Pular para o conteúdo principal

Missionário mórmon questiona sua própria pregação e vira ateu


Hawkins não
aceitou contradições
das escrituras

O americano Elder Hawkins (foto), 21, passou 23 meses nas Filipinas como missionário da Igreja Mórmon. Disse que perdeu a conta das abordagens às pessoas, que eram assim:

"Olá! Meu nome é Elder Hawkins, e este é o meu companheiro Élder Thompson. Somos missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e gostaríamos de compartilhar as verdadeiras palavras de Cristo. Podemos partilhar com você a nossa mensagem da expiação de Cristo?"

A sua adaptação nas Filipinas foi difícil por causa do choque cultural e da diferença de qualidade de vida. “Chorei todas as noites da minha primeira semana nas Filipinas.”

Ele teve de morar em uma casa sem banheiro e infestada de ratos e baratas. E temeu pela sua segurança. Rezou para que não levasse um tiro ou fosse molestado sexualmente.

Contudo, o que mais incomodava Hawkins foram as contradições das doutrinas mórmons.

Contou que, antes mesmo de iniciar o seu trabalho de “campo” nas Filipinas, nas nove semanas de sua preparação no Centro de Treinamento de Missionários, em Utah, ele começou a questionar os ensinamentos da religião.

Hawkins se lembrou do dia em que, na sala de aula, ao estudar a seção 132 da Doutrina e Convênio, achou que não estava conseguindo entender o texto, que, suspeitava, era intrincado demais para seu conhecimento sobre o mormonismo.

Pela sua interpretação d\quele texto, o mórmon tem de se casar com pessoa da mesma religião e em templo da Igreja. Se não for assim, ele não obterá a vida eterna. E terá de se conformar com a designação de sua mulher para um homem mais digno, aqui na Terra e no céu.

Hawkins disse que, na época, ficou preocupado porque, pelo seu entendimento, parte de sua família e de seus melhores amigos que não são mórmons estavam sem esperança alguma de salvação, com
lugar já garantido no inferno.

Ele procurou esclarecimentos de seus professores, mas o que obteve foi a confirmação do que já suspeitava ser a doutrina mórmon.

Por procurar acabar com suas dúvidas, ele foi repreendido pelos professores por estar dando ouvidos ao Satanás, colocando o livro sagrado sob suspeição.

Além disso, líderes da igreja escreveram na ficha dele que tinha dificuldade para se levantar cedo e que suas opiniões sobre o aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo eram “vergonhosas”.

Depois, nas Filipinas, Hawkins ficou constrangido ao receber a incumbência de ter de investigar por que um fiel — o Ed, pai de quatro filhos — estava pagando, como dízimo, menos de 10% de seus vencimentos, descumprindo o texto bíblico.

Para fortalecer seus argumentos contra a desobediência de Ed, Hawkins se aprofundou no estudo da Bíblia e foi quando tomou consciência dos horrores propagados pelas escrituras: genocídios, estupro, mutilação genital, escravidão, poligamia, incesto e subjugação das mulheres.

Ele resolveu, então, aprofundar sua leitura do Livro do Mórmon na expectativa de encontrar, ali, “correções” da Bíblia.

Constatou, contudo, que o “livro mais perfeito desde sempre” corroborava a Bíblia, além de haver, entre as duas escrituras sagradas, contradições e desencontro de informações.

Quando voltou para os Estados Unidos, Hawkins procurou esclarecimentos em outras leituras e na internet. Começou pelo autor Reza Aslan, cujo livro “ Zealot: The Life and Times of Jesus of Nazareth” reconta a vida de Jesus do ponto de vista histórico e humanista.

Um autor foi levando a outro, e Hawkins acabou chegando a Christopher Hitchens, Sam Harris e Richard Dawkins, escritores ateus. “E o diabo então começou a me arrastar para o inferno”, disse Hawkins em tom de brincadeira.

E ele próprio se tornou se tornou ateu, passando a experimentar o prazer da liberdade de pensamento.

“Claro, isso não ocorreu com tranquilidade”, disse. “Meus parentes mais próximos e amigos mórmons ficaram chateados. Minha família se recusa a falar sobre o assunto. Para ela, eu sou um fracasso. Minha mãe chorou quando soube da minha desconversão. Ela acha que o seu filho está indo para o inferno. E eu ainda estou tentando lidar com essa angústia dela.”

Hawkins renunciou oficialmente a sua fé em 2013. Atualmente, ele estuda ciência política e filosofia
na Universidade de Utah. Pretende ser advogado.

Ele citou Hitchens para resumir como se sente hoje: “Assuma o risco de pensar por si próprio. Em compensação, receberá mais felicidade, beleza, verdade e sabedoria”.

Com informação da revista American Atheist.


Ex-bispo diz como Igreja dos Mórmons faz lavagem cerebral

Era insano, afirma Joanne, ex-mulher de mórmon polígamo




A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Unknown disse…
Estupido e voce mesmo meu colega nao fale mal da igreja nao fale de voce...voce e um retardado mental isso que você
Anônimo disse…
A seita mórmon e uma seita perigosa. Faz lavagem cerebral e ameaça seus membros em cerimônias no templo secreto. Nestes luxuosíssimos templos os mórmons assistem filmes aonde o demônio os ameaça se saírem da seita. Estão num estado de absoluto fanatismo, apesar da maioria ser boa gente com boas intenções. Mas os controladores da seita são homens cruéis e falsos profetas. Os mórmons ficarão loucos no juízo final

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes