Pular para o conteúdo principal

Brancos são 60,6% dos fiéis de religiões afro-brasileiras em SP



A maior parte dos seguidores de religiões de matriz africana em São Paulo é composta por brancos, na proporção de 60,6%.  Em seguida vêm pardos (25,5%), pretos (13,1%) e indígenas (0,2%). Juntando-se pretos com pardos, na classificação “negros”, o percentual é de 38,6%.

Seguidores de religiões afrodescendentes

Esses dados são do estudo “Diversidade Étnico-racial e Pluralismo Religioso no Município de São Paulo”, feito a partir do recenseamentos de 2000 e de 2010 do IBGE por iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O advogado Hédio Silva Júnior, autor do estudo, disse que os dados detonam a senso comum segundo o qual essas religiões “são de pretos e ignorantes”.

Embora os seguidores dessas religiões sejam discriminados, principalmente por pastores neopentecostais, houve uma significativa expansão do contingente, de 43,8% em dez anos.

No total, 50.794 pessoas declararam ser de umbanda, 18.058 do candomblé e 854 de outras religiosidades afro-brasileiras.

A soma representa 0,6% das 48 religiões ou convicções filosóficas declaradas.

O estudo afirma que muitos fiéis não se identificam publicamente por temer perseguição religiosa.

A maior parte (56,36%) é de mulheres, que ao menos têm ensino médio completo.

Do total (homens e mulheres), 23,93% têm ensino superior completo e outros 35% concluíram o ensino médio.

Somente 27% deles ganham mais de três salários mínimos.

Com Com informação e gráficos do estudo “Diversidade Etnico-racial e Pluralismo Religioso no Município de São Paulo” e de outras fontes.

Envio de correção.



Brancos representam 70% dos ateus da cidade de São Paulo

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Mulheres tendem a ser mais religiosas que os homens, mas nos EUA geração Z pode mudar isso

Documentário relata abusos sexuais do autor dos mosaicos do Santuário de Aparecida