Pular para o conteúdo principal

Peregrinos estrangeiros obtêm benefícios da Lei Geral da Copa

A concessão de facilidades de visto
a católicos fere a laicidade do Estado
A Igreja Católica conseguiu que o governo concedesse aos estrangeiros que estarão este ano no Rio para participar da JMC (Jornada Mundial da Juventude) os mesmos benefícios que terão os torcedores da Copa das Confederações, que será realizada em 2013, e os da Copa do Mundo, em 2014.

Mais de um milhão de católicos de 158 países terão facilidades de vistos para entrar no Brasil, inclusive sem ter nenhum gasto. Além do passaporte, eles só vão precisar de um comprovante de que participarão da jornada, de 23 a 28 de julho.

O benefício fere a laicidade do Estado brasileiro porque a Constituição impede — ou deveria impedir — que o governo beneficie direta ou indiretamente credos religiosos, sem exceção. A Igreja tem argumentado que a Jornada vai incrementar o turismo brasileiro.

Os benefícios aos torcedores estão previstos na Lei Geral da Copa. Em relação aos religiosos, não houve a aprovação de nenhum instrumento legal.




A Igreja Católica já está tirando proveito de medidas preparatória da Copa do Mundo. O Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, a 168 km de São Paulo, obteve financiamento de R$ 32 milhões do “BNDES ProCopa Turismo” para a construção de um hotel de romeiros. O Santuário está sendo beneficiado com baixas taxas de juros.

Com informação da Folha de S.Paulo.

Igreja pega dinheiro da Copa para construir hotel de romeiros
agosto de 2011

Religião no Estado laico   Turismo religioso

Comentários

disse…
Sou TOTALMENTE contra, não devem burlar a Constituição !
AspenBH disse…
Em MG o governo estadual está implantando o CRER (Caminho Religioso da Estrada Real), uma trilha de peregrinação católica ligando o santuários da padroeira do Brasil em Aparecida-SP ao santuário da padroeira de Minas em Caeté-MG. Não entendo por que o Estado é que faz manutenção em todos os templos católicos e ainda por cima investe nesse tipo de empreendimento com nosso dinheiro, sendo que a igreja não paga um tostão de imposto.
Isah disse…
O Brasil não é um país sério, politicamente falando, o Brasil é uma piada. Laicismo aqui, é apenas uma palavra dificil que grande parte da população, nem ao menos sabe o que significa.
Quanto mais dinheiro envolvido no processo, mais a politica se dobra e menos se pensa em manter o laicismo. A cada eleição temos mais evangélicos pregando nas campanhas, mais importância se dá à igreja que o candidato frequenta e menos às propostas que ele tem para apresentar. O catolicismo sempre teve privilégios no Brasil. Hoje eles estão disputando favoritismo com os evangélicos e espiritas, com isso a laicidade do Estado passa para segundo plano. Quanto mais adeptos fervoros, menos consciência política. Quanto mais se vende milagres, que só acontecem nas mentes dos coitados que pagam, menos seriedade na gestão das cidades/estados e do país inteiro. Quem vai negar favor politico à autoridades religiosas, quando as campanhas politicas são feitas em cima da fé da multidão de eleitores arrebanhados em igrejas, templos e centros ?
Rubens Mesquita disse…
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança,>>>>>> ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;<<<<<<

ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
eee disse…
Não costumo comentar, mas dessa vez vou fazer, e pra defender o governo. Não se trata de benefício aos católicos, mas de 1 milhão de turistas que trarão mais riqueza ao nosso país. Se cada um gastar em média U$ 500,00 entre alimentação, hotel e passeios, será 500 milhões de dólares que entram no Brasil. Isso é interesse econômico do governo, não religioso. Se houver outras religiões querendo fazer o mesmo, devemos agradecer - Quanto mais turistas vindo para o Brasil, melhor para nós.
Eu disse…
Sob o ponto de vista turistico, contanto que concedam os mesmos benefícios aos participantes do seminário satanista, do jornada pra iemanjá e aos simpósios islâmicos, aí tudo bem, né?
ejedelmal disse…
"ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;"

Interesse público significa interesse do Estado, não do público fiel do Valdemiro.

Isso é para quando há um enterro, por exemplo.
ejedelmal disse…
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
Isso é para casos de enterros, por exemplo.
Interesse público é interesse do Estado, não do público fiel ao filho de mulher palestina com centurião romano.
Ivan disse…
Imagine quantos estrangeiros virão e deixaram milhões de reais aqui no Brasil, quem ganha é o Brasil mesmo sendo Laico isso ajuda o turismo brasileiro, não precisamos ser tão radicais na busca do Estado laico.
Sergio disse…
Ja temos tantos trastes aqui no brasil facilitar a entrada de mais alguns nao vai mudar muita coisa
Ruggero70 disse…
Tenho que concordar, também. Temos que ver como um nicho a ser explorado no turismo. Desde o governo não invente de dar hospedagem gratuita a esses turistas religiosos, está ótimo. É a mesma oportunidade - guardadas as devidas proporções - que a Copa e as Olimpíadas propiciarão ao país. Mas concordo, também, que outros grupos (quem sabe, um congresso de céticos, por exemplo...) devem ter as mesmas facilidades quanto ao visto e outros benefícios dados a essa religião.
Ruggero70 disse…
Pense assim: quanto o Brasil e seus empresários podem lucrar com eles?
Anônimo disse…
O interesse público descrito na Constituição não é no campo religioso!
Anônimo disse…
Sei... então basta haver dinheiro para os empresários que violar a Constituição é valido?

Boa essa lógica capitalista cristã...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr

Mudanças climáticas ameaçam reduzir áreas das espécies silvestres de mandioca até 2100

Evangélicos retomam a crendice de que Xuxa fez pacto com o diabo

Sites e blogs, na maioria evangélicos, aproveitaram um gesto de Xuxa Meneguel (foto), 47, no show de Natal da TV Globo, dia 24, para reforçar a crendice de que ela tem um pacto com o diabo. Após cantar a música “Vem chegando o Natal”, ela fez "o sinal da cruz dos católicos", ressalta um dos blogs, e levantou os dedos mínimo e o indicador. Na linguagem dos sinais, o gesto significa “Eu te amo” -- a apresentadora tem muitos fãs entre os surdos. Para Notícias Cristãs, contudo, a apresentadora “mais uma vez” é “alvo de suposições de sua relação com Deus e o Diabo”. O blog, que não cita as suas fontes, postou o vídeo “Xuxa debocha de Deus” com o trecho em que ela faz o gesto. O vídeo foi deletado por quem o colocou no Youtube. O Gospel Mais noticiou – também sem citar fontes -- que “Xuxa causa polêmica após fazer sinal de “chifrinhos”. Ele reproduz um vídeo editado com a simulação de câmera lenta e uma música com o propósito de  incutir a mistificação. [Abaixo uma cópia das i

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Brasil já tem pelo menos dez igrejas dedicadas aos gays

Título original: Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil por Luís Guilherme Barrucho , da BBC Brasil As inclusivas se concentram no eixo São Paulo-Rio Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas gay-friendly no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país. Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais. O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélico

Escola despreza Estado laico ao adotar projeto ‘Bíblia Sagrada’

  Em vez de estimular o pensamento crítico, escola faz lavagem cerebral nas crianças    Em vez de ensinar os alunos a respeitarem a Constituição, a escola pública de primeiro grau Monteiro da Silva, de Mimoso do Sul, transgride-a com a adoção do projeto “Bíblia Sagrada”, em atividades que incluíram proselitismo de pastores de diversas igrejas. Com cerca de 26 mil habitantes, a cidade fica no extremo sul do Espírito Santo. O prefeito é Ângelo Guarçoni Júnior (PMDB). A escola passou por cima do artigo 19 da Constituição, que veta o envolvimento direta ou indiretamente de qualquer instância do Estado brasileiro com crenças religiosas. O Mimoso Online informou que o projeto foi realizado na semana passada, havendo durante o horário das aulas, no salão da escola, louvores, pregação da palavra de Deus e teatro bíblico. O site destacou que o projeto foi uma iniciativa da diretora Elizabeth Astolpho para incutir nas crianças o “habito de se buscar a Deus, algo que é indispensável par

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de