Pular para o conteúdo principal

Para Bellotto, Cristo Redentor parece não ter religião

por Tony Bellotto

"Expressão deste simpático senhor
não é um culto católico à dor"
Não sou de maneira nenhuma o que se chama de um cristão, e, se existiu mesmo esse profeta tal como é descrito, admiro muitas de suas ideias e palavras, embora não consiga acreditar que homens possam ser concebidos em úteros de mulheres virgens (não naquela época, pelo menos, em que a medicina reprodutiva inexistia), ou que tenham a capacidade de fato de ressuscitar mortos ou multiplicar peixes e pães.

Não se ofendam os crentes, por favor, não há nada de desabonador em ser gerado pela união carnal de um homem e uma mulher ou transformar atos reais em metáforas delirantes com fins didáticos, literários ou doutrinários.

Uma coisa que sempre me incomodou na ideologia católica é o culto à dor e à agonia, expressas pelo Cristo crucificado e sofredor, como uma metáfora da vida terrena – aquela em que se padece – em oposição à vida eterna, ou à vida após a morte (um paradoxo que nunca me convenceu) – aquela em que se é redimido dos pecados terrenos, ou seja, das coisas boas (e reveladoras) da vida: o sexo, a gula, as ambiguidades, as incertezas, o sexo, a bebida, as dúvidas, as ilusões, o sexo, o jogo, o inconformismo, o medo, a loucura, o sangue, a morte, o sexo, a ciência etc.

Falo do Cristo porque o Cristo Redentor, aquele simpático senhor esculpido em concreto e pedra sabão que nos saúda de braços abertos do alto do Corcovado, completa 80 anos. O Cristo carioca, apesar dos braços abertos que evocam a posição do Cristo crucificado e agonizante pregado na cruz, não traz a dor nem o sofrimento estampados em sua expressão.

O Cristo carioca é sorridente, magnânimo, acolhedor e super gente boa, como dizem cariocas e turistas (e paulistas que vivem no Rio) ao contemplá-lo de quase qualquer canto da cidade. Parabéns a esse Cristo carioca, um Cristo diferente, um Cristo que não sofre, um Cristo que não morre, um Cristo sorridente, um Cristo colorido, um Cristo – se me permitem a heresia – sem religião.

Este texto foi publicado originalmente no site da revista Veja.





Igreja quer indenização do filme que destroçou Cristo Redentor
fevereiro de 2010

Tony Bellotto, ateu famoso


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes