Pular para o conteúdo principal

Acupuntura funciona como placebo, conclui estudo

O efeito do tratamento é psicológico, como o de um paciente que toma pílulas sem saber que elas são de farinha e se sente melhor com o "remédio"

Estudo publicado recentemente na revista online Cancer concluiu que o alívio em dores proporcionado pela acupuntura, conforme relatado por alguns pacientes, não passa de efeito placebo.

Ou seja, ocorre na verdade com o paciente uma reação psicológica desencadeada por uma substância neutra. O efeito placebo dá-se também quando um doente passa a se sentir melhor ao tomar pílulas de farinha ou de açúcar, pensando que se trata de remédio.

O pesquisador Ting Bao, da Universidade de Maryland, dos Estados Unidos, reuniu um grupo de 47 mulheres que sofrem efeitos colaterais de medicamentos de combate ao câncer de mama. Elas sentem dor nas articulações e músculos, afrontamentos e suores noturnos.

Bao aplicou em 23 delas oito semanas de acupuntura e submeteu às demais, pelo mesmo período, a uma “acupuntura simulada”. Sem inserir as agulhas, ele espetou essas mulheres ao acaso, e não nos pontos de tratamento.

Pacientes se
sentiram melhor
com a simulação
de acupuntura

Todas as pacientes (o que inclui aquelas nas quais foi aplicada a simulação) informaram que ocorreu uma atenuação dos efeitos colaterais dos medicamentos, principalmente em relação aos afrontamentos.

Adeptos da acupuntura — um tratamento chinês milenar — defendem a prática como sendo uma ciência que, por intermédio de leves agulhadas, reequilibra a energia que flui por determinadas regiões do corpo, curando o paciente ou fazendo-o se sentir melhor.

Mas a medicina ocidental não reconhece a acupuntura como ciência. O tema é contravertido. Alguns estudos admitem que a prática tem um possível efeito positivo e outros concluem que não passa de uma falácia.

Ting Bao afirmou que a acupuntura, mesmo sendo um placebo, tem a sua utilidade.

Para ele, efeito placebo não é a mesma coisa que nenhum efeito, e as pessoas que se sentem bem com ela devem continuar a fazê-lo, desde que não abandonem a medicação prescrita pelos médicos.

“Não há nenhum dano real em dar uma oportunidade à acupuntura”, disse o estudioso. “Ela apresenta um risco mínimo e os benefícios são potencialmente significativos.”

Com informação do New York Times.

Acupuntura é ineficaz e pode ter efeito colateral, conclui estudo

Acupuntura é ineficaz e pode ter efeito colateral, conclui estudo


Comentários

CBTF disse…
Não sei como alguém pode gostar de levar um monte de agulhada pra não ter efeito nenhum, quem gosta de agulhas é o Pinhead, estou fora.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas