Pular para o conteúdo principal

Bento 16 diz que Dawkins é autor de ‘ficção científica’

Bento 16 fez pela primeira vez referência
direita ao militante ateu Dawkins
O papa emérito Bento 16 (foto), 86, afirmou que o britânico Richard Dawkins (foto), 72, conhecido biólogo evolucionista e militante ateu, demonstrou, com livro “O Gene Egoísta”, ser um exemplo clássico de “ficção científica”.

Publicado em 1976, no livro, o seu primeiro, Dawkins apresentou a evolução das espécies da perspectiva do gene. Ele defendeu, em resumo, que o organismo é uma “máquina de sobrevivência” do gene, cujo objetivo é se replicar. Foi nesse livro que Dawkins cunhou a palavra “meme” para designar a unidade básica da memória ou de conhecimento que uma pessoa transfere para outra.

A afirmação de Bento 16 sobre Dawkins foi feita em uma carta que o papa enviou ao matemático ateu Piergiorgio Odifreddi em resposta ao livro deste onde diz que a teologia é uma “ficção científica”.

O papa elogiou o livro de Odifreddi pelo esforço de ele em manter um diálogo aberto e franco com a fé católica e disse que a função da teologia é manter a religião conectada com a razão.

Foi quando o papa aproveitou para alfinetar o biólogo: “Além disso, ficção científica existe na esfera de muitas ciências... “O Gene Egoísta” , de Richard Dawkins, é um exemplo clássico de ficção científica".

Na carta, o papa emérito nega uma acusação de Odifreddi de que ele, Bento 16, foi condescendente para com os casos de padres pedófilos.

Desde que abandonou seu pontificado, é a primeira vez que Bento 16 se manifesta publicamente. É também a primeira vez que ele faz uma referência direta a Dawkins, cujo livro “Deus — um delírio” contribuiu para o surgimento de uma nova geração de ateus.

Dawkins sempre bateu duro em Bento 16. Em abril de 2010, quando o papa visitou o Reino Unido, o ateu ameaçou entrar na Justiça com pedido de prisão de Bento 16 sob a acusação de crime contra a humanidade.

No mesmo ano, Dawkins escreveu no Washington Post: “[Bento 16] é um velho vilão lascivo em um vestido que passou décadas conspirando por trás de portas fechadas para obter o cargo que agora ocupa”.

Com informação da carta do Bento 16 e deste blog.




Dawkins mostra na TV como a razão pode substituir a religião outubro de 2012 Richard Dawkins


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes