Pular para o conteúdo principal

Leitura de Bíblia em escolas de Içara é inconstitucional, julga TJ


Vereador Osmar Santos
é o autor da lei que foi
sancionada em 2011
Por unanimidade, o Órgão Especial do TJ (Tribunal de Justiça) de Santa Catarina julgou procedente a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo Ministério Público contra a lei de Içara que obriga a leitura de versículos da Bíblia na rede municipal de ensino.

Içara tem cerca de 60.000 habitantes e fica 190 km de Florianópolis. O atual prefeito da cidade é Murialdo Canto Gastaldon (PT).

O desembargador Sérgio Roberto Bassash Luz, relator do caso, argumentou que a lei fere a laicidade do Estado, que determina que as instâncias de governo se mantenham neutras diante de qualquer crença.

As escolas de Içara, portanto, vão ter de suspender a leitura bíblica, que tinha de ser feita de manhã, à tarde e à noite.

De autoria do vereador Osmar Manoel dos Santos (PP), na foto acima, a lei 2965/2011 foi sancionada pelo então prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB).

Santos já foi suspeito por compra de votos, sendo inocentado pela Justiça Eleitoral por falta de prova.

Cidadãos de Içara acusam o vereador de ser homofóbico. Em 2011, ele declarou ter ficado “triste” com a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal “desse tipo de coisa: o casamento de gays e lésbicas”.



Janot pede ao Supremo veto às leis que impõem Bíblia às escolas

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Deputada do Amazonas tenta de novo aprovar punição a vilipêndio ao cristianismo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Padres pedófilos esvaziam igrejas de Arapiraca

Igrejas de Arapiraca tiveram de ser fechadas temporariamente por falta de fiéis, que ficaram chocados com as denúncias de pedofilia envolvendo pelo menos três padres da cidade. Batizados e casamentos foram adiados. Arapiraca é uma cidade alagoana de 209 mil habitantes que fica a 130 km de Maceió, a capital. O bispo Valério Brêdo afastou os sacerdotes Luiz Marques Barbosa, Edílson Duarte e Raimundo Gomes. Os três são acusados de terem relacionamento sexual com jovens que por eles teriam sido aliciados ainda na adolescência, quando eram coroinhas. O SBT transmitiu trechos de um vídeo (foto) no qual aparecem Barbosa, de 82 anos, e Fábio Ferreira, 20, fazendo sexo oral mútuo. Ferreira disse que sofre abuso desde os 9 anos e que, aos 10, se queixou à polícia, e nada foi feito. No vídeo, o sexo é consensual. As imagens repercutiram em todo o mundo, inclusive no Vaticano, já abalado pelas denúncias de que a prática de pedofilia tem sido comum entre os padres de países como a Irlan...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Número de ateus no Brasil é de 2,1 milhões, 1% da população, revela pesquisa