Pular para o conteúdo principal

Clarence Darrow, agnóstico famoso

Clarence Seward Darrow
Darrow expôs no tribunal
as contradições da Bíblia
Clarence Seward Darrow (foto) foi o advogado de defesa do professor de biologia John Scopes no “Julgamento do Macaco”, durante 11 dias de intenso calor de julho de 1925, em Dayton, Tennessee (EUA).

Scopes foi acusado de estar ensinando em uma escola pública a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin (1809-1882)  — o que era proibido naquele Estado desde março daquele ano. Foi o primeiro julgamento do país transmitido pelo rádio.

Desde Darwin, religiosos atribuem erroneamente e com má-fé à teoria a ideia de que o homem descende do macaco, derivando daí o nome que a imprensa atribuiu na época ao julgamento de Scopes.

Darrow era um advogado brilhante, de oratória perspicaz, e militante da União Americana pelas Liberdades. Já era famoso antes de defender Scopes.

Ele nasceu no dia 18 de abril de 1857 em Kinsman, Ohio, e morreu no dia 13 de março de 1938 em Chicago, Illinois.

Durante o “Julgamento do Macaco”, Darrow se identificou como agnóstico (o que já se sabia). Disse que não considerava insulto ser chamado como tal, “mas sim um elogio” por não ter a pretensão de ser sábio onde muitos ignorantes manifestavam certezas absolutas.

Seu agnosticismo era do tipo forte, como demonstram os títulos de dois de seus ensaios: "Absurdos da Bíblia" e "O Mito da Alma".

No julgamento, Darrow enfrentou o advogado da acusação William Jennings Bryan, um famoso cristão fundamentalista que temia que as ideias evolucionistas conquistassem a sociedade americana. A proibição do ensino da teoria de Darwin no Estado de Tennessee se inspirou em suas pregações. Bryan concorreu três vezes pelo Partido Democrata à Presidência do país.

O juiz John Raulston impediu  a apresentação de cientistas como testemunhas em favor das ideias evolucionistas, e Darrow acabou perdendo a causa, não conseguindo derrubar a proibição. Scopes se declarou culpado e foi condenado a pagar multa de US$ 100.

Mas Darrow não pode ser considerado derrotado porque conseguiu expor com brilhantismo no Tribunal, com audiência nacional, algumas das contradições da Bíblia, colocando em xeque um cristão fervoroso, o Bryan.

Trinta anos depois, em 1955, estreou na Broadway a peça Inherit the Wind inspirada no julgamento. Em 1960, com o mesmo título (“O vento será sua herança” , na versão para o português), estreou o filme, com direção de Stanley Kramer. Spencer Tracy fez o papel de Darrow.

O embate criacionismo versus teoria da evolução, mostrado do filme, continua sendo travado até hoje em alguns Estados norte-americanos com o mesmo fervor.

Trailer do "O Vento será a sua herança"


Com pesquisas deste site.





Evolução e criacionismo   Ateus famosos


Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Yuri disse…
The Myth of the Soul: http://www.positiveatheism.org/hist/darrow0.htm
Caruê disse…
Acabo de ver o filme, é muito bom, recomendo.
Ruggero70 disse…
O tempo fez justiça a Darrow e John Scopes, haja vista que evolucionismo nas escolas é fato e só perfeitos imbecis acham que a TE diz que homens vieram dos macacos. Quanto ao filme, é um que atiçou minha curiosidade.
Anônimo disse…
Alegações de crentes que tem algum cabimento foram extraídas de livros científicos, as quais por tabela são inseridas no livro sagrados do time correspondente, apó s deduções tendenciosas, puxando as descobertas cientificas verdadeiras para suposições bíblicas. Alias a fé só existe por medo de punições e troca de favores. Tolos e ingênuos possuem determinada religião apenas por um fator geográfico, e ainda alegam que são donos da verdade, fazendo-nos lembrar de que homens de um livro só são os mais perigosos. O MEDO DE VER SEU MUNDINHO DESABAR OS FAZ TEMER A VERDADE. Atualmente com a difusão da informação de forma mais presente, temos muitas pessoas famosas se declarando ateias e com orgulho disso, pois já perderam o medo de serem perseguidas. Já religiosos não querem seus nomes vinculados à exploração explicita dos lideres de vários seguimentos. Cristãos apenas seguem a fabula que lhe incutiram na mente, pois todos nascem ateus. O que querem visitando um blog de ateus? Apenas contrapor com argumentos descabidos os debatedores jamais o texto, pois contra fatos não existem argumentos. Que venham com argumentos e talvez ensinamentos para nos converter, ou assumam a nossa verdade e vivam livres destas algemas que em muitos casos são colocadas voluntariamente. Deixem de lado seus regulamentos bíblicos, que como um estatuto de clube só interessa aos associados. Como seguir um livro que foi escrito para controle da plebe rude, dando conselhos terríveis e com textos de duplo sentido. Aos homens que seguem a bíblia, quando confrontados alegam que não a interpretam literalmente. Mas usam os trechos que lhes interessam para cometer as maiores sandices com os incautos e temerosos crentes. Como uma droga, a primeira dose e de graça, daí para frente o custo é alto. Dão o capeta de graça para vender a proteção. Em países sérios o que não é o nosso caso, muito do que vemos hoje já teriam seus praticantes em cadeias de segurança máxima. Alguns valentes padres, pastores, se rebelam contra suas matrizes e tentam ajudar o próximo de maneira mais efetiva, mas são execrados pelos seus pares, que quando fazem caridade é para efeito de propaganda. Debater com estas pessoas dominadas pelo fanatismo pode ser construtivo ou cansativo e inútil. Mas assim é a miserável condição humana.
recomendo o filme é bommmmmmmmmmm

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...