Pular para o conteúdo principal

Milhares de imóveis do Vaticano valem mais de 1 bilhão de euros

por  Giacomo Galeazzi
para Vatican Insider

Igreja tem casas
 e apartamentos
luxuosos
“Para respirar essa atmosfera sensual típica das casas dos altos prelados da magnífica corte pontifícia. Três suítes desta morada no centro do centro histórico renascentista a 100 metros da Praça Navona...”. Esta é a intrigante mensagem publicitária que se encontra no sítio do Bucardo, oferecendo luxuosas residências para alugar. O Vaticano não tem nada a ver com sua administração, mas é o proprietário delas. As propriedades fazem parte dos imóveis da Congregação Propaganda Fide, cujo cardeal também é chamado de “Papa vermelho” pelos bens que ele administra para angariar dinheiro para as missões.

Um dos capítulos do Vatileaks 2.0, baseado nos documentos da cuidadosa investigação interna realizada pela própria Santa Sé, está relacionado com “os imóveis do Vaticano”.

Sob esta denominação encaixam-se milhares de apartamentos da capital, que pertencem a 26 diferentes instituições (pode-se ler em um relatório da Cosea) “ligadas à Santa Sé”. Bens imóveis no valor total de um bilhão de euros no final de 2012, mas que na realidade, de acordo com o valor do mercado, poderiam valer quatro vezes mais, e atingiram, em 2013, uma renda total de 88 milhões de euros.

Relatórios e investigações judiciais dos últimos anos jogaram luz sobre os nomes dos inquilinos e ex-inquilinos que arrendam ou compraram as residências mais belas e centrais da Propaganda Fide, que possui cerca de 500 apartamentos em aproximadamente de 60 edifícios, administrados autonomamente em relação à administração central da Santa Sé.

Apartamentos na Praça da Espanha, na Via delle Vite e na Via Sistina, na Via Margutta e na Via del Babuino. Nelas moram políticos, empresários e jornalistas, que às vezes pagam impostos mais baixos do que aqueles praticados pelo mercado em troca de reformas custeadas pelo inquilino, como no caso do jornalista e diretor de TV italiano Bruno Vespa.

Mas o verdadeiro tesouro das casas é da Apsa, a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, que tem funções de “banco central” do Vaticano, que administra seus “assets” de bens móveis e imóveis (um patrimônio de 2,7 bilhões de euros) para “obter os recursos necessários para o cumprimento das funções da cúria romana”. Uma parte substancial dos mil apartamentos administrados pela Apsa encontra-se nas proximidades do Vaticano.

“As casas da Apsa – explica à La Stampa um prelado que trabalhou muito tempo no “banco central” – são destinadas, cerca de 70%, aos funcionários da Santa Sé a um preço de aluguel reduzido em relação ao valor de mercado das moradias na mesma zona”. 

Esta redução de aluguel representa “um complemento do salário e um benefício para os funcionários vaticanos”. As 30% restantes são alugadas para pessoas externas “que fazem um pedido, a um preço mensal 15% inferior ao valor do mercado do apartamento”. Os preços são vantajosos, no entanto, não são baratos.

Tanto para os funcionários como para os aspirantes a inquilinos externos, as listas de espera são mais longas. “Muitos de fora – confia o monsenhor – se fazem recomendar por prelados e personalidades vaticanas para obter a moradia”. Conhecidos e amizades representam um pé na porta. Algumas das moradias da Via di Porta Angélica foram alugadas para inquilinos que não trabalham no Vaticano e “está sendo avaliando se vale a pena fazer o mesmo com os apartamentos que se encontram em outros palácios hoje ocupados exclusivamente por cardeais e bispos na Praça da Cidade Leonina e do Santo Ofício, ao lado da Praça São Pedro”. Cartórios, escritórios de representação de instituições internacionais ou embaixadas estão interessados em alugar. O Governadorado e a Apsa contrataram alguns arquitetos para dividir grandes residências em apartamentos menores.

“A tarefa revelou-se complicada – explicou o prelado –, porque em grande parte trata-se de casas antigas e fazer modificações nas tubulações e na rede de água torna-se caro. Conseguimos fazer isso em alguns casos, como, por exemplo, em um apartamento no Palácio do Santo Ofício, onde de uma casa de 400 metros quadrados obtivemos um segundo apartamento menor”. O aluguel foi ajustado, não sem os protestos dos inquilinos. Mas havia filhos ou netos de funcionários vaticanos que continuaram a pagar apenas 500 euros por mês por um apartamento de 150 metros quadrados em zonas centrais da capital. “Em alguns casos os apartamentos foram ocupados por pessoas diferentes que não tinham o direito de pagar o aluguel a preço reduzido”.

De acordo com a Cosea, “existem importantes deficiências estratégicas na forma como os imóveis são administrados: somente com o ajuste dos preços dos aluguéis ao mercado, inclusive mantendo o empenho de oferecer casas com aluguéis favoráveis para os funcionários, a comissão calculou um possível aumento da renda de pelo menos 25 milhões ou 30 milhões de euros.

A reforma deveria trazer mais transparência, menos privilégios para os amigos dos amigos, uma maior atenção às situações de necessidade e mais bom senso.

Com tradução de André Langer.para IHU Online.





Vaticano comprou imóveis com dinheiro de Mussolini, diz jornal

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...

Andréa Beltrão crê em pessoas, não em Deus. 'Sou cética'

Atriz afirma  que só crê nela Andréa Beltrão (foto) chamou um padre para rezar no velório do seu irmão — ele morreu aos 19 anos de um aneurisma cerebral. A atriz tomou essa providência porque era o que parentes e amigos do seu irmão esperavam que houvesse. Se dependesse apenas dela, não haveria sacerdote no velório. Beltrão é ateia assumida.