Pular para o conteúdo principal

Judeus ortodoxos retomam em Jerusalém rituais de sacrifício

Religiosos tiverem de obter autorização da Justiça e do Departamento Veterinário de Israel


Nos últimos anos, judeus ortodoxos de Jerusalém (Israel) retomaram os rituais de sacrifício de animais, resgatando a tradição de Leviim, uma tribo bíblica de Levi que se dedicava a cuidar do  templo sagrado. 

Secularistas e autoridades do governo estão tentando impedir a continuidade da prática.

O mais recente sacrifício — de uma cabra — ocorreu na Páscoa, no Monte do Templo.

Os religiosos tiveram de obter uma liminar do Supremo Tribunal para realizar o ritual porque desta vez o Departamento Veterinário de Israel informou que não ia autorizar a celebração.

O rabino Yehuda Glick contou que o ritual tem sido realizado como parte das orações para que haja a reconstrução do templo e que o abate se dá “com máximo de precisão bíblica possível”.

Contou que em um altar, “construído como o real e de acordo com a lei judaica”, a cabra foi abatida por um sacerdote sob cantos de Leviim.

No Brasil, o sacrifício é comum entre seguidores de crenças de afrodescendentes. Alguns religiosos argumentam, nesse caso, que não se trata de um abate apenas para fins de celebração porque, depois, a carne do animal serve para alimentar as pessoas.

Em 2011, o deputado Feliciano Filho (PV), da Assembleia Legislativa de São Paulo, propôs projeto de lei que, se fosse aprovado, proibiria os abates religiosos no Estado.

Na época, Tata Matâmoride, presidente do Instituto Nacional de Defesa das Tradições de Matriz Afro-brasileira, criticou a proposta porque se tratava de perseguição religiosa, já que não haveria proibição dos abates cristãos, como o de abate de animais para a ceia de Natal, argumentou.<


> Com informação e vídeo do Israel National News e deste site.

Comentários

Anônimo disse…
Sou ateia, mas não adianta reclamar dos caras terem matado uma cabra se você come bacon todo dia como se fosse salgadinho.
SenhorX disse…
Lista de países que nao devo visitar:

1 - Israel


_______Completem a lista_____
Unknown disse…
Desculpe, mas independente da sua filosofia religiosa, devo discordar. Eu, pessoalmente, nao costumo matar meus salgadinhos enquanto eles balem em um altar. Nem faço cânticos para adorar o sacrifício do meu bacon, morto para alimentar homens e mulheres, nao entidades divinas onipotentes que poderiam criar e matar um mol de cabras sem dificuldade obrigado pela atenção.
Unknown disse…
2- irã
3-Paquistão(ateísmo é crime)
4-Brasil(nesse pais o laicismo é piada e a bancada teocratica manda na comissao de direitos humanos das minorias ).
Continuem abaixo.
Anônimo disse…
Uma coisa que faz os crentes acreditarem no que os profetas dizem é quando acontece algo que o profeta diz, não sendo necessário que Deus apareça.
Gustavo S disse…
Somália, Mali, Arábia Saudita, Irã, Afeganistão, Paquistão, etc, etc, etc.
Anônimo disse…
estou com medo. Sério mesmo.


a coisa tá ficando sem controle. Eles tentam até por meio da lei (com manipulação) continuar com suas práticas.


Anônimo disse…
Como carne como a maioria dos humanos. Mas não mato um animal em nome de nenhum ser mistico. Há uma diferença muito grande em matar para comer e desperdiçar uma vida, mesmo a vida de um animal em nome de imbecilidades e ritos idiotas.
Anônimo disse…
Bota trombeta desafinada nisso putz.
Anônimo disse…
Que povo civilizado né.
Anônimo disse…
Aqui em PoA,além de matarem animais tipo galinaceos e outros a beira do rio guaiba,ainda queimam com velas centenas de árvores,algumas já morreram,outras tipo uma corticeira,esquina av,guaiba com tabajaras a beira do rio,se encontra muito queimada,deve ter seus 50 anos.Prà conferir é só dar uma caminhada pela orla,tipo bairro Ipanema até bairro Guarujá ali onde mataram um dentro da igreja santa rita,não sei se é de rir ou de chorar.Bom depende do caso né.
Paulo disse…
Alguém da umbanda pode se manifestar?
Anônimo disse…
Estao apenas repetindo os ritos sanguinários e covardes de seu livro 'sagrado'. Preservam a selvageria da Idade do Bronze. Matar um animal para um rito idiota em louvor a uma aberração que não existe é o cúmulo da imbecilidade e desrespeito à vida. Isso não tem nada a ver com o abate para alimentação, por exemplo.

