Pular para o conteúdo principal

Vaticano comprou imóveis com dinheiro de Mussolini, diz jornal


Igreja lucra
 até hoje com 
apoio de Mussolini

O Vaticano tem em Londres dezenas de imóveis — alugados para bancos, escritórios e joalheiras de luxo — que foram comprados com o dinheiro que o papa Pio XI (Ambrogio Damiano Achille Ratti, 1857-1922), recebeu do ditador Benito Mussolini (1883-1945) em troca do reconhecimento do regime fascista. Fez parte dessa negociação o Tratado de Latrão, que deu ao Vaticano o status de Estado, independente da Itália.

A informação é do jornal britânico The Guardian, que, noticiou, tem provas encontradas em arquivos públicos antigos e históricos de empresas de que as propriedades pertencem ao Vaticano.


De acordo com o jornal, o Vaticano investiu o dinheiro que recebeu de Mussolini em paraísos fiscais, até que o montante chegasse ao longo dos anos a € 680 milhões (US$ 904 milhões). A Santa Sé usou parte desse dinheiro para comprar imóveis no Reino Unido e em outros países europeus em 2006, durante a  bolha imobiliária (preços em alta).

No Reino Unido, segundo o jornal, o Vaticano comprou propriedades na Praça St. James, em Londres, e na cidade de Coventry. Em cidades francesas e suíças, a Santa Sé tem edifícios de apartamentos.

As propriedades na Praça St. James estão em nome da companhia britânica GroLux Investments Ltda., cujo acionista majoritário seria o Vaticano. O jornal conseguiu identificar dois outros acionistas, os banqueiros católicos John Varley (executivo do banco Barclays) e Robin Herbert (ex-executivo do banco Leopold Joseph).


The Guardian enviou cartas para os dois perguntando sobre os principal acionista da companhia, mas não obteve resposta. O jornal também questionou John Jenkins, contador da GroLux. Ele disse que não poderia dizer quem é o dono da companhia — a legislação britânica permite esse sigilo. "Não estou autorizado pelo meu cliente a fornecer qualquer informação", disse.

Também procurado pelo jornal, o arcebispo Antonio Mennini, representante do Vaticano em Londres, comunicou que não falaria sobre o assunto.

O jornal criticou o Vaticano por manter em sigilo o dinheiro que recebeu do regime fascista, porque, se isso poderia ser compreensível durante a guerra, agora não faz mais sentido.

Pio XI é o autor da encíclica Quadragesimo Anno, que faz dura crítica à ganância internacional dos capitalistas.

Com informação do The Guardian.



Igreja ajudou fascismo até com fornecimento de armas

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento