Pular para o conteúdo principal

Britânicos sem religião crescem em dez anos de 15% para 25%

Número de cristãos teve
um declínio acentuado
Os resultados do censo de 2011 da Inglaterra e País de Gales mostram que as pessoas não religiosas (incluindo ateus e agnósticos) aumentaram dez pontos percentuais (para 25%) em 10 anos, chegando a 14,1 milhões.

Em contrapartida, houve no período uma drástica redução no número de cristãos, de 72% para 59%. Se o declínio se mantiver nos próximos anos, em pouco tempo os dois países deixarão de ter população com maioria cristã.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os muçulmanos compõem o segundo maior grupo religioso, com 4,8%, seguidos pelos hindus (1,5%), sikhs (0,8%) e judeus (0,5%).

Terry Sanderson, presidente da National Secular Society, disse que o rápido crescimento dos não religiosos e o acentuado declínio dos cristãos são uma “indicação da enorme revolta das pessoas em relação às religiões”, principalmente a Igreja da Inglaterra, que é hegemônica.

Afirmou que esse censo deve servir de alerta para as igrejas de que suas “atitudes cada vez mais conservadoras” estão sendo rejeitadas pela população.

Trata-se também, segundo ele, de um recado ao governo de que o processo de secularização da sociedade é irreversível. Ele fez referência à baronesa Sayeeda Warsi, ministra que tem acusado os secularistas de intolerantes.

O censo revelou ainda que a população da Grã-Bretanha está se tornando cada vez menos “branca”, em consequência dos imigrantes, principalmente oriundos Índia, Polônia e Paquistão.

Em dez anos, a população teve uma redução de 400 mil caucasianos, caindo de 87% em 2001 para 80% em 2011. Em Londres, apenas 45% são britânicos caucasianos. Há 10 anos, eles eram 58%.

Com informação do Censo (ver pdf), entre outras fontes.





Grã-Bretanha vai deixar de ser cristã em 2030, afirma estudo
março de 2012

Estatística das religiões    Secularismo

Comentários

Anônimo disse…
Religiosos nós vamos invadir a sua praia ,ou melhor nós já invadimos as suas praias ..Agora aguenta e durmam com este barulho.
Ping disse…
E se no Brasil, um policial ateu tiver que proteger um local de culto, conforme:
Constituição Art. 5
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto
e a suas liturgias


Gima disse…
Criem vergonha na cara, bando de desocupados esses tals de religiosos.
Anônimo disse…
E se um policial católico tiver que proteger um local de culto afro?

E se um policial evangélico tiver que proteger um local de culto judeu?

E se um policial espírita tiver que proteger um local de culto satanista?

E se um policial hindu tiver que proteger um local de culto wicca?

E se um policial muçulmano tiver que defender um local de culto cristão?

E se um policial cristão tiver que proteger um local onde se reunem os membros da ATEA, da Liga Humanista, da Sociedade Racionalista no qual prestam culto à Ciência e à Razão?
Ping disse…
Ele não vai conseguir desempenhar muito bem essa função, fará por obrigação, de má vontade.
Anônimo disse…
Se ele não conseguir desempenhar a função que cabe a ele certamente será substituído por quem a faça.
Ping disse…
Pois é, aí fica melhor um policial evangélico proteger um local de culto evangélico, um policial muçulmano proteger um local de culto muçulmano e etc.
Anônimo disse…
Espero que despenquem a ponta de se acabar...cristãos...e todos que acreditam na lenda do boi tatá...
Caio disse…
Nossa mesmo assim, os cristãos são muitos ainda. Não que ser crente seja o problema em si, mas sim os fundamentalistas que só sabem atrapalhar a vida dos outros. Espero que com o tempo devido a essa queda, eles não tentem começar a querer fazer muitas adaptações nos dogmas para adquirir mais fiéis. Já chega disso.

Anônimo disse…
Você mora no Reino Unido?
Anônimo disse…
Fica melhor um policial PROFISSIONAL cumprir com suas obrigações. Já os MAUS PROFISSIONAIS, esses devem ser demitidos!
Anônimo disse…
Religião é opressão e medo. Ninguém gosta de passar a vida inteira sendo oprimido ou sentindo medo. A casa tá caindo para as religiões.

Ruggero
Anônimo disse…
Anônimo11 de dezembro de 2012 20:30 vc falou tudo , o profissional deve ser profissional e , não levar ( e nem pode ) suas crenças religiosas para o seu trabalho .
Anônimo disse…
as religiões são um boeing estolado, é uma questão de tempo, tempo e conhecimento até que se espatife, e depois nossos filhos olharão pra trás e dirão: puta que pariu, nossos antepassados concorriam na estupidez cega, tomemos conhecimento de história pra não incorrermos nos mesmos erros que eles...
Anônimo disse…
por isto que esta afundando e virando um pais de quinto mundo como a COREIA DO NORTE.
Anônimo disse…
Toda estupides vista de fora fica muito simples.
Ao sair das algemas da religião o ser humano vera o tempo que perdeu.
Osame Kinouchi disse…
Paulo, uma pesquisa divulgada aqui no seu site dizia que, no comeco do ano, o numero dos sem religiao era de 50%. Agora, reporta-se 25%. Qual é a origem da discrepancia tao grande? Metodologias diferentes? Quantos desses sem religiao sao seguidores de movimentos Nova Era, Espiritualistas, e mesmo leitores de livros de Auto-Ajuda?

http://www.paulopes.com.br/2012/02/metade-dos-britanicos-nao-tem-religiao.html#.UMz4WeRTzWg

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...