Pular para o conteúdo principal

PEC da redução da maioridade se baseia em trecho bíblico

Pastor Domingos, autor
da PEC, se baseou no
Velho Testamento
O texto da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para redução da maioridade penal, a partir dos 16 anos, tem como base a Bíblia, o que é incomum, porque, em recurso de tal importância, as justificativas são as mais concretas possíveis, como dados estatísticos.

A controvertida PEC 171/1993 passou sem dificuldade pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados. Ela foi apresentada pelo então deputado Benedito Domingos (PP/DF), 76, na foto. Ele é pastor.

Em sua justificativa, Domingos citou o Velho Testamento, onde “o profeta Ezequiel nos dá a perfeita dimensão do que seja a responsabilidade pessoal, [porque] não se cogita sequer de idade: ‘A alma que pecar, essa morrerá’ (Ez.18).

Por esse trecho da Bíblia, na interpretação de Domingos, a punição penal pode abranger não só menores a partir de 16 anos, mas de todas as idades.

Curiosamente, em outro trecho de sua justificativa, Domingos parece aceitar a violência cometida por um menor de idade, se for para defender o povo de Deus.

Ele argumentou que o jovem Davi pode se comparado “ao urso e ao leão" porque "matou com suas mãos” quando teve de atacar o gigante Golias, que insultou a Deus.

A tramitação da PEC 171/1993 é a mais longa da Câmara e, mesmo assim, não deverá chegar tão cedo ao plenário, se chegar, por causa do debate emocional que sucinta. Uma comissão especial de deputados vai cuidar dela.

Embora os menores de idade sejam responsáveis por menos de 1% dos atos de violência, de acordo com a Datafolha, a maioria da população é favorável à redução da maioridade penal.

Com informação da PEC 171/1993 e de outras fontes, com foto de divulgação. 





Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih