Pular para o conteúdo principal

Cai número de ateus na Rússia e sobe o de cristãos ortodoxos

Ortodoxos são
 79%, mas poucos
vão à igreja
Em apenas três anos, de 2009 a 2012, o número de ateus na Rússia caiu cinco pontos percentuais, passando a representar 7% da população, de acordo com pesquisa do Instituto de Sociologia da Academia de Ciências.

No mesmo período, o número de cristãos ortodoxos teve aumento de sete pontos percentuais, abrangendo 79% dos russos. O número de muçulmanos aumentou de 3% para 4%.

Do total dos entrevistados, 9% afirmaram acreditar em um "poder maior", mas não seguem nenhuma religião. 6% são adeptos da magia ou de práticas esotéricas.

Entre os ortodoxos, 20% rezam com frequência. Os fiéis que frequentam com assiduidade a igreja também são poucos, 4%.

Com informação do Diário da Rússia.





Vinte anos após URSS, Rússia volta a ter ensino religioso
agosto de 2012

Comentários

Anônimo disse…
malditos cristãos, mal posso ver seus movimentos.
Avelino Bego disse…
Conversão em massa, assim, em tão pouco tempo? Medo de represálias do "teocrata" Putin?

Não tenho como confirmar isso, mas tenho essa opinião...
Anônimo disse…
Talvez seja uma preparação para a profecia de Fátima. O próximo passo é que esses ortodoxos se tornem católicos.
Anônimo disse…
5 pontos em 3 anos? muito suspeita essa pesquisa...
Nelson Thomé disse…
Os russos estão involuindo, pois agora praticam até o capitalismo selvagem. Logo, a religião que representa o capitalismo selvagem crescer faz parte da normalidade.
LucasChaves disse…
Que pena que a União soviética não existe mais,eu iria adorar ver esses religiosos manipuladores nos campos de concentração da Sibéria.
Anônimo disse…
QUAL NADA. OS RUSSOS ESTÃO EVOLUINDO.
- Quando achavam que o MARXISMO seria a solução para tudo, DEZENAS DE MILHÕES de RUSSOS foram assassinados em paredões ou em trabalhos forçados!
Anônimo disse…
Do jeito que eles tratam os que são contrários a sua doutrina por lá, acho que se essa pesquisa for real creio que se converteram por medo, ou nem se converteram, a Russia está caminhando para a teocracia.
Bruno de Moura disse…
Quando a nação vai mal, abre-se as portas da religiosidade.
Darkus disse…
Marxismo é uma bosta, mas o cristianismo também não é a solução.
AC disse…
O ateísmo nunca foi fruto de ceticismo, reflexão filosófica, mas era empurrado goela abaixo como parte de um pacotão "religioso" cego comunista. Lá eles sempre foram crentes. Apenas trocaram de deus.

- O Paraíso: Sociedade Socialista
- O Inferno: Sociedade Capitalista
- O Juízo Final: Revolução Bolchevique
- O Messias: Marx (judeu barbudo, como Moisés e Jesus)
- O Evangelho: Manifesto do Partido Comunista
- O Livro do Apocalipse: O Capital (Marx)
- O Fundador da Igreja (o São Paulo): Lênin
- Os Santos: Trotsky, Che Guevara,
- A cruz: Foice e Martelo
- A ovelha: O Trabalhador

E mais:

- Os Inquisidores: Fidel, Stalin, Mao
- O Padim Ciço (aqui no grotão): Lula
- Fé: Fé
- Obscurantismo: Obscurantismo
- Dogmas: Dogmas
- Index: Censura à Imprensa
- Fariseus: Elites
- Gentio: Burgueses
- Filhos Pródigos: FHC, Paulo Francis
- Pecado: Liberdade

etc.
Catellius disse…
Obs. O último comentário, da lista de semelhanças entre o comunismo soviético e uma religião, foi meu. O perfil saiu errado.
Abs
Anônimo disse…
Conheci muitos Russos esse ano, a maioria jovéns que estão na Alemanha a procura de emprego ou por estudos.

A grande maioria disse que a Russia está vivendo uma ditadura e por isso querem deseperadamente fugir de la.

Tenho certeza que esse "aumento" mágico de cristãos ortodoxos se deve ao medo das pessoas com o governo Putin.
Anônimo disse…
Cristãos só aumentam sob ameaça.
Anônimo disse…
Muito bom, excelente comentário.
Anônimo disse…
O troço é enfiado goela abaixo. Só 4% seguem o negócio pra valer, o resto é cristão da boca pra fora. E isso é assim no mundo inteiro. Esses animais saíram do poder tem pouco tempo, calma que nos vinte anos, fecundaram mentes por lá. Ou, virarão uma Índia, ou mesmo um Brasil.
Bom pra Europa, e principalmente pra China, que monitora e elimina esse escremento.
Mesmo que apenas falácia de apelo da força, onde a mesma nem seria possível existir. "Se não se converter e seguir, estarás fadado ao Inferno..."
O Estado Teocrático dando todo meio necessário para a Igreja fazer a devida manipulação religiosa com "aquela" moral associada. São grandes associados. O Estado com as atribuições da força e Leis e a Igreja a parte ideológica forte, pois há o apelo do sobrenatural, regrinhas para a vida após a morte etc.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Número de ateus é subestimado pelo Censo devido a preconceito, afirma estudioso