Ruggero
Anônimo disse…
Sarawah Measy Phee!!!
Anônimo disse…
Isto é uma bizarrice. inutil e cruel.
Anônimo disse…
Sou Judeu(Ortodoxo-Moderno), e não concordo com isso.
Anônimo disse…
Povo hipócrita, come carne e diz que
nao mata animais.... deve come-los vivos!!!
Anônimo disse…
O ser humano é isso mesmo vive de conveniencias.
Anônimo disse…
E os rituais afro no Brasil que abatem animais em nome de suas divindades o que você me diz?
Ou tem medo da macumba..rssss...ou de ser chamado de racista por opinar contra os rituais africano no Brasil.
Hoje está assim ninguém pode dar sua opinião contraria que vem um monte discriminá-lo e querendo processar. Estão quebrando a liberdade de se expressar, tem que ser maria vai com as outras.

Anônimo disse…
E os abates de animais em rituais africanos no Brasil?
Anônimo disse…
Nem todos os seres humanos tem uma dieta a base de carne mas de vegetais,cereais,legumes e frutas.
Uma coisa aprendi, você sabia que uma vida foi morta para satisfazer sua fome seja peixe,galinha, boi e entre outros animais. Deixaram de viver para encher sua pança.
Não precisa ser religioso para fazer isto... você agradece por isto!
Anônimo disse…
No Brasil existem também rituais que sacrificam animais em nome de suas divindade como a dos afro brasileiros.
E ninguém fala nada!

Anônimo disse…
Uma coisa é que verdadeiramente os profetas disseram da volta dos rituais, dos sacrifícios e a construção do 3 templo em Israel.
70 anos D.C todo o templo de adoração da nação de Israel foi destruído pelo império romano e o povo disperso pelo mundo.
Quase 2000 anos se passaram, sem rituais e templo. Israel só voltou ao seu país de origem graças a ONU e o EUA. Quase todo povo de Israel foi exterminado pelo ditador Adolf Hitler na 2º guerra mundial.
Hora eles já estão em seu país de origem e tem o direito da volta de sua cultura, raízes e crenças.

Este povo ficou quase 2 mil anos sem ter seu país, andando para lá e para cá. Quase foram exterminados na 2º guerra e vivem rodeados de inimigos querendo expulsa los da terra. Não têm direito da liberdade e cultura e crença?!
Os negros não foram a mesma coisa, escravizados, retirados do seu país. Não ganharam a liberdade e nós o respeitamos desde suas origem, crença e religião!
Por que somos tão hipócritas!!! A história de um é mais bonita que a outra estão escolho essa para não me chamarem de racista. Direitos humanos blá, bláu só fica preferencia e privilégio.
Unknown disse…
Umbanda não abate e nem sacrifica nenhum tipo de animal. Candomblé e Kimbanda e outras crenças é que praticam rituais de abate. No Candomblé usa se a carne para a própria alimentação.
Umbanda é muito similar ao Espiritismo Kardecista já que ela nasceu do próprio Espiritismo no Brasil.
Anônimo disse…
Abel inventou essa idéia de sacrificar ovelhas e Deus aceitou.
Anônimo disse…
Sinceramente... sou ateu mas não sejamos hipócritas, a carne do abate vai servir pra alimentar as pessoas, exatamente como o boi ou galinha que compramos nos super mercados... se é parte de um ritual ou não, se isso não prejudica terceiros (e no caso nem a eles mesmos) e não há injustiça com o animal como o desperdicio da vida dele (já que vai ser usado como alimento), acho que nesse caso não estamos no direito de poder condenar alguma coisa.
Anônimo disse…
Os religiosos são atrasados mentais, ignorantes, com défice de inteligência, covardes com medo do inferno,... e se adoram um merdas qualquer que só existe na imaginação desses idiotas, deveriam pensar porque razão esse deus quererá que façam sacrifícios em seu nome ou em sua honra. Será assim tão estúpido, tão sanguinário, tão filho da puta,... esse deus?
Anônimo disse…
Deus é carnívoro.
Anônimo disse…
verdade... o q adianta defender o animal quando e morto em um ritual religioso, quando a iindustria alimenticia mata milhoes e milhoes da animais por ano... na verdade e mais picuinha contra as religioes do q defesa de uma causa animal!!!
aba le beau disse…
senhores por favor ...vejam que a questao é a da morte como meio de obter uma eficaz intervenção divina! isso sim é absurdo como muito ainda se repete em varias RELIGIOES DESTE planeta !...AINDA FAZEM ISSO COM PESSOAS- o mesmo que com a pobre cabra branca - em rituais obscuros pelo mundo afora!- Pessoas desaparecem em todo o mundo diariamente e deve haver um local ...onde sao colocadas! A Barbárie continua apenas mais controlada, na intençao de alguns de nós - humanos!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...