Pular para o conteúdo principal

Brasileiros acham que é preciso crer em Deus para ser bom

A maioria (86%) dos brasileiros acha que é preciso acreditar em Deus para que uma pessoa seja boa. Na faixa da população acima de 50 anos e sem diploma universitário essa associação é ainda mais acentuada. 

Foi o que apurou o Instituto Pew Research Center, que entrevistou pessoas de 40 países sobre se é essencial crer em Deus para estar do lado certo.

O percentual verificado no Brasil é um dos maiores da América Latina. Na Argentina, menos da metade (47%) da população disse que é fundamental crer em Deus para ter um comportamento aprovado pela sociedade. No Chile, 46%.

A pesquisa do instituto americano serve para documentar o elevado índice de rejeição no Brasil aos ateus.

Outro levantamento feito em 2008 pela Fundação Perseu Abramo já tinha revelado que 17% dos brasileiros odeiam os ateus, 25% têm antipatia e 29% são indiferentes. Os descrentes são tão odiados quanto os drogados.

Fica evidente na pesquisa do Pew que, de maneira geral, quanto menos desenvolvido o país é há maior associação entre ser bom e crença religiosa.

Em Gana e Indonésia, por exemplo, essa proporção é 99%. Na Espanha, apenas 19% da população acha necessário crer em Deus para ser boa pessoa. Em outros países europeus, a taxa também é baixa.

O cientista político e estudioso de religião César Romero Jacob disse que em países como o Brasil, onde a educação é deficitária, é comum haver a associação entre bondade e crença. Até porque “a formação moral do cidadão fica a carga das religiões”.

De acordo com o Censo 2010, 15 milhões (8%) dos brasileiros não têm religião. Nesse total estão inclusos os agnósticos (124 mil) e ateus (615 mil).

Com informação do Instituto Pew Research, entre outras fontes.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia