Pular para o conteúdo principal

Angola suspende Iurd por 60 dias por causa de morte de fiéis

Pelo menos 16 pessoas morreram na "Vigília da Virada -Dia do Fim"
O governo de Angola suspendeu por 60 dias todas as atividades da Igreja Universal do Reino de Deus por considerá-la culpada pela morte de 16 fiéis (incluindo crianças) e de centenas de feridos na noite de 31 de dezembro, na “Vigília da Virada – Dia do Fim".

Uma comissão de inquérito dos Órgãos Auxiliares da Presidência apurou que os fiéis morreram pisoteados e por asfixia porque a Universal atraiu para o Estádio da Cidadela Desportiva, em Luanda, mais pessoas do que o local suporta. O estádio tem capacidade máxima para 30.000 pessoas, e houve o comparecimento de 152.600 fiéis.

A comissão concluiu que a Igreja despertou o interesse de tantas pessoas por ter feito a seguinte propaganda enganosa: “O Dia do Fim — venha dar um fim a todos os problemas que estão na sua vida; doença, miséria, desemprego, feitiçaria, inveja, problemas na família, separação, dívidas, etc. Traga toda a sua família”.

O governo comunicou que essa publicidade “criminosa e enganosa” está prevista na Lei Geral da Publicidade, nos artigos que tratam das informações falsas susceptíveis de “alarmar o espírito do público”, induzindo-o em erro. O que ocorreu principalmente com doentes em busca de cura.

A Comissão de Inquérito constatou que a Universal, na organização do evento, não se preocupou com a segurança dos fiéis.

Estádio Cidadela de Luanda
Mais de 150 mil pessoas compareceram
a um estádio onde cabe no máximo 30 mil
A Igreja não informou as autoridades sobre a possibilidade de haver uma superlotação do estádio. Fechou os portões às 18h, embora a Vigília estivesse programada para começar às 20h. Só manteve aberto o portão vip, o que levou para lá a multidão que tentava entrar. Permitiu cânticos às 18h30 e aclamações por parte dos fiéis que estavam no estádio, deixando ainda mais aflito quem estava do lado de forma. Não interrompeu a Vigília após da morte e desmaio de fiéis.

A comissão também apurou que os 100 voluntários da Igreja não tinham nenhuma preparação para socorrer os fiéis.

No dia seguinte às mortes, Ferner Batalha, bispo-adjunto da Universal, admitiu que o comparecimento dos fiéis superou as expectativas. Disse ter avisado com antecedência as autoridades sobre a realização da Vigília e que solicitou ajuda da Cruz Vermelha.

O presidente de Angola é José Eduardo dos Santos. O país é uma ex-colônia de Portugal. Fica na costa ocidental da África e tem cerca de 21 milhões de habitantes. Tem mais de mil religiões, muitas de inspiração cristã. Nos últimos anos tem aumentado a presença de igrejas neopentecostais brasileiras.





O governo encaminhou o caso para a Procuradoria-Geral da República, que vai aprofundar as investigações e deverá anunciar novas sanções, com consequências judiciais civis e criminais. 

Suspendeu também — e por tempo indeterminado — as atividades de outras igrejas evangélicas que não são reconhecidas oficialmente. Entre elas está a Igreja Mundial, do Valdemiro Santiago.

Com informações de Angola Press.

16 pessoas morrem em culto da Igreja Universal em Luanda
janeiro de 2013

Comentários

guilherme disse…
tem q fechar pra sempre essa igreja de ladrões... em Angola e no resto do mundo;
Edmilson JrK disse…
"O estádio tem capacidade máxima para 30.000 pessoas, e houve o comparecimento de 152.600 fiéis" Nessa situação até a lata de sardinha parece confortável."
Anônimo disse…
O Dia do Fim... da vida de alguns, apenas.
Anônimo disse…
Se tivessem em alguma festa não teria acontecido isso, mas foram para a igreja...

Dando o troco.
Anônimo disse…
"A comissão também apurou que os 100 voluntários da Igreja não tinham nenhuma preparação para socorrer os fiéis."

Poxa! Nenhuma cura milagrosa!
Anônimo disse…
Enquanto isso no Brasil... essa igreja faz essas mesmas promessas vazias todo dia em templos e na TV e o poder público não faz nada. Até um país pobre e atrasado como esse tem leis mais rígidas sobre enganação das massas do que aqui.
Anônimo disse…
Tinha que fechar essa seita no Brasil e no mundo e colocar o Pedi Maiscedo na cadeia. Não basta explorar os miseráveis brasileiros, agora querem explorar os africanos também. Que vergonha!
agencia livre disse…
“O Dia do Fim — venha dar um fim a todos os problemas que estão na sua vida; doença, miséria, desemprego, feitiçaria, inveja, problemas na família, separação, dívidas, etc. Traga toda a sua família”.

Pouco eficiente. de 150 mil apenas 16 conseguiram o "dia do fim"
Unknown disse…
fico chato e quase perco a cabeça quando leio uma matéria como essa ocorrida em Angola na Africa.
Anônimo disse…
aqui todo dia eles fazem isto , propaganda enganosa, fazem sensacionalismo e em troca ainda querem dinheiro dos trouxas.
LucasChaves disse…
Até que em fim,essa mërda de Igreja Universal do Reino do Roubo & Pütaria vai ser colocada no seu devido lugar,essa mërda deveria ser fechada em todo o lugar,assim como as demais igrejas dos Harekristos.
Anônimo disse…
aqui o governo ainda apoia este curanderismo que aliena milhares de brasileiros, e também permite eles promoverem discursos de ódio contra outros grupos. Tem que enterditar esses talibãs falsarios em qualquer parte do planeta, a meta deles é ganhar dinheiro, eles quando necessario não acredita nen uma virgula do que eles pregam, na hora do vamos ver ,eles vai de seguranças, médicos, medicamentos etc , o que significa que são bandidos porque eles mesmo não tem ''fé'' em nada naquele que eles dizem ser seu representante. Digo deus , deuses não existem.
satanás disse…
mais uma vez a história sde repete: africanos sendo mortos por um invasor ganancioso e sem escrúpulos!!! Essa DESGRAÇA CHAMADA UNIVERSAL tem de ser banida da face do planeta, assim como todas as OUTRAS DESGRAÇAS QUE PROMETEM O VAZIO, O NADA EM TROCA DE ALMAs, DIGNIDADE E DINHEIRO!! até quando?
Anônimo disse…
Cadê Jesus? Cadê Deus?
Eles não estavam quando as pessoas se reuniram em seu nome?
Nem mesmo quando pessoas fiéis é que estão sendo vítimas?
Já notaram que quando o bicho pega eles nunca estão?
E depois ele fica curando hemorróida, verruga, dá sucesso financeiro e traz o amor de volta?
Dá um tempo.
Ô vida, please, afasta de mim estes seres míticos.
Pelo que vejo eles dão azar.
Anônimo disse…
onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome lá eu estarei.


#jesus fail.
Unknown disse…
Paulopes, aqui em Brasília a IURD foi condenada a devolver 70 mil a uma fiel. Correio Braziliense (3/2/2013). Tente postar isso no blog. Abraços
Anônimo disse…
Mais uma da série "Onde esta seu deus agora?".

E aí cretalhada que visita esse blog, qual a sua justificativa sebosa pra isso?
Anônimo disse…
A verdade não esta la fora. Ela esta dentro de nós. Toda religião apenas quer seu dinheiro e sua servidão.
Esses lideres são uns tremendos caras de pau, não fazem nada por ninguem. O pouco que fazem é para propaganda de seu negócio. Eles não acreditam em coisa nenhuma que não seja o seu dinheiro. Com a maior circulação da informação a tendencia é que mudem para outros crimes, alguns ja acobertados pelo manto sagrado da religião. Afinal os clientes minguarão.
Nenhuma obra de arte, cientifica ou social, precisa de religião para ser criada. A religião é só uma ferramenta de controle. Muitos ainda morrerão em busca de soluções para suas vidas mediocres.
Anônimo disse…
Deixa morrer todo tipo de seres que se alega foram por ele criados e depois vem se preocupar com minhas hemorroidas .kkkkkkkkkkkkk Mas que cabra inutil.
Anônimo disse…
Eles fazem de propósito, pra depois propagandear o "sucesso" de terem conseguido "pregar a palavra" a muito mais pessoas do que supostamente estaria previsto! Fazem isso pra depois dizer: "Oh, vejam como o nosso deus é tremendo! Venham buscar esse deus tremendo que faz coisas maravilhosas!"

Pena que o governo brasileiro não só é conivente, como PARCEIRO dessas quadrilhas religiosas, especialmente a IURD.
Anônimo disse…
Mas os problemas desses também tiveram fim, não foi?
Anônimo disse…
Pois é, se essa gente não tivesse indo pra gandaia religiosa (vulgo "igreja"), nada disso teria acontecido!
Anônimo disse…
Eles não precisavam de preparação, pois estavam sendo usados pelas mãos do senhor dos senhores, não é?

Oh glóreas!
Anônimo disse…
Eles não têm leis mais rígidas. A diferença é a coragem pra enquadrar essas quadrilhas, só isso.

Leis rígidas nós temos até demais, mas nem sempre é conveniente aplicá-las, não a todas as pessoas.
Anônimo disse…
Parece que até em Angola as leis são mais severas para com esses picaretas de púlpito do que por aqui... Os Hernandez, por exemplo, estão praticamente impunes, mesmo depois que uma igreja/barraco deles caiu e matou várias pessoas. Mas é bom ver o cerco se fechando a essa 'máfia' lá fora (Angola, EUA...).

Ruggero
Anônimo disse…
Fechar o negócio e prender o dono do Grupo Record?
E quem ia dar apoio midiático e financeiro ao plano de poder do PT?

Pesquise e comprove!
Anônimo disse…
Como assim?
Você é fiel da IURD, é isso?
Anônimo disse…
Qual é o seu problema com a putaria? Por acaso você é puritano, é?
Anônimo disse…
Isso não é sinal de leis rígidas, mas sim, de que esses bandidos ainda não conseguiram corromper os governos desses países, só isso.
Anônimo disse…
Abra uma boate e se ela pegar fogo e morrer gente, tu tá fodido. Os donos da boate de santa maria já estão TODOS PRESOS.

Agora abre uma igreja, e se o teto dela cair na cabeça dos fiéis, não pega nada. Prender os culpados seria "perseguição religiosa". Ó Glória!
LucasChaves disse…
Não sou puritano, e sou contra a putaria nas igrejas, agora se não gostou pega o beco.
Anônimo disse…
meu amigo se eu fosse vc nao falaria assim! Pois um dia vc estara diante desse Deus todo poderoso, O Unico!! Vigia heim
Anônimo disse…
Deus me livre!
Anônimo disse…

O ser humano deveria ser mais esperto, filtrar mais o que vê, o que ouve, o que lê. Uma dose de senso crítico e cautela náo faz mal a ninguém. Mas vão atrás de qualquer coisa - e nao é só no campo religioso nao! É festas, mega liquidaçao relâmpago... basta uma boa propaganda, um bom discurso! Os aproveitadores sabem disto!
Anônimo disse…
Toda ??? Cê determinou assim, né? Seja feita a sua vontade assim na terra... :)
Anônimo disse…
Muitos sáo fiéis a supostos lideres religiosos, ao extremo de cometer suicidio coletivo como já noticiado; fiéis a um ser humano qualquer, como Hittler - chegando a cometerem atrocidades; muitos sáo fiéis a políticos, a celebridades, a ideologias quaisquer. Se aparecer alguém se dizendo o Cristo, enganará a muitos - e já estáo de sobreaviso Como manadas irracionais vão atrás sem questionarem o que ouvem, o que veem, o que leem, sem um mínimo instinto de sobrevivência e preservaçao. Querem alucinadamente o resultado do que foi prometido. É tragédia anunciada!!!!!! E isto em qualquer época histórica.

Com certeza Deus náo está nem em quem foi motivado por palavras enganosas, nem no enganador. A moeda tem 2 faces. Se há sado, porque existe o masoquista; se há o corrupto, porque há quem aceite a corrupçao. Um lado sozinho náo se completa.

Se estas pessoas usassem a coerência, o bom senso, náo cairiam neste "conto do vigário", nem sairiam de casa, mesmo porque se realmente seguissem a Deus teriam sabido que Deus nao está nestas coisas, em meio de confusóes, extorsóes, dominaçoes, em discursos mal intencionados quaisquer...

Lamentável que ainda hoje tantos caem no mesmo engano. E independe de classe econômica, posiçao cultural, ou ser de país de 1o. ou último mundo.

Até os anti-religiosos se reúnem para destilarem seus venenos, ofenderem o diferente e desejarem até a morte dos "ignorantes espirituais". enquanto bastaria náo crer e analisar criticamente este movimento que náo se dá apenas na religiáo. Até no lazer multidóes querem forçar a barra para entrarem em espaços além da capacidade de lotaçao, seja em estádios, boates, espacos para shows, veículos coletivos... sem nenhum senso de autopreserva/cao? Se tornam todos prato feitos para os gananciosos.

Uma vida de respeito do limite um do outro, promovendo a verdadeira paz, o amor autêntico, a confraternizaçao, a solidariedade sào os ingredientes incontestáveis para uma vida mais saudável em qualquer lugar do planeta - mas justamente estes pontos o pessoal náo se interessa - querem levar vantagem fácil!







Anônimo disse…
Depende qual o motivo e o propósito da reuniáo, né? Fora do contexto vale tudo. Todo o valor pode ser atribuído à incógnita "x" . Se o propósito fake, qual será o resultado?
Unknown disse…
Pessoas que vivem uma vida desgraçada, miserável, são mais propensas a serem enganadas, através de apelos emocionais, pela promessa: "venha louvar a deus, e ele salvará a sua vida, lhe trará prosperidade"..a pessoa que está desesperada, acredita em qualquer coisa, que lhe tire a amargura, a derrota interior..

Quem em sã consciência, vai a um local abarrotado, pra ouvir sermão, em pleno Ano Novo??? Só podem estar transtornados, hipnotizados. Pessoas felizes, estariam festejando a passagem de ano..

Eu esperei muitos anos, e, finalmente, eu vejo isto: PROCESSADOS POR PROPAGANDA ENGANOSA! Pena que não é no Brasil...ainda! Quero estar viva, pra ver ICAR, UNIVERSAL, SILAS, VALDEMIRO, RRSOARES, serem desmascarados, e devolverem TUDO QUE ROUBARAM DO POVO!

Se deus existe, isto vai acontecer...rsrrsrs
Anônimo disse…
Raça de viboras, voces que NUNCA PISARAM na IURD e falam mal dela!

HIPOCRITAS!!!! VÓS SOIS DO DIABO, QUE É O VOSSO PAI!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih