Pular para o conteúdo principal

Tribunal condena Universal por coagir fiel a fazer doações


Universal convenceu fiel de que
Jesus lhe daria muito mais

O TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul confirmou a sentença de primeira instância que condenou a Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) a pagar indenização de R$ 20 mil a uma fiel por coagi-la para que fizesse doações.

A mulher, que é empresária de Lajeado, contou nos autos que, por estar em dificuldade financeira, doou à Igreja dinheiro e bens porque foi convencida pelos pastores de que quanto maior fosse a contribuição mais Jesus lhe daria em troca.

Constam na lista desses bens um carro (que foi vendido para que a Universal ficasse com o dinheiro), jóias,  eletrodomésticos, dois celulares, dois faxes, dois aparelhos de ar condicionado e uma impressora.

As doações agravaram a situação financeira da fiel e de seu companheiro, que entraram  com ação por danos morais e materiais.

Tanto na primeira instância como no TJ, a Universal alegou que não coage ninguém a fazer doações e que a empresária começou a frequentar os cultos porque quis.

Contudo, no entendimento da juíza Carmen Luiza Rosa Constante Barghouti, de primeira instância, os pastores pressionam, em forma de desafio, os fiéis a fazerem donativos exorbitantes durante a chamada Fogueira Santa. Além da indenização, ela determinou a devolução dos bens.

O desembargador Tasso Caubi Soares Delabary afirmou que, de princípio, o dízimo e a oferta são voluntários. Mas, segundo ele, essas doações podem ser anuladas quando o devoto é coagido a fazê-las, lhe causando sofrimento.

Ele afirmou que, nesse caso, se trata de uma “violência psicológica tão ampla e profunda" que “anula, por completo, a sensatez e a manifestação da vontade” do fiel.

Com informação do TJ-RS e do site Última Instância.

Igreja Universal dá a dizimista diploma assinado por Jesus
agosto de 2008

Exploração em nome de Jesus

Comentários

Mello disse…
Eu estava vendendo uma camionete e um pastor de uma Igreja destas, localizada na rua Cel. Vicente, aqui em Porto Alegre, Me ofereceram um chevette na troca, apesar de nao em interessar, pergunteu a origem do chevette. Me disseram que estava no nome de uma frequentadora da igreja, mas sem qualquer problema porque eles tinha uma procuracao e o doc. de transferenca assinado. Imaginei o coitado que tinha doado aquele carro velho.
Anônimo disse…
Eu sei que é infantilidade mas, se fodeu!
Unknown disse…
O Tribunal de Justiça está certo.
Nova Viçosa BA disse…
Edir Macedo é meu pastor e 90% me faltará. ¬¬
Anônimo disse…
JUSTÍSSIMO!
Anônimo disse…
Até que enfim alguem fez algo contra esses canalhas estelionatários!
Anônimo disse…
asvezes eu quero ate ser gentil e coerente com estes fieis de igreja, mas temos que pagar por nosso estupidez de alguma forma. Toda religiao e uma farsa que deveria ser tratada tais exploracoes com as mesmas penalidades que trata os crimes de charlatarismo, falsidades ideologicas e roubos.
Anônimo disse…
O primeiro passo foi dado,agora é só assistir a falência desse mega empreendimento!
Anônimo disse…
Lá no rs o pessoal é diferenciado , parece que estado e igreja por lá em muitas partes é realmente separado.
Anônimo disse…
Beleza! Jurisprudência criada, agora é ver o Edir e outros safados rumarem para a bancarrota, esses empresários da fé e instigadores da miséria alheia.

Ruggero
Unknown disse…
Todos esses pastores que enganam esse povo deviam ser condenados por estelionato. Basta assistir alguns minutos dos programas, são golpistas descarados.
Wanderley disse…
Só falta uma coisa: Que as pessoas que foram ou são prejudicadas acionem a justiça, do contrário será apenas um um ato isolado, um suspiro de justiça.
Anônimo disse…
Muito bom, o Judiciario acordou, agora esperar para ver a repercussão.
Anônimo disse…
Por que?
Anônimo disse…
Estão fazendo com base na Bíblia, logo, estão apenas exercendo sua liberdade religiosa para seguir o que determina sua religião conforme interpretação que eles fazem da mesma (interpretação que é permitida pela própria Bíblia, ou seja, pelo próprio fundamento de sua fé).

Ou se tem liberdade de religiosa, ou não se tem.
Anônimo disse…
a vida é uma escola: trouxas tem que levar no borgue mesmo pra largar de ser besta!
Anônimo disse…
Não foi o judiciário que acordou, mas sim, a ex-fiel.

Infelizmente, a quase totalidade nunca teve e nem tem coragem para isso, pois continuam "tementes" a deus e não querem correr o risco de serem "castigados" por procurarem a justiça terrena contra servos de deus que eventualmente (?) fazem mau uso da fé.
Unknown disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....boa
Anônimo disse…
Se começarem a cobrar imposto das igrejas, ai já era.
paulo disse…
Isso para aprender nem tudo que falar onome de Deus vem de Deus,deram porque quiserão agora aprendar que teologia da properidade e uma mentira.
Anônimo disse…
Assim declarou o Pappa Will III.
Unknown disse…
A atividade religiosa não deve servir de pano de fundo para a prática criminosa.
ViciadoTM disse…
Aqueles que estão com o saco cheio de dar dizimo para igreja,venha para o Gokuismo não cobramos nada,apenas 10% da sua energia para nosso senhor goku. Kamém
Anônimo disse…
Lberdade não esta destrelada de responsabilidade.
Liberdade de extorquir deve ser advinda do dever de se pumir a extorção.
Os pilantras disseram que jesuis iria devolver em dobro e devolveu mesmo, porém mediante uma ação judicial.
Anônimo disse…
Anonimo voce tem razão, se o povo não reclama, fica por isso mesmo.
Anônimo disse…
Agora só falta o Tribunal de Justiça acordar. Os caras falam em rede nacional de tv, que quem não da o dízimo vai para o inferno. Isso não é coação sobre grave ameaça? Ou só pq é religião magicamente deixa de ser?

Inferno e Dízimo - Entenda a Jogada e Economize 10%.
http://www.youtube.com/watch?v=SiR-m2bIVik

O mais ridículo é os cristãos ficarem calados, enquanto usam seu deus para arrancar dinheiro dos ignorantes através de ameaças.
Rodrigo*
Anônimo disse…
Segundo comentários de colegas, ex-membros dessas organizações religiosas, todas as portas dos templos estão abertas convidando que mais e mais pessoas entrem para o culto, mas na hora de sair, apenas uma estreita passagem e sempre "colaboradores" - dos pastores - com cara de mau para aqueles que não dão o dízimo.
Anônimo disse…
Prática criminosa? Mas eles só estavam praticando culto religioso, assim como todos os outros! Cadê a liberdade religiosa?
Anônimo disse…
A prática das igrejas é epidêmica, mas a ação da fiel é caso isolado.

Tudo irá continuar como antes...
Unknown disse…
Liberdades são condicionais. A liberdade religiosa termina quando começa a pratica criminosa.
Anônimo disse…
De vez em quando uma dessas "ovelhinhas" acaba despertando e vendo o mar de sujeira em que está.
Anônimo disse…
Kaleluia, Goku seja louvado, esse sim nos podemos confiar,não quer dizimo e ainda defende a terra, sem falar que morreu e ressuscitou varias vezes por nos, diferente daquele outro cara, vocês sabem, aquele barbudo.

Kamen irmãos.
Anônimo disse…
Volta pra escola , paulo.
Guilherme disse…
Nem deveria devolver ninguéé criança e ela também estava sendo oportunista...m
Guilherme disse…
Nem deveria devolver ninguéé criança e ela também estava sendo oportunista...m
Unknown disse…
Se religião fosse solução de nossos problemas, garanto que ninguém iria se preocupar com o dia de amanhã, pois deus... proverá! Vagabundo em nome de deus! Hehehe!
Anônimo disse…
se muitos tivessem conhecimento sobre as religioes e a historia de cada ´apostolo` e certos conceitos do livro de historia( a biblia)teriamos seres pensantes sem medo de pecado,fim de mundo...,concerteza haveria uma grade melhoria na evoluçao do homem,que infelizmente muitos entram em religioes por temer a deus ou por uma promessasem sem nexo,religioes é o lugar de pessoas inseguras que prescisam de algo pra se agarrar para realizarem algo em suas vidas,pura falta de segurança,isso é igual a ir ao pscologo, pagar para alguem te ouvir e pscologimente voçe fica curado,so q nas igrejas é pior vc prescisa pagar pra eles te enganarem com promesas de fortunas e melhorias,mais na verdade que ganha no fim da historia é o lider religioso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos