário.

Falou que a maioria dos entrevistados está fazendo curso superior e que tem detectado ateus e agnósticos nas camadas altas, médias e populares.

A socióloga afirmou que os jovens, além da decepção com religiões, estão se tornando ateus também diante de “uma perspectiva mais racionalista”, a partir de leituras científicas e do acesso ao conhecimento em geral.

Ele constatou, também, que, na região metropolitana do Rio de Janeiro, “a desvinculação ou a desinstitucionalização religiosa entre os jovens é maior do que a adesão ao pentecostalismo”.

Informou que o índice dos jovens sem religião, ateus ou agnósticos é 2% maior do que a população brasileira, mas no Estado do Rio de Janeiro a diferença é de 7 pontos percentuais.

Com informação do IHU Online.

• Crescimento do ateísmo no Brasil preocupa Igreja Católica

• Sou imune a um tipo de insanidade mental, a da crença

• Ateísmo mundial se expande e enfrenta maior discriminação

Comentários

SE ao menos cumprinsem a lei e o ECA em proteger os menores, o nivel poderia ser mais alto. Crianças e adolescentes tem o direito de aprender a pensar, quando adultos que sigam alguma crendice, caso queiram.
Mas lógico que ensinar a parender a pensar seria perigoso aos sedentos pelo poder. Políticos, quase todos, querem gado, nunca pensadores.
Anônimo disse…
Livro . Leitura recomendada!!
*DEUS com HUMOR -Uma Biografia Não Autorizada*,
sobre a Bíblia e Cristianismo .
É uma crítica literária sobre Boatos & Fatos, anedotas e piadas para rir muito mas também ser levado a sério.
Filosofia, História, Humanismo Secular Moderno, Ateísmo, Espiritualidade, Iluminismo em defesa da Ciência e da Razão.
Impresso, nas 657 págs, tamanho 23x16, em papel pólen levemente amarelado para fácil leitura, ilustrações e charges a cores do Nani.
Receba de mente aberta as interpretações, os mistérios e segredos ( Admonitum = versão não religiosa) da Bíblia como você nunca leu.
Nada contra a fé e crença religiosa de cada um. Mas sim um manifesto humanista contra o negacionismo, a ilusão, superstição e o sobrenatural.
Antes de adquirir, um dos melhores livro do mundo,
leia o Sumário, opiniões de leitores e conteúdo da obra!
*Vendas nos Sites*:
Amazon e
Estante Virtual...e:
www.deuscomhumor.com

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas