Pular para o conteúdo principal

Jardim de infância francês gera polêmica ao vetar Papai Noel

Escola tomou a decisão com
base na laicidade do Estado
Um jardim de infância de Montargis, cidade de 15.000 habitantes que fica no centro-norte da França, causou polêmica ao cancelar um evento com o Papai Noel, substituindo-o por uma apresentação de marionetes.

A direção da escolinha explicou que tomou a iniciativa para se cumprir a laicidade do Estado, já que o Papai Noel está ligado a uma festa cristã, o Natal.

O jornal L'Osservatore Romano, órgão semioficial da Santa Sé, publicou que a escola, além de já ter proibido a exposição de símbolos religiosos, como o crucifixo, agora passou a considerar como “hóspede indesejável até mesmo o simpático gordinho de barba branca”, que leva doces e brinquedos às crianças.

Pais de crianças criticaram a decisão sob a alegação de que a escola se curvou às pressões de famílias muçulmanas. Eles pediram ao prefeito Jean-Pierre Door que advertisse a escola.

Door concordou com as críticas e determinou à escola que mantenha a visita do Papai Noel, que será realizada no dia 20, dentro do programa de férias.

Para o prefeito, o cancelamento da visita do personagem foi "descabido" porque o evento não tem “nenhum significado religioso”. Além disso, segundo ele, a figura do Papai Noel faz parte de uma tradição à qual “estamos ligados”.

Com informação do Vatican Insider.

Outdoor de ateus mostra Jesus com Netuno e Papai Noel
novembro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Estranho, isso... Pelo que eu saiba, os cristãos, ao menos os protestantes, costumam tratar o Noel como um personagem pagão.
Anônimo disse…
O palhaço em questão realmente não faz parte de nenhuma religião, porém que representa uma festa cristã, isso é inegável.
Escola Pública não é lugar para festa religiosa e pronto.
Que o pratiquem em casa.
Anônimo disse…
Mas o que o natal de hoje em dia tem a ver com cristianismo? O.o
Edmilson JrK disse…
Que deixe o papai noel, mas que conte às crianças de onde surgiu a história do papai noel e o problema está resolvido. Censura nunca é a solução.
Unknown disse…
eu soube q a figura do papai noel foi criado pela coca cola alguem confirma isso?
Anônimo disse…
Kakaka fuderam com o garoto propaganda católico, eu nem sei porque evangélicos comemoram o natal já que é uma festa idólatra católica ,o papai noel é um santo católico provavelmente pedofilo que dava presentes para atrair vitimas, e jesus nem nasceu no dia 25 jesus é mito , a festa autorizada é so a pascoa
Anônimo disse…
Soube pelo PC Siqueira?
Bom, a figura no sentido da "aparência" do Papai Noel, sim, foi popularizada pela Coca-cola.

Mas o personagem mesmo, não foi.
Ah, originalmente o Papai Noel tinha roupa verde, e não vermelha.
Anônimo disse…
A verdade é que o Natal se tornou uma festa tão religiosa quanto o Halloween.

Hoje em dia o Natal nada mais é do que uma época do ano em que se colocam toda sorte de enfeites bregas e presenteia-se uns aos outros. Papai Noel é uma caricatura tão grande de S. Nicolau que acabou tomando forma própria, afinal, desde quando um bispo na Turquia voaria pelos céus sendo rebocado por renas?

No fundo, toda essa história não passa de uma grande frescura.
Anônimo disse…
Isso rende umas ponderações...
-Jamais, quando criança, tinha noção que Papai-Noel estaria ligado a religião. Sinceramente, não vejo nada demais, deixem as crianças serem crianças. Tirar um lazer inofensivo daquelas crianças é algo radical e irracional. Se as fizessem rezar, ou assistir missas ou culto, isso sim seria atentado ao Estado laico.
-Se foi mesmo culpa da influência dos islâmicos, isso pode parecer bobagem agora, mas mostra que eles aos poucos estão mostrando as garras na Europa. Como estará a França daqui a algumas décadas?
Anônimo disse…
o natal está diluído demais para se considera-lo como festa religiosa. Mas mesmo assim ainda tem o nascimento de cristo e etc, o que me deixa em dúvida se é válido ou não a retirada da festa.


obs: eu espero que isso não seja um abuso e pitizinho de algum grupo social sem nada pra fazer.
Sydnei disse…
Essa notícia é muito preocupante!

A França é o país europeu que mais tem muçulmanos na Europa, são mais de 6 milhões. Ao mesmo tempo que o Estado, mídia e opinião pública promove cada vez mais a emancipaçaõ da fé islâmica no país, essas mesmas entidades tentam mitigar a influência do Cristianismo no país.

O Natal é um festa que muitos ateus e agnósticos gostam de festejar porque já faz parte da cultura ocidental. Atacar o Natal é dar mais fôlego para uma religião muito mais violenta, perigosa e opressiva que é o ISLAMISMO!
Anônimo disse…
Exatamente, o Islam é uma ameaça para a Europa, vivo na Alemanha há anos e sei bem dos problemas que essa comunidade gera.

Infelizmente só o cristianismo para combater o cencer do Islamismo. Temos que dar um basta neles, antes que a cultura européia seja destruida e a Europa vire um continente Sharia.

Eu não sou religioso mas tenho que admitir que o ateismo não consegue por si só derrotar essa religião tão prejudicial para a humanidade. Antes o cristianismo ( que pelo menos está num nível mais evoluido) que o Islam medieval.
Anônimo disse…
Você é aquele comentarista neo-nazista que deu as caras da última vez que a Alemanha e o Islamismo foram citados!

Fora com esse seu senso comum falacioso de que "só o cristianismo para combater o Islamismo". Ora, que tipo de secularista é você que defende a opressão de algum tipo de religião em favorecimento a outra? Só podia ser um nazistinha mesmo!
Anônimo disse…
Escravidão também era cultural.

Tem mais é que acabar com essa farra do cristianismo na sociedade, afinal, o cristianismo não foi absorvido pela cultura popular, mas sim, foi introduzido na marra e às custas de muitas vidas humanas!

Tem que extirpar todos os vestígios desse lixo e renegá-lo ao interior de seus templos e ao imaginário nebuloso dos fiéis, sem extravasar essas nojeiras cristãs à vida pública!
Anônimo disse…
Natal é mais uma festa comercial,na qual as religios procuram parasitar de alguma forma.
Silvia Reis disse…
O Papai Noel (Papai-Natal= Noël, em francês) é hoje um símbolo do Natal.
Se fizermos um estudo aprofundado sobre as lendas antigas e os rituais que os homens criavam para se proteger dos fenômenos naturais cujas causas lhes eram desconhecidas, podemos facilmente verificar que algumas dessas lendas e superstições sobrevivem até hoje no imaginário popular, mesmo quando a ciência já tem explicação para tais fenômenos naturais. A publicidade soube usar algumas dessas lendas personificando herois e vilões para vender os produtos de seus clientes, como no caso do Papai Noel, originalmente vestido de verde, foi revestido pela Coca-Cola de vermelho e relançado como o vigoroso velhinho da antiga lenda do Santo que distribuía presentes no Natal, associando assim a coca-cola ao sonho de ter um desejo realizado. O verde (original) e o vermelho (Novo e Forte) tornam-se então as cores do Natal e o vinho caro é substituído imediatamente pela Coca-Cola barata nas mesas postas para a comemoração do nascimento de Jesus. A ideia corre o mundo cristão mais ou menos assim: comemore o nascimento de Jesus, beba Coca-Cola e ganhe presentes.
Dessa maneira, temos hoje um símbolo natalino cristão ligado ao nascimento do menino deus (o primeiro evento feliz do cristianismo) encarregado de propagar a fé cristã até os confins do mundo.
EMPORIO DO VIDRO disse…
desculpe mas natal não é festa catolica nem cristã
nota-se que a Europa vai se tornar um caus daqui alguns anos com esse crescimento do islamismo ,junto com a crise econômica, de nada diferencia uma religião da outra em aspectos dogmáticos mas sempre junto com uma alteração de poder há distorções caóticas que envolve sempre preconceito racismo discriminação e exploração de poder ,é só ver a historia ,a 1º e 2ª guerra ,revolução francesa,Idade das trevas, decadência do império romano entre outras ,
Anônimo disse…
Perfeito! Cadê a olavete neste post para comentar a festa do santa claus? Olavete, He needs a butt whooping!
Michelle disse…
Ô povo desinformado a direção dessa escola.

O Natal tem origem pagã (Saturnália, solstício de inverno, etc). O Papai Noel já tem um viés mais cristão/católico pq ele foi inspirado no bispo Nicolau, que mais tarde foi considerado santo por causa de uns supostos milagres atribuídos à sua pessoa.

Mas enfim, é uma bobagem essa decisão da diretoria dessa escola. O natal hj em dia tem mais a ver com a imagem do Papai Noel do que qualquer outra coisa. Se tem mais decorações natalinas com Papai Noel com seu trenó e suas renas do que com JC numa manjedoura rodeado por seus pais, os reis magos e bichos. Os comerciais nos meios de comunicação mostram Papai Noel e não Jesus.

Isso sem contar que as crianças devem ter ficados super chateadas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...

Andréa Beltrão crê em pessoas, não em Deus. 'Sou cética'

Atriz afirma  que só crê nela Andréa Beltrão (foto) chamou um padre para rezar no velório do seu irmão — ele morreu aos 19 anos de um aneurisma cerebral. A atriz tomou essa providência porque era o que parentes e amigos do seu irmão esperavam que houvesse. Se dependesse apenas dela, não haveria sacerdote no velório. Beltrão é ateia assumida.