Pular para o conteúdo principal

Peregrinos estrangeiros obtêm benefícios da Lei Geral da Copa

A concessão de facilidades de visto
a católicos fere a laicidade do Estado
A Igreja Católica conseguiu que o governo concedesse aos estrangeiros que estarão este ano no Rio para participar da JMC (Jornada Mundial da Juventude) os mesmos benefícios que terão os torcedores da Copa das Confederações, que será realizada em 2013, e os da Copa do Mundo, em 2014.

Mais de um milhão de católicos de 158 países terão facilidades de vistos para entrar no Brasil, inclusive sem ter nenhum gasto. Além do passaporte, eles só vão precisar de um comprovante de que participarão da jornada, de 23 a 28 de julho.

O benefício fere a laicidade do Estado brasileiro porque a Constituição impede — ou deveria impedir — que o governo beneficie direta ou indiretamente credos religiosos, sem exceção. A Igreja tem argumentado que a Jornada vai incrementar o turismo brasileiro.

Os benefícios aos torcedores estão previstos na Lei Geral da Copa. Em relação aos religiosos, não houve a aprovação de nenhum instrumento legal.




A Igreja Católica já está tirando proveito de medidas preparatória da Copa do Mundo. O Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, a 168 km de São Paulo, obteve financiamento de R$ 32 milhões do “BNDES ProCopa Turismo” para a construção de um hotel de romeiros. O Santuário está sendo beneficiado com baixas taxas de juros.

Com informação da Folha de S.Paulo.

Igreja pega dinheiro da Copa para construir hotel de romeiros
agosto de 2011

Religião no Estado laico   Turismo religioso

Comentários

disse…
Sou TOTALMENTE contra, não devem burlar a Constituição !
AspenBH disse…
Em MG o governo estadual está implantando o CRER (Caminho Religioso da Estrada Real), uma trilha de peregrinação católica ligando o santuários da padroeira do Brasil em Aparecida-SP ao santuário da padroeira de Minas em Caeté-MG. Não entendo por que o Estado é que faz manutenção em todos os templos católicos e ainda por cima investe nesse tipo de empreendimento com nosso dinheiro, sendo que a igreja não paga um tostão de imposto.
Isah disse…
O Brasil não é um país sério, politicamente falando, o Brasil é uma piada. Laicismo aqui, é apenas uma palavra dificil que grande parte da população, nem ao menos sabe o que significa.
Quanto mais dinheiro envolvido no processo, mais a politica se dobra e menos se pensa em manter o laicismo. A cada eleição temos mais evangélicos pregando nas campanhas, mais importância se dá à igreja que o candidato frequenta e menos às propostas que ele tem para apresentar. O catolicismo sempre teve privilégios no Brasil. Hoje eles estão disputando favoritismo com os evangélicos e espiritas, com isso a laicidade do Estado passa para segundo plano. Quanto mais adeptos fervoros, menos consciência política. Quanto mais se vende milagres, que só acontecem nas mentes dos coitados que pagam, menos seriedade na gestão das cidades/estados e do país inteiro. Quem vai negar favor politico à autoridades religiosas, quando as campanhas politicas são feitas em cima da fé da multidão de eleitores arrebanhados em igrejas, templos e centros ?
Rubens Mesquita disse…
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança,>>>>>> ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;<<<<<<

ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
eee disse…
Não costumo comentar, mas dessa vez vou fazer, e pra defender o governo. Não se trata de benefício aos católicos, mas de 1 milhão de turistas que trarão mais riqueza ao nosso país. Se cada um gastar em média U$ 500,00 entre alimentação, hotel e passeios, será 500 milhões de dólares que entram no Brasil. Isso é interesse econômico do governo, não religioso. Se houver outras religiões querendo fazer o mesmo, devemos agradecer - Quanto mais turistas vindo para o Brasil, melhor para nós.
Eu disse…
Sob o ponto de vista turistico, contanto que concedam os mesmos benefícios aos participantes do seminário satanista, do jornada pra iemanjá e aos simpósios islâmicos, aí tudo bem, né?
ejedelmal disse…
"ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;"

Interesse público significa interesse do Estado, não do público fiel do Valdemiro.

Isso é para quando há um enterro, por exemplo.
ejedelmal disse…
ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;
Isso é para casos de enterros, por exemplo.
Interesse público é interesse do Estado, não do público fiel ao filho de mulher palestina com centurião romano.
Ivan disse…
Imagine quantos estrangeiros virão e deixaram milhões de reais aqui no Brasil, quem ganha é o Brasil mesmo sendo Laico isso ajuda o turismo brasileiro, não precisamos ser tão radicais na busca do Estado laico.
Sergio disse…
Ja temos tantos trastes aqui no brasil facilitar a entrada de mais alguns nao vai mudar muita coisa
Ruggero70 disse…
Tenho que concordar, também. Temos que ver como um nicho a ser explorado no turismo. Desde o governo não invente de dar hospedagem gratuita a esses turistas religiosos, está ótimo. É a mesma oportunidade - guardadas as devidas proporções - que a Copa e as Olimpíadas propiciarão ao país. Mas concordo, também, que outros grupos (quem sabe, um congresso de céticos, por exemplo...) devem ter as mesmas facilidades quanto ao visto e outros benefícios dados a essa religião.
Ruggero70 disse…
Pense assim: quanto o Brasil e seus empresários podem lucrar com eles?
Anônimo disse…
O interesse público descrito na Constituição não é no campo religioso!
Anônimo disse…
Sei... então basta haver dinheiro para os empresários que violar a Constituição é valido?

Boa essa lógica capitalista cristã...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih