Pular para o conteúdo principal

Justiça de Goiás nega a aluno adventista abono de faltas

Estudante quer que 
escola se submeta à
interpretação da Bíblia
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás negou à estudante Thais Gonçalves Molina Lucas o privilégio de obter abono de faltas no curso de administração da UEG (Universidade Estadual de Goiás), em Anápolis, a 55 km de Goiânia.

Thais é da Igreja Adventista — religião cujos seguidores não podem ter qualquer atividade entre o pôr do sol de sexta-feira e o de sábado.

O que ela pretende é que a UEG, um estabelecimento de ensino público — portanto, do Estado laico brasileiro — compatibilize sua grade horária e calendário de provas a um dogma adventista. Ou seja, pelo que pediu na Justiça, Thais quer que a universidade não só se submeta à Bíblia, como também a uma interpretação muito particular dela, a adventista.

Para Anísio Pereira Araújo, advogado de Thais, a sua cliente não está reivindicando um privilégio da universidade, mas o que quer é apenas o que está na Constituição, que garante a liberdade de crença.

“Ela não pede nenhum favor”, disse ele ao G1. Argumentou que, para compensar as faltas na universidade, Thais pode fazer trabalho escolar ou assistir aulas e fazer provas em dias e horários compatíveis com sua religião.

Valter Campos, coordenador geral da Pró-Reitoria, disse que, de fato, a Constituição garante a liberdade de culto, mas inexiste uma legislação que obrigue uma instituição de ensino a se pautar por dogmas religiosos.

No entendimento dele, há, no caso, o agravante de que a universidade teria de abrir um precedente, e alunos de outras religiões poderiam também pedir tratamento diferenciado. “Imagine [o que ocorreria] em um universo de milhares de alunos com diversos credos.”

Moreira: abono
seria uma afronta
Antes da decisão do Tribunal, Thais Lucas tinha obtido uma liminar de um juiz que lhe garantia provisoriamente o privilégio. A UEG entrou com recurso, pedindo o julgamento do mérito da questão. Agora, é a estudante que poderá recorrer contra a decisão do Tribunal. A esse respeito, seu advogado ainda não se manifestou publicamente.

O recurso da universidade foi julgado no dia 13 de janeiro, tendo como relator o desembargador Fausto Moreira (foto).

Para Moreira, a concessão à estudante de abono das faltas seria uma afronta ao princípio constitucional da isonomia.

Além disso, o desembargador argumentou em sua sentença que Thais, quando se matriculou, sabia dos dias e horário das aulas, cabendo à estudante, portanto, seguir as regras que se aplica a todos, “e não buscar subterfugiu fora por causa de uma crença”.

Com informação da íntegra da sentença e de outras fontes e fotos de divulgação.





Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes