Pular para o conteúdo principal

Crente só é solidário com pessoa da mesma fé, sugere estudo


Não há indício
de que a caridade é 
inerente da religião

Estudo da Nottingham University Business School, do Reino Unido, sobre o papel das religiões na vida pública revelou que os crentes só são solidários ou altruístas com pessoas que professam a sua fé, mantendo-se indiferentes quando não sabem da crença (ou ausência dela)  do próximo.

Especialistas em comportamento humano pediram a um grupo de pessoas da Malásia de diferentes crenças e não religiosas que participassem de atividades atribuindo a cada uma delas uma quantia imaginária de dinheiro.

Inicialmente, cada participante foi convidado a doar o dinheiro ou parte dele a outra pessoa, havendo a opção de não fazer nenhum repasse.


Os pesquisadores observaram que havia pouca diferença de nível de generosidade na comparação de cristãos, hindus, muçulmanos, budistas entre si e na comparação entre crentes e os sem religião.

Depois, com os participantes revelando sua religião ou ausência dela em uma placa, verificou-se que as pessoas ficaram três vezes mais generosas, mas somente em relação a quem tinha a sua religião. Cristãos foram solidários com cristãos, etc.

O professor Robert Hoffmann, coautor do estudo, disse que, nessas circunstâncias, os participantes ficaram “nitidamente mais confiantes e generosos”. “Alguém poderia imaginar que a caridade é inerente às pessoas de fé, mas não descobrimos nenhuma evidência nesse sentido”, disse.

Ele concluiu que as religiões não afetam o comportamento dos crentes em relação às pessoas em geral, mas, o que é preocupante, interferem em seu relacionamento com os integrantes de diferentes grupos.

Outra pesquisa — feita pela Universidade da Califórnia (EUA) e divulgada em 2012 — mostrou que os ateus são mais caridosos com pessoas estranhas que os religiosos.

Com informação do The Telegraph.


Ateus são mais caridosos que crentes, sugere estudo

Não religioso britânico se dedica ao voluntariado igual ao religioso

Crentes desconfiam de ateus tanto quanto de estupradores




Preconceito contra negro e gay recua nos EUA, não contra ateu

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes