Pular para o conteúdo principal

Crer em deuses oniscientes é adaptação biológica, diz autor

por Hélio Schwartsman
para Folha

A religião vai acabar? A resposta é "provavelmente não". Embora Deus esteja no fundo do poço na Europa, particularmente nos países do norte, onde a frequência a igrejas e a crença em entidades sobrenaturais só despencam, o ser humano vem de fábrica com uma série de vieses cognitivos que praticamente imploram para que sejamos religiosos. Essa é a tese do biólogo evolucionista e cientista político Dominic Johnson, de Oxford.

Biólogo defende a tese
de que o medo de Deus
nos faz humano
Em seu God Is Watching You: How the Fear of God Makes Us Human ("Deus está de olho em você: como o medo de Deus nos faz humanos"), Johnson busca mostrar que religiões, em especial as que postulam a existência de seres mágicos que tudo veem e punem severamente nossos desvios, são uma adaptação biológica. Aqui, o autor se opõe a ateus mais militantes, como Richard Dawkins, para quem a religião é só um efeito adverso de módulos mentais que evoluíram para outras finalidades.

O ponto central de Johnson é que o egoísmo calculado, isto é, a estratégia de sempre tentar tirar vantagem do grupo quando ninguém está olhando, funciona muito bem para mamíferos sociais. Nós nos valemos bastante dela até que desenvolvemos a linguagem articulada, criando assim a fofoca e ampliando a possibilidade de fazer alianças políticas. Aí praticamente todos no grupo ficavam a par de tudo o que fazíamos. O egoísmo tornava-se perigoso.

A solução da evolução foi intensificar vieses que já estavam em nós, como a tendência a ver seres animados em tudo e a crença num mundo justo, que acabaram resultando em religiões povoadas por deuses e espíritos punitivos. O sujeito que se acreditava vigiado o tempo todo se comportava de forma mais cooperativa, evitando punições pelo grupo.

O livro é muito interessante e persuasivo. A parte que não me convenceu tanto é aquela em que o autor sugere que a religião continua hoje tão necessária quanto no Pleistoceno.

Este texto foi publicado originalmente com o título "De olho em você". 





Crente só é solidário com pessoa da mesma fé, sugere estudo

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